Tokusatsus e suas aventuras repletas de pirotecnia que permearam diversos canais brasileiros e tiveram seu auge na transição dos anos 80 para os anos 90 estão marcados com carinho no coração de muitas pessoas. Mas, até hoje, estas séries ainda sobrevivem no Japão. E muito bem. Principalmente quando falamos das franquias Super Sentai e Kamen Rider.
Com a popularização da internet banda larga, o público ocidental obteve grande acesso aos Tokusatsus de todas as eras, fazendo com que muitos dos fãs formados pela TV brasileira pudessem voltar seus olhos para este universo. Porém, este retorno trouxe algumas discussões para a comunidade, o principal deles era a queixa de que os Tokusatsus estavam muito infantis, diferentemente de antigamente, tornando as aventuras menos palpáveis para um público já crescido. Mas isso é um problema das séries ou das pessoas que cresceram? Os Tokusatsus sempre foram infantis. E esta característica é essencial para esta mídia. Explico.
Vamos começar do início. Himitsu Sentai Goranger (秘密戦隊ゴレンジャー)foi a primeira série Sentai. Transmitida entre Abril de 1975 e Março de 1977, contabilizando 84 episódios, foi idealizada pelo saudoso Shotaro Ishinomori, responsável por obras também aclamadas como Jinzou Ningen Kikaider (人造人間キカイダー), Kamen Rider(仮面ライダー) e Cyborg 009. Goranger conta a história de 5 jovens membros da organização Eagle que após sobreviverem ao ataque da organização Cruz Negra usam o que sobrou de tecnologia para enfrentar o maligno grupo.
Apesar da história simples a série é muito importante para as crianças japonesas. O Japão ainda tentava se reerguer após a Segunda Guerra Mundial e da Grande Crise do Petróleo de 1973. Os Goranger funcionaram como o nascimento de ícones de inspiração e que mostravam que elas tinham forças para criar um futuro melhor.
Tudo funciona em Goranger, desde o seu nome Himitsu Sentai, que em português significa Esquadrão Secreto, que já remete a um grupo de heróis que salvavam o dia sem pedir por reconhecimento, apenas por puro altruísmo. Além disso, característica marcante é o bom humor das personagens, tanto principais quanto de suporte. Funciona também como mensagem, já que a grande figura maligna da série é o Führer da Cruz Negra, uma óbvia referencia a Adolf Hitler, que na época já era visto com maus olhos até pela sociedade japonesa.
É claro que todo esse simbolismo não fica preso apenas em sua origem. Dai Sentai Goggle V (大戦隊ゴーグルファイブ) é lembrado principalmente pelo seu teor cômico, já que seus heróis lutavam com equipamento de ginástica artística como bolas, fitas e o famoso bambolê do Goggle Blue. O foco é bem voltado para as crianças novamente, já que cada membro do Goggle V tinha um assistente mirim da equipe Computer Boys and Girls. A importância dessa representatividade mostrava para as crianças a sua importância no futuro tanto da nação como de uma vida mais tecnológica. Tudo isto numa série que foi ao ar em 1982.
Em 1987 aconteceu Kamen Rider Black (仮面ライダーBLACK), um dos tokusatsus mais amados tanto por japoneses quanto brasileiros. Black se destacou pro abordar um tema mais adulto, focado no drama dos irmãos Kohtaro Minami e Nobuhiko Akizuki. A série fez tanto sucesso que é o único Kamen Rider que teve uma sequência direta, Kamen Rider Black RX (仮面ライダーBLACK RX), que fez um razoável sucesso no Japão e também foi exibida no Brasil.
O grande problema foi que, ao trazer toda essa carga dramática, Kamen Rider Black acabou mudando muito o paradigma dos tokusatsus daquela época, pois passou a sensação de que o público japonês pedia por histórias ainda mais adultos. Isto culminou no desastroso Shin Kamen Rider (仮面ライダーシン), que ao tentar ir de vez para uma visão adulta, acabou abandonando muito do que fazia Kamen Rider ser especial. Sua consequência foi uma longa pausa da série, que só retornou em 2000, com Kamen Rider Kuuga (仮面ライダークウガ).
Enquanto isso, os Super Sentai continuavam com sua alta popularidade e relevância. Choujin Sentai Jetman (鳥人戦隊ジェットマン) é lembrada por ser um Sentai mais adulto que mesmo com um pouco mais de violência, incluindo cenas de morte, ainda era relevante e funcionava com o público infantil. O segredo para isso foi não abandonar os episódios divertidos, como o do monstro Cup Noodles (10º episódio). A criatura se une ao maior especialista do famoso macarrão instantâneo para criar um produto que controla mentalmente àquele que o come. A criatura ataca os heróis com “milho explosivo” e os prende com seu macarrão. É estúpido? SIM! Não faz sentido algum? SIM! Diverte qualquer criança que acorda de manhã pra assistir seu Super Sentai? PODE CONTAR QUE SIM!
O que quero confiar aqui é que, sim, Tokusatsus são originalmente infantis, mas isso não impede de trabalhar com histórias mais sérias, que também funcionam com o público adulto. Samurai Sentai Shinkenger (侍戦隊シンケンジャー) é um dos melhores Super Sentai dos últimos anos e possui um episódio que me marcou muito. Ele conta a história de um garotinho jogador de beisebol, que encontra um vilão que o confia que caso ele não pratique mais o esporte ele ressuscitara seu avô. Para isto, o menino se joga de cima de uma casa para se contundir e não participar de um importante jogo. Porém o mesmo é enganado pelo vilão, já que esse só queria que o menino chorasse e entrasse em desespero, matéria bruta para ele se energizar. Esse episódio aborda temas como sacrifício e perda de um ente querido e ainda assim se comunica perfeitamente com o público infantil.
Kamen Rider também aceitou isso. Kamen Rider Ex-Aid (仮面ライダーエグゼイド) fez um baita sucesso e aborda um tema infantil, os videogames, e faz uso de uma narrativa divertida, com o protagonista subindo de nível, um visual pra lá de caricato e até com pulos em cima dos inimigos no melhor estilo Super Mario. E ainda sim transmite uma mensagem séria sobre cuidados com a saúde e a importância da ciência e da medicina.
Com isso, venho encarecidamente que não fiquem irritados por Tokusatsu ser infantil, o público alvo são crianças e tudo bem a história ser meio boba. E a mídia ainda tem muito a oferecer mostrando conteúdo leve mas com comentário bem adulto de uma forma bem divertida e que cultiva assim o crescimento das crianças e também conversa com o publico mais adulto. Ainda assim temos séries focadas num público mais velho, como Garo e Kamen Rider Amazons, que merecem a devida atenção. Não batam o pé por causa das crianças.