Sex Education 4ª Temporada: Um Final Digno na Hora Certa

A última temporada desse sucesso da Netflix não é a sua melhor, mas é totalmente necessária.

Sinopse: Sex Education é uma série britânica de comédia dramática original Netflix. A produção narra a história dos estudantes, pais e professores da escola fictícia Moordale, enquanto os personagens lidam com dilemas que na maioria das vezes envolvem a vida sexual. Otis Milburn (Asa Butterfield) é um adolescente socialmente inapto que vive com sua mãe, Jean (Gillian Anderson), uma terapeuta sexual com uma rotina sexual muito ativa. Apesar de não ter perdido a virgindade ainda, ele é uma espécie de especialista em sexo. Junto com Maeve (Emma Mackey), uma colega de classe rebelde, ele resolve montar sua própria clínica de saúde sexual para ajudar outros estudantes da escola.

A showrunner de Sex Education, Laurie Nunn, e seus escritores incrivelmente brilhantes criaram uma temporada final hilariante, relevante e excepcionalmente comovente. O colégio Moordale foi fechada e Otis (Asa Butterfield), Eric (Ncuti Gatwa), Jackson (Kedar Williams-Stirling), Aimee (Amiee Lou Wood), e seus amigos passaram a frequentar o colégio Cavendish, extremamente progressista. Otis está animado para abrir uma clínica sexual oficial, mas se depara com um grande desafio, enquanto seu par romântico Maeve (Emma Mackey) está nos EUA fazendo um programa de literatura conceituado.

A 4ª e última temporada de Sex Education leva a narrativa de suas histórias a um nível totalmente novo. O novo colégio é um espaço superconsciente, ultra, progressista e seguro para a comunidade LGBTQIA+, faz todo o trabalho de diversidade e inclusão e está determinado a ser inclusivo. No entanto, todos ainda são imperfeitos, ou melhor dizendo, humanos. 

©Netflix

A série nos mostra um mundo diversificado baseado na realidade. Todas as histórias de seus personagens são exploradas com profundidade, e é incrível como cada membro desse grande elenco se sai perfeitos em suas atuações. Infelizmente, perdemos vários personagens queridos nesta quarta temporada, mas ganhamos vários novos para amar. Adoro quando histórias são contadas em conjunto, e este mundo reflete a vida na realidade com toda a sua confusão, nuances, contradições e crescimento que os seres humanos incorporam em muitos momentos da vida.

A série utiliza de uma estratégia humanizadora de contar histórias, uma coisa que chama atenção é que há vários personagens que são pessoas com deficiência, desde pessoas surdas até pessoas em cadeiras de rodas. Na TV americana, você dificilmente vê pessoas com deficiência na tela vivendo suas vidas como seres humanos normais, tendo experiências humanas enquanto enfrentam sua deficiência. A série é brilhante neste aspecto, porque não ignora a realidade dessas pessoas, mas tece habilmente esse aspecto da sociedade em histórias de uma forma humanizada. 

©Netflix

A razão pela qual a quarta temporada de Sex Education pode introduzir novos personagens tão ricos à trama é porque ela está solidamente construída nas três temporadas anteriores. Otis e Maeve estão gerenciando seu relacionamento à distância. Otis e sua mãe Jean (Gillian Anderson), estão contando com o novo bebê, Joy, enquanto Otis luta para abrir uma nova clínica sexual em Cavendish, e Jean sofre de depressão pós-parto enquanto tenta reacender sua carreira. 

Sim, Sex Education ainda tem muitos desafios sexuais e de relacionamento extremamente embaraçosos, inspiradores, criativos e divertidos que fizeram os fãs se apaixonarem por esta série inovadora e atraente e a quarta temporada termina quase que perfeitamente.

No geral, essa temporada final oferece uma lição a todos os envolvidos, e, no processo, faz uma pequena reverência às histórias de todos esses personagens. O que não quer dizer que todos tenham o felizes para sempre que desejam. Mas há uma sensação de finalidade que completa o círculo dos temas centrais da série: inclusão, aceitação, amor próprio e autoaperfeiçoamento. 

Há uma razão pela qual Sex Education tem sido uma estrela no catálogo da Netflix, seu jovem elenco de atores brilhantes, além disso sua mistura de humor bobo e personagens simpáticos e peculiares fez dessa uma das melhores comédias adolescentes dos últimos anos. 

Sex Education está disponível na Netflix.

Nota: 4.5/5