Riverdale – A série teen que é fenômeno no mundo

De anos em anos surge uma série nova que atrai os olhares dos jovens, foi assim com Gossip Girl, Glee, Smallville, Teen Wolf, Pretty Little Liars, The Vampire Diaries entre outras.

Nos últimos 3 anos uma série tem atraído a atenção do público jovem, Riverdale com sua atmosfera sombria e um suspense bem desenvolvido vem ganhando cada vez mais fãs ao longo de cada temporada.

A série é baseada nos quadrinhos da Archie Comics, que fizeram muito sucesso nos anos 80 e 90 nos Estados Unidos.

Sinopse:  A pequena e tranquila cidade de Riverdale fica de cabeça para baixo quando é atingida pela misteriosa morte de Jason Blossom, um garoto popular do ensino médio e membro da família mais poderosa da cidade. Archie Andrews, Betty Cooper, Veronica Lodge, Jughead Jones, Cheryl Blossom, Josie McCoy e seus amigos exploram os problemas da vida cotidiana na pequena cidade, enquanto investigam o caso de Jason Blossom. Mas, para resolver este mistério, o grupo de amigos deve descobrir os segredos que estão enterrados profundamente na superfície da cidade, pois Riverdale pode não ser tão inocente como parece.

Enfim a história da série é focada em Archie e seus amigos Jughead, Betty e Veronica. Archie que é o líder do grupo tem problemos comuns como todo adolescente, como no amor e na decisão de seguir o negócio da família ou tentar seguir seus sonhos fazendo com que o público facilmente se identifique com ele.

©Warner

Veronica Lodge filha de um pai poderoso, ela tenta se desvencilhar da sombra do pai e ao mesmo tempo desmascara seus esquemas criminosos que não só afetam a cidade que dá nome a série, como prejudica seus novos amigos.

Jughead Jones é filho do líder da gangue dos serpentes, ao mesmo tempo que quer ajudar seu pai e se envolver com os negócios da gangue, seu pai tenta impedi-lo e distanciá-lo do seu mundo sombrio.

Betty Cooper é a amiga de todos, que está sempre disposta a ajudar, além de ser uma filha e irmã amorosa. Tem uma inteligência acima da média que ajuda seu grupo a desvendar os mistérios da cidade. Antes de a chegada de Veronica ela mantinha um amor secreto por Archie que desenvolve um triângulo amoroso no início da série.

A popularidade da obra é tamanha que mesmo eu morando num bairro pequeno do interior de alagoas, sou pego de surpreso por uma lanchonete nova que abriu no meu bairro com o nome de Pop’s fazendo referência a lanchonete famosa da obra.

Nesta matéria tentarei explicar o porquê Riverdale fazer tanto sucesso, chegando a ser a série mais assistida da tv paga no Brasil e tendo em seu horário de exibição mais audiência canais abertos como a RedeTv.

Mistério e Suspense

A princípio Riverdale pode parecer um novelão sobre relacionamentos amorosos, mas não é isso, com o passar dos episódios ela se mostra menos romântica e mais sombria.

Possivelmente o suspense é o gênero mais utilizado na série, Riverdale com um esquema de vilão da temporada faz da mesma forma que as séries de herói da Warner.

A Warner criadora de Flash, Arrow e Riverdale tem uma narrativa semelhante em todas as suas séries, um vilão do episódio enquanto um vilão principal é desenvolvido ao longo da temporada. Apesar de Riverdale não ter muitos vilões secundários, os que aparecem na trama são muito bem desenvolvidos e suas motivações convencem.

Ao longo de cada episodio vemos o grupo de Archie juntando pistas de um imenso quebra-cabeças, a fim de desmascarar algo, seja um assassino ou um mistério dessa cidade.

©Warner

Personagens

Quando uma obra possui muitos personagens é preciso de uma boa divisão de tela, para que eles se desenvolvam de maneira linear e semelhante. Uma das qualidades da série é essa gama de ótimos personagens, com as mais diversas características e trejeitos não tem como você não se identificar e torcer por algum.

