Oii gente! Quem quer um anime original para tv? É isso mesmo, Tada Never Falls in Love é uma produção original que foi ao ar em 2018 e conta com 13 episódios.
Se fosse definir o anime a um gênero seria comédia com uma pitada de romance. Apesar de o anime contar com Tada como personagem principal, só vemos mais sobre sua personalidade e passado quando este interage com a personagem feminina principal. Não vemos os seus pensamentos, ideais ou planos futuros como em um típico romance.
Começamos a história com Tada visitando um templo e tirando fotos das paisagens. Ele é abordado por Teresa Wagner, uma estrangeira visitando o Japão, aí sim começamos a shippar!
Ela queria tirar uma foto sua no templo mas como sua câmera estava sem bateria, Tada acaba colocando a memória SD do cartão da câmera de Teresa em sua câmera e tira a foto. Ela faz uma pose estranha para tirar a fotografia, baseada em um personagem principal famoso de uma série japonesa que conta a história do Samurai do Arco Íris, que é o principal motivo de Teresa ter escolhido o Japão para visitar.
Após tirar a foto, Tada encontra Teresa novamente e como estava chovendo e ela não levava consigo um guarda chuva ou dinheiro, a convida para ir até a cafeteria de seu avô que é próxima ao templo. Lá conhecemos a família de Tada que é composta por seu avô, dono da cafeteria, sua irmã Yui Tada e o pet da família e melhor personagem do anime Nyanko Big, que é um gato que Tada achou em seu jardim e criou desde filhote.
Na cafeteria, Teresa consegue ligar para sua “amiga” Alexandra Magritte, mais conhecida como Alex, que vai ao seu encontro. Elas irão fazer um intercâmbio no Japão e seu apartamento fica do lado da cafeteria de Tada. Além disso, elas são de um país chamado Larsenburg, país fictício que fica localizado na Europa.
Nosso shoujo só melhora, porque claro que ela irá estudar na mesma escola de Tada e escolhe após uma engraçada batalha de fotografia, frequentar o mesmo clube de Tada, o clube de fotografia.
Fazem parte do grupo, Kaoru Ijuin, amigo de infância de Tada e aficionado por tirar várias fotos, dele mesmo! Em diversas poses e lugares, ele é um alívio cômico para o anime, e sua construção não foi tão profunda. Só sabemos que seus pais são donos de um restaurante e por isso ele sabe cozinhar, que o Nyanko Big basicamente o detesta, chegando a ataca-lo diversos dias. Ele é o único amigo que conhece Tada mais profundamente e o único que o protagonista se abre no decorrer da história.
Temos o presidente do clube, Hajime Sugimoto, um fã de idols e louco por fotografias. Apesar de seu amor incomum, ele leva a sério o clube e impulsiona seus amigos a sempre tirarem as melhores fotos. Ele tem uma idol favorita conhecida como Hina e seu desejo é tirar foto de modelos nuas.
A representante de sala de Tada, também participa do clube, ela se chama Hinako Hasehawa. Ela é uma aluna muito tímida e amiga de infância de Hajime. Ela também é a modelo que ele tanto idolatra Hina, mas ele aparenta não saber. Já que ela fica diferente quando se transforma na idol, ela tira o óculos, faz uma maquiagem e cabelos diferentes.
Também faz parte do clube Kentaro Yamashita, ele tem o apelido de Yamashita o cachorro pois obedece Tada somente com o toque de um apito além de ter um bom olfato e um gosto peculiar por carnes.
Assim, temos o nosso clube de fotografias formado. A amizade de seus membros é muito forte sendo certo que vai além do amor pela fotografia. Eles costumam se reunir e frequentar o café do avô de Tada já que é ali que ele trabalha meio período.
No decorrer do anime descobrimos mais sobre o passado de Tada. Seu pai era fotógrafo profissional e dali vem seu amor pela fotografia. Os seus pais morreram em um acidente de carro e nesse dia Tada estava tão nervoso por seus pais estarem viajando que não se despediu e se arrepende até hoje de suas ações.
Além dos personagens da escola, no episódio 5 somos apresentados a Charles de Loire, a quem Teresa apresenta como amigo de infância. Ele acompanha a turma a uma viagem para fotografia de madrugada e não posso falar mais sobre ele sem spoilers. Ele é um personagem cativante e aparenta ter um amor sincero por Teresa, além de ser bonito e trabalhador.
Gostaria de falar mais sobre a história do anime mas acho que seriam spoilers (sabem minha regra, sem spoilers!). Então vou resumir o anime.
O anime conta uma história de nascimento e crescimento de um primeiro amor. Qualquer final do anime me deixaria satisfeita pois ele é construído de uma maneira que apesar de eu torcer para o personagem principal ficar com Teresa, também aceitaria algum final alternativo.
Não me levem a mal, acho lindo o amor deles. É incrível que Tada consiga se abrir tanto para uma pessoa e isso o leva aos poucos a ir se apaixonando. Mas como ela tinha deveres muito sérios em seu país de origem, também entenderia se ela escolhesse ficar nele e cumprir suas obrigações.
Somos apresentados a um amor puro e sincero, com todas as suas qualidades e defeitos. A animação é espetacular e apesar de ser um anime original sua história é muito bem desenvolvida, alternando entre o romance e a comédia de uma forma muito leve.
Se eu pudesse fazer somente uma reclamação seria sobre o final de Alex, melhor amiga da personagem principal. Seu final, na minha opinião, foi agridoce. Foi tipo, pode ser, eu deixo você tentar me fazer feliz e esquecer a mulher que eu amo de verdade. A personagem era muito forte e independente, esse final na minha opinião não condiz com sua história no anime até aqui.
Gostaria também que tivessem desenvolvido mais alguns dos personagens apresentados, mas como o anime conta somente com 13 episódios, não há tempo o suficiente para isso acontecer. Podemos esperar uma segunda temporada com certeza e torcer muito para isso acontecer!
Os produtores do anime são os mesmos de um dos meus animes favoritos Gekkan Shojo Nozaki-kun e isso fica muito perceptível seja pela qualidade de animação, pela qualidade do enredo ou pela abertura que me lembrou e muito o anime de Nozaki-kun. Nozaki-kun é um dos exemplos de como um anime pode ser superior a seu material original e isso não é diferente com Tada.
Assim, espero ter conseguido te convencer a assistir esse anime. Ele vale e muito a pena e tem cenas muito lindas e comoventes. Além disso, olha a carinha do Nyanko Big!