Uma das séries mais esperadas do ano chegou ao fim esse mês, e eu não poderia deixar de escrever sobre ela aqui no blog. Estou falando claro de Watchmen, adaptação para TV de uma das Hqs mais cultuadas da cultura pop.
E se você ainda não assistiu não tem problemos, pois o texto é sem spoilers.
Sinopse: A história acompanha um grupo de vigilantes que são tratados como criminosos em uma realidade alternativa do século 21, onde a Internet e os smartphones não existem. O grupo investiga o assassinato de um deles e, no processo, descobre uma conspiração que pode mudar o rumo da história.
Baseada na aclamada série de quadrinhos de 1986. A série da HBO é situada em uma versão alternativa da América, é estrelada por Regina King como a heroína mascarada Angela.
A Hq de Watchmen foi lançada em 86, e rapidamente se tornou um marco nas histórias de heróis. Escrito por Alan Moore e ilustrado por Dave Gibbons, era menos uma história de super-heróis e mais um deslumbre sobre toda a idéia em volta deles.
Ao explorar idéias sobre a moralidade dos vigilantes, paranóia política, supremacia branca, o apocalipse iminente e a fantasia de ser um herói. A Hq foi um divisor de águas, e o fim das histórias tradicionais de super-heróis.
A série da HBO foi criada por Damon Lindelof, que fez “Lost” e “The Leftovers“. A história se passa Tulsa, anos após os acontecimentos da Hq, em um mundo polarizado.
Logo nos primeiros minutos vemos que o contexto racial dará a condução da obra, logo na primeira cena é mostrado o centro econômico negro em Tulsa sendo massacrada e destruído. No final do episódio vemos um dos sobreviventes do massacre, desenvolvendo sua vingança.
Tulsa se tornou uma linha de frente na guerra entre o grupo terrorista supremacista branco, a Sétima Kavalaria, e a polícia, que agora usam máscaras para protegerem suas identidades. Uma delas é a detetive e protagonista Angela Abar (Regina King), uma mãe feliz que finge administrar uma padaria, mas trabalha disfarçada como super-herói.
Lindelof tem um talento genuíno para inventar histórias repletas de enigmas atraentes, e não faz diferente com Watchmen. A Cada episódio que passa é deixado inúmeros enigmas na tela, deixando o público intrigado e ansioso pelo desfecho e por respostas.
A grande trunfo da série é o de preservar o humor, os temas e a estrutura complexa das Hqs, mas ousando contar uma história cativante e totalmente nova.
Daí vem a dúvida, é preciso eu ter lido as Hqs ou ver o filme do Zack Snyder de 2009 para conseguir ver a série ?
A resposta é não, porque essa série é uma história completamente nova e complementar a passada, ela liga os eventos do passado através de flashbacks estrategicamentes colocados nos momentos corretos. Mas se você já tem familiaridade com a obra certamente achará várias referências ao longo de cada episódio.
A fotografia de Watchmen brinca no espaço entre o cinza e preto e o branco com sua complexidade moral. A cada flashback a tela se escurece, parecendo que estamos vendo um filme bem antigo.
Entre os personagens originais dos quadrinhos, há Jeremy Irons interpretando Adrian Veidt, também conhecido como Ozymandias, o famoso anti-herói da obra está exilado em uma propriedade rural, onde se diverte em jogos estranhos com seus estranhos servos.
Sua trama é desenvolvida em paralelo com a história principal da série, vemos que aquilo que ele achava ser o paraíso, acaba se transformando num inferno. Disposto a fugir desse lugar, assistimos a elaboração de diversos planos de fuga ao longo da temporada.
O Doctor Manhattan, de tons azuis e com muito poder, também dar o ar da graça na série, mas ele aparecerá só no final da temporada para interligar a história de angela e os vigilantes mascarados.
Finalizando, Damon Lindelof criou uma das melhores adaptações de quadrinhos para TV, senão a melhor, uma história única e intrigante, igual a um quebra-cabeças, com cada peça bem elaborada que se encaixa com perfeição no plano total. Com excelentes diálogos, interpretações, história adulta e com temas atuais, Watchmen apresenta o que de melhor podemos esperar de uma abordagem sobre super-heróis.
Nota Final: 5 / 5
A 1ª temporada de Watchmen está disponível na HBO GO.