UMA QUESTÃO DE QUÍMICA: Uma Mistura de Todos os Ingredientes Certos

Baseado no romance homônimo de Bonnie Garmus, Uma Questão de Química detalha as provações e tribulações de uma mulher cientista na década de 1950 que é prejudicada e discriminada a cada passo de sua vida.

Sinopse: Uma Questão de Química, minissérie baseada no romance best-seller homônimo, escrito por Bonnie Garmus, mostra que as mulheres conseguem desafiar barreiras independente do lugar. Na trama ambientada nos anos 50, Elizabeth Zott (Brie Larson) se esforçou durante toda sua vida para se tornar uma grande química. A cientista acaba engravidando e, quando seus patrões descobrem, a demitem do laboratório sem justificativas. Precisando deixar a carreira acadêmica de lado, ela se torna apresentadora de um programa de culinária. Driblando as regras, Elizabeth ensina a outras mulheres dicas que vão muito além de simples receitas.

Baseada no romance homônimo da autora Bonnie Garmus, que ganhou prêmios de livro do ano em 2022, a história segue a química Elizabeth Zott, que é demitida de seu emprego como técnica de laboratório por seus misóginos colegas de trabalho. Desempregada, ela aceita uma oportunidade de apresentar um programa de culinária na TV intitulado “Supper at Six”, transcendendo a culinária ao ensinar conceitos científicos às donas de casa na década de 1960 na América.

O papel nos lembra o quão ótima atriz é Brie Larson, demonstrando todas as camadas profundas que a personagem Elizabeth possui. Em Uma Questão de Química, ela mostra um lado diferente de suas atuações anteriores. Suas expressões faciais bem reguladas refletem a compreensão clínica do mundo da personagem, enquanto sua fala intencionalmente robótica lembra bastante a IA de Alicia Vikander em “Ex Machina”.

©Apple TV+

Ela é uma gênia com pouca desenvoltura social, uma personagem que é confiante sem ser arrogante e um tanto estranha à sua disposição, mas, em última análise, encantadora com sua autenticidade. Muitos leitores do livro especulam que Elizabeth está tendo o espectro autista. Seu comportamento rígido se afrouxa à medida que sua existência inicialmente solitária dá lugar a uma série de relacionamentos significativos.

A história nos conta como Elizabeth Zott supera seu próprio trauma do passado forjando um romance eterno com o colega químico Calvin Evans (Lewis Pullman). Ele ouve jazz para uma abordagem de pesquisa fluida, clareando a cabeça remando e correndo com seu cachorro 6:30 (sim ele o cão se chama seis e trinta). O amor deles transcende o tempo e o casamento tradicional, dando à luz uma filha precoce, Mad (Alice Halsey), que deseja encontrar seu avô paterno.

©Apple TV+

A minissérie é relativamente fácil de seguir narrativamente, nunca sacrificando a acessibilidade pela arte. Os episódios oferecem muitas reviravoltas chocantes sem perder de vista a narrativa ou o núcleo temático central da história, o do feminismo resiliente em um mundo dominado pelos homens que ainda existe hoje.

Finalizando, assim como um prato bem equilibrado, essa minissérie é picante, doce e emocionante, oferecendo uma experiência que deixa um gosto irresistível por mais.

Uma Questão de Química está disponível na Apple TV+.

Nota: 5/5