Assistir àquela série e comer um pote de pipoca ou àquele dorama com um pratinho de miojo com toda a certeza são ótimas combinações.
Tendo isso em mente, nada melhor que compartilhar algumas séries asiáticas de lamber os dedos (e dar aquela vontade de procurar a receita ou conhecer o restaurante) para mostrar que é amplo o leque de atrações culinárias.
Esse artigo traz produções de 3 países: Coreia do Sul, Japão e Taiwan. Justamente para mostrar diferentes culturas e sua relação com a comida.
Que tal comer assistindo a uma série que traz refeições como prato principal?
Let’s Eat
Começamos com a minha favorita: a série coreana que mistura Mukbang com drama e comédia na medida certa. Let’s Eat conta a história de 4 protagonistas e a relação de cada uma tanto com a comida quanto com outras pessoas.
Eles são, por ordem dos personagens que achei mais interessantes: uma secretária divorciada, um cara que manja das comidas, uma estudante e um advogado.
É uma série divertidíssima com ótimos takes de pratos e de brinde até algumas dicas, como uma receita de miojo com molho a base de leite (que eu anotei e fiz em casa para testar).
Porque falei do Mukbang?
Mukbang é a definição daqueles vídeos em que a personalidade (normalmente um youtuber, tiktok, etc.) se põe a comer em frente a tela como forma de entretenimento. Esse nome significa literalmente “transmissão comendo” e é um espetáculo que faz muito sucesso na Ásia. Digamos que é o vlog de gente comendo.
Existem vários tipos de mukbang: aqueles que comem muito, aqueles que conversam com os fãs e até aqueles que comem fazendo asmr. O fato é que o cenário traz muitas possibilidades e imagino que Let’s Eat tenha tentado retratar um pouco disso ao colocar seus personagens em frente à mesa desfrutando das refeições com bastante foco nas reações e ainda sons muito comuns em vídeos desse tipo de entretenimento.
Para mim, Let’s Eat traz uma personagem em destaque e ela traduz um amor tão grande por comida que é impossível assistir sem notar. Fora que essa série é cheia de imagens culinárias lindas, o que é perfeito para morrermos de fome assistindo e conhecermos visualmente o paladar coreano.
Esse dorama tem 3 temporadas, mas a galinha dos ovos de ouro, com certeza, é a primeira. Você não perde nada vendo só ela. A primeira e a segunda temporadas ficarão no catálogo da Netflix do Brasil até o fim de setembro de 2021, então clique aqui e corra para assistir!
Kantaro: The Sweet Tooth Salaryman
Esquisito, porém divertido e delicioso de assistir. As aventuras de um trabalhador, daqueles homens de terno que parecem bem fechados, com sobremesas pelo Japão são o tema desta série.
Assim como em Let’s Eat, o amor de Kantaro pela comida é tão grande que ele demonstra com expressões faciais (com bastante exagero, podendo deixar algumas pessoas encabuladas).
Ou seja, essa trama mostra o lado mais doce e maluco desse mundo de quem aprecia uma boa refeição. E é por isso já alerto para caso vá assistir em ambientes compartilhados para não gerar um mal- entendido. Além disso, essa série japonesa traz outro ponto em comum com o dorama coreano: um blog culinário.
Kantaro: The Sweet Tooth Salaryman é inspirado no mangá chamado Saboriman Ametani Kantarou. O enredo televisivo traz uma mistura de vida cotidiana com Mister Bean e uma pitada de cenas bizarras, enquanto o protagonista viaja entre imaginação e o mundo aparentemente sem graça.
Logo, é muito divertido presenciar as nuances do homem trabalhador, quieto e focado para a pessoa apaixonada por doces que visita locais reais do Japão. Sim, você pode anotar tanto os nomes dos pratos quanto das localizações para saber mais e quem sabe reproduzir em casa ou visitar?
A série possui 10 episódios super curtinhos e está disponível na Netflix: clique aqui.
Lonely Gourmet: Taipei
Agora é a vez de uma série taiwanesa para fechar com chave de ouro. Com um estilo parecido com Midgnight Diner (Disponível aqui na Netflix). Lonely Gourmet trabalha com o intimismo. Acompanhamos várias histórias em Taipei, a capital de Taiwan, por um guia em comum: um senhor que visita restaurantes e tendas em seu tempo livre.
A trama é baseada num mangá japonês chamado Kodoku no Gourmet (The Solitary Gourmet) e mostra como pode ser maravilhoso descobrir novos locais e sabores, mesmo estando sozinho. É incrível a narrativa de ir aos lugares aproveitando oportunidades do trabalho do protagonista e conhecer a paz que ele sente ao comer em sua própria companhia.
A melhor parte é que, assim como a Kantaro, os locais visitados são reais e a série faz questão de colocar informações como nome e endereço na tela durante cada visita. Portanto se torna um guia turístico perfeito. Nada como anotar dicas enquanto assiste a um programa suave, não é?
Como assistir?
Lonely Gourmet: Taipei é uma série para se ver aos pouquinhos, pois é bem leve e muda a cada episódio. Infelizmente o Viki (que foi onde eu assisti em português) não tem mais essa série disponível, mas é possível encontrá-la com legendas em inglês por aí. Enquanto isso, torcemos para que entre em algum streaming novamente.
Curiosidades:
- Essa série teve a participação de dois idols coreanos, o JR e o Ren do NU’EST.
- Alguns dramas e programas chineses são dublados por outros atores ou dubladores, como foi o caso desta série. Por isso, os dois k-idols estão dublados.
Enfim, espero que esses três programas entrem na sua lista (se já não estiverem) e que você aproveite muito.
Leia também: