Gameficação nos estudos; Duolinguo

duolingo

Hoje teremos uma review diferente das que costumo trazer aqui. Vamos falar um pouquinho sobre o que é o processo de gameficação, o que é, para que serve, como funciona, e falar sobre um exemplo bem aplicado de gameficação como aliada na educação.

O que é?

Gameficação, as vezes também chamada de ludificação, é a aplicação de elementos, técnicas e design de jogos utilizados em contextos em que normalmente esses elementos não seriam utilizados. Essa técnica costuma ser utilizada para incentivar os usuários a persistir no hábito, e perceber a experiência de forma mais descontraída e não apenas como uma tarefa a ser cumpridas .

Para que serve?

O fator principal da gamificação é que essa estratégia seja  um combustível da para as tarefas, hoje falaremos sobre a gameficação  educação. Logo, o professor ou o estudante podem usar esse artifício para tornar sua metodologia mais desafiadora, cativante, etc. Algumas características do processo de gamificação é a implementação de :

– descoberta, exploração

-regras para o jogo

– controle do jogador sobre a gameplay

– narrativas

– restrições de tempo

– feedbacks

– lidar com acertos e erros

– avatares

– sistema de missões e recompensas

– tempo

– recompensa

-Pontos

-Competição

É preciso que um jogo inclua todos esses itens? Não, cada plataforma pode se adaptar às necessidade e metodologia desejada para a implementação dessa fórmula.

Os jogos em prol da comunicação

O avanço da tecnologia é um grande encorajador no processo de gameficação, e como o mercado de jogos lucrou cerca de 90 bilhões de dólares em 2020, o mercado é muito amplo e lucrativo. Jogos educativos não são novidade, muitas vezes focam no público infantil em fase de alfabetização, mas há muito para se explorar nesse mercado, por exemplo: o estudo se idiomas.

Duolingo é uma plataforma gratuita para estudo de idiomas, disponível para IOS, android e Web. Idealizado pelo professor universitário  Luis Von Ahn e seu aluno Severin Hacker em 2009, a plataforma recebeu seu primeiro beta privado em novembro de 2011, com uma lista de espera de mais de 300 mil pessoas. O aplicativo chegou oficialmente para IOS em 2012 e em 2013 para android.

O aplicativo funciona de forma bem simples: crie um cadastro e escolha um dos mais de 30 idiomas disponíveis que deseja aprender ou aperfeiçoar. As aulas trabalham sua capacidade de escrever, ler, pronunciar, e compreender a pronúncia no idioma escolhido. Mas como o jogo se encaixa em alguns dos requisitos citados acima? Bom, vamos lá

  • descoberta, exploração : o aprendizado de um novo idioma
  • regras para o jogo: você começa com 5 corações e cada lição tem 15 perguntas, ao errar uma resposta você perde um coração, e a pergunta errada será repetida posteriormente na lição para que você tente compreender onde errou e acertar.
  • controle do jogador sobre a gameplay: além da escolha de idiomas, dependendo do módulo em que esteja, é possível escolher o que estudar: infinitivos, negações, vocabulários  para comida, viajem, etc.
  • narrativas: o jogo conta com alguns contos que são lições narradas nas quais é possível praticar sua capacidade de compreender a fala do idioma.
  • restrições de tempo: ao perder um coração, ele demora horas para ser reposto (é possível ganhar um vendo anúncios no app)
  • feedbacks: ao errar uma questão, o jogo lhe mostrará a resposta correta, ao fim de uma lição há o feedback da sua porcentagem de acertos na aula e combo de respostas corretas
  • lidar com acertos e erros: ao errar, o usuário recebe a correção da questão e é colocado para responde-la de novo posteriormente
  • Pontos: ao fim de cada aula você receberá certa quantidade de pontos, que serão somados a sua média semanal
  • Competição: o jogo possui ligas nas quais são expostas as pontuações de vários jogadores, com uma zona de promoção para ligas mais altas ou de rebaixamento para ligas inferiores
  • Desafio: Além do fator competitivo das ligas, a dificuldade aumenta a cada módulo, e é possível receber lições mais difíceis valendo xp bônus.
  • Recompensa: Além da aprendizagem mais leve, o jogo dispõem de fases bônus valendo o dobro de xp, eventos sazonais, ligas e conquistas a serem desbloqueadas.

A metodologia é perfeita? Absolutamente não, os módulo (principalmente os iniciais) podem ser muito repetitivos, o foco na tradução como metodologia de ensino, a ausência de explicação para regras gramaticais em muitos idiomas pode dificultar sua aprendizagem, principalmente pra aqueles que não utilizam o sistema SUJEITO + VERBO + OBJETO como o português. Em alguns idiomas a pronúncia dos coaches sai travada, até mesmo com erros de pronúncia, como pronunciar letras mudas.

Além da versão gratuita, há o duolingo plus, um upgrade pago no jogo que lhe permite continuar mesmo errando, experimentei de graça por uns dias mas prefiro a versão gratuita, sinto que por não ser penalizada nos erros, fiz um speedrun de estudo sem absorver muito conteúdo.

Mas mesmo que esteja longe de ser impecável, a gameficação propõe uma forma divertida de estudar e entrar em contato com novos idiomas, minha mãe aprendeu francês ao ponto de conseguir manter conversas com nativos tranquilamente. E também democratiza o estudo de idiomas ameaçados, ou idiomas que não se encontrem cursos facilmente por ai, por exemplo, eu sempre quis aprender romeno, quantos cursos de romeno você acha que existem na minha cidade? Estado? Um total de 0, mas aprendo no duolingo e estou pronta para bater um papo com conde Drácula ? Poate, eu sunt incepator.