Apesar de ser baseada num personagem dos quadrinhos, o pinguim segue uma pegada bem distante do que estamos acostumados a ver numa série desse tipo. Quando se trata de Pinguim, se não fosse pelos nomes dos personagens e dos lugares (Oswald Cobb, Sofia Falcone, Salvatore Maroni, Gotham City), você nunca imaginaria que essa série é dos mundos fantasiosos da DC Comics.
Sinopse: Pinguim é a série derivada de Batman do Universo Expandido da DC que sobre um dos vilões mais clássicos dos quadrinhos, o mafioso de Gotham City Pinguim. A produção acompanha a ascensão de Oswald Cobblepot (Colin Ferrell), o Pinguim, um grande magnata de Gothan City envolvido no submundo de crime e corrupção. A trama irá focar na vida de Oswald antes de se tornar o grande vilão Pinguim enquanto ainda era um “ninguém desfigurado” que ajudava o mafioso Carmine Falcone a realizar seus trabalhos sujos. Embora ainda não seja levado a sério como criminoso, Pinguim já demonstra um lado violento e impulsivo, atacando quem entre no seu caminho e atrapalhe seus planos.
Este é um drama de mafiosos corajosos e sombrios, disfarçada de série de super-heróis. Pense em O Poderoso Chefão, Os Sopranos e mais ou menos por aí. Para aqueles céticos sobre adaptações de hqs, não deixem que as origens do Pinguim os desencorajam a assistir. Ninguém aqui tem superpoderes e não há um Batman à vista.
O personagem fez sua primeira aparição em 1941 em uma edição da Detective Comics e tem sido um vilão recorrente do Batman desde então. Esta nova versão do vilão foi introduzida em The Batman, de Matt Reeves, estrelado por Robert Pattinson. Oswald “Oz” Cobb (Colin Farrell) é um triste mafioso de hierarquia média que trabalha para a poderosa família Falcone, esta que está em uma guerra territorial contra os Maronis e outros mafiosos, como as tríades.
Oz tem aspirações de subir na hierarquia da família, e até talvez comandar seu próprio império. Mas ele não é uma figura bem vista dentro da família, ele é tido apenas como alguém com quem é divertido beber uma, como o subchefe John Vitti (Michael Kelly) deixa bem claro. O que ele realmente não consegue tolerar é ser ridicularizado, que é exatamente o que Alberto Falcone (Michael Zegan), faz nas primeiras cenas da série. Foi a última coisa que Alberto fez.
Em pânico, seu crime é descoberto por um grupo de jovens, incluindo Victor Aguilar (Rhenzy Feliz), um rapaz que perdeu tudo, mas ganhou muitos traumas quando o paredão ao redor da cidade foi bombardeado no filme do Batman, inundando bairros pobres. Todas essas camadas estão presentes nos personagens principais de Pinguim.
Limitada a um total de apenas 8 episódios, a série avança rapidamente, nunca enrolando muito em um lugar e mantendo o ritmo acelerado, bem como a vida de Oz até o topo da hierarquia do crime, a série se desenrola com nosso protagonista entrando e saindo de eventos perigosos várias vezes por episódio.
Oz não é imoral. Ele tem um coração e quando está na presença de sua mãe, há muito amor envolvido. Mas ele tem um chip em seu ombro e um desejo ardente de provar a si mesmo que é mais do que as pessoas o julgam. Para si mesmo, Para os Falcones e Para a Gotham inteira.
Colin Ferrell merece muitos elogios por sua atuação, o enchimento e a maquiagem também estão perfeitos, mas Cristin Milioti como Sofia Falcone, a filha de Carmine recém-saída do Asilo Arkham rouba a cena sempre que aparece. Milioti dá uma aula magistral de atuação, sempre transmitindo a ameaça que Sofia representa por meio dos menores gestos físicos ou de um piscar de olhos ameaçador.
O diretor também consegue extrair performances eficazes e têm uma forte compreensão do tom que a série deveria seguir, mantendo-o sombrio a maior parte dos episódios, onde as feridas psíquicas dos personagens determinam todas as suas escolhas e ações. É uma produção cinematográfica disciplinada e afiada.
Embora Pinguim não chegue nem perto do nível de The Sopranos ou outras séries de máfia, ainda é uma série divertida e emocionante, muito mais coerente e concisa do que a grande maioria das séries de TV de histórias em quadrinhos que estão sendo lançadas.
A 1ª Temporada de Pinguim está disponível na HBO MAX.
Nota: 4.5/5