Muitos gostam da Cheryl Blossom por ser uma presença feminina forte na história, a ruiva que tem um aquém de vilã é dona de vários momentos importantes da obra e mesmo não fazendo parte dos 4 protagonistas tem um ótimo desenvolvimento e tempo de brilhar em tela.

Uma boa gama de personagens não seria de nada se não houvesse um bom elenco que os interpreta-se, todos os jovens atores do elenco desempenham seu papel com destreza, com um pouco mais de destaque para Cole Sprouse (Jughead Jones) que desempenha um dos papeis mais difíceis da série, por seu personagem ser sombrio com um ar de investigador e detetive 24 horas, Madelaine Petsch (Cheryl Blossom) que dá um tom sarcástico e irônico que a personagem necessita, Camila Mendes (Veronica Mendes) que se destaca no meio dos protagonistas e Luke Perry (Fred Andrews) ator experiente que faz o pai de Archie e da todos os ensinamentos que o nosso protagonista necessita. Infelizmente o ator veio a falecer no início do ano em decorrência de um AVC.

©Warner

Música

Todo jovem gosta de música boa, não é?

Na série a música é envolvente e ajuda a contar a história, Josie e As Gatinhas são a banda de sucesso dessa pequena cidade e Archie com o sonho de se tornar músico terá algumas vezes que pedir ajuda a banda que vai se envolvendo aos poucos mais e mais com os personagens principais da obra.

Para você que for assistir pode esperar uma vez ou outras apresentações pop de Josie e sua banda ou shows de voz e violão de Archie. Em sua segunda temporada a obra decidiu elevar o lado musical produzindo um episódio inteiro assim, não que as apresentações ocorram todo episódio, mas uma vez e outra pode esperar uma boa música.

Referências

Riverdale além de ser baseado nos quadrinhos, tenta beber do máximo de inspirações possíveis de obras já consagradas da cultura pop, os próprios produtores já revelaram inspirações em Twin Peaks, Conta Comigo, A Ponta de Um Crime, Juventude Assassina, Veludo Azul e outros.

Em alguns momentos a série parece uma paródia de diversos filmes de terror populares com muitas referências soltas que os mais atentos iram notar.

Os atores também se inspiraram em personagens famosos parecidos com os seus, Veronica (Camila Mendes) revelou ter se inspirado em Blair de Gossip Girl e Summer de The OC.

Curiosidades

KJ Apa (Archie) não é ruivo, Lili Reinhart não é loira e Cole Sprouse (Jughead) não tem cabelos pretos. Os atores têm que passar no salão para pintarem os cabelos antes do início das gravações de cada temporada da série.

Camila Mendes (Veronica) tem descendência Brasileira. Sim, Camila é filha de país brasileiro e que nasceram e foram criados no Brasil, mas ela não cresceu no Brasil. Ela é Americana, nasceu e foi criada lá.

O número 75 aparece repetidas vezes em Riverdale. Em uma série sobre um mistério, tudo é uma pista, por que o número 75 não seria? A cidade está constantemente celebrando seu 75º aniversário. A produção da primeira temporada caiu no mesmo ano em que as histórias em quadrinho da Archie Comics comemoravam o 75º aniversário.

Cole Sprouse (Jughead Jones) já interpretou outro personagem de sucesso antes de Riverdale, Cody da famosa série da Disney Zack & Cody.

Cole Sprouse teve um motivo sorrateiro para querer interpretar Jughead! Originalmente convidado para fazer um teste para o papel principal de Archie, depois de descobrir que Jughead é o narrador da série, Sprouse percebeu que não há como o narrador ser morto, e era por isso que ele esperava interpretar Jughead no final.

Era para Riverdale ser um filme! Nos estágios iniciais, Roberto Aguirre-Sacasa imaginou Riverdale como um filme e lançou para os estúdios. Os produtores não gostaram do conceito como um filme, mas eles amaram os personagens o suficiente para que Aguirre-Sacasa levasse a história para os caminhos da televisão.

©Warner

Agora que já da para entender um pouco desse fenômeno, diga nos comentários se você já assistia a série ou se pretende assistir.

Riverdale é exibida as quartas-feiras 21:40 da noite pelo canal pago Warner e suas duas primeiras temporadas estão disponíveis na Netflix.