Resenha: Exorcismo; Ritual Romano, quando o mal espreita os lugares mais sagrados

Exorcismo: Ritual Romano bebe de boas fontes de histórias de possessão e exorcismo, com cenas que causam arrepios.

Um padre que quase foi excomungado pela Santa Igreja Católica está no Amazonas, trabalhando arduamente com a expulsão de um demônio que possuiu o corpo de uma garota, quando é convocado de volta a Roma pela carta de um superior, carta esta que traz noticias terríveis até mesmo para um homem que já havia lhe dado com cenas terríveis na America do Sul. Em sua chega a Roma as coisas começam a ficar estranhas, e o padre John Brennan começa a ter pesadelos e alucinações. Ele vê uma freira. Uma freira possuída.

Exorcismo: Ritual Romano/El Torres, Jaime Martínez e Sanda Molina. Darkside Books

O Monsenhor Marelli, um dos principais exorcistas residentes na Santa Sé. Encontrado morto“, são essas as noticias que ele encontra. Mas tudo parece ser pior do que ele imaginava.
Ter que lhe dar com uma pessoa comum possuída por um demônio já é um trabalho difícil para um homem com a mente conturbada, como é o Padre John Brennan, mas lhe dar com um homem com maior cargo da Igreja, possuído por uma legião.. pode ser demais até mesmo para ele.

A história se desenrola com este enredo, tentativas suscetivas de exorcizar a legião do corpo do Papa, confusões, cenas dignas de filmes de terror, e o diabo fazendo o que faz de melhor…. Atormentar a mente do homem.

Com um visual sombrio, e toques sutis na coloração, a ambientação da HQ é no ponto correto para causar pequenas angustias e medo em seus leitores. Uma luta entre o mal que quer corromper, e um bem distorcido pela ambição humana.

Exorcismo: Ritual Romano/El Torres, Jaime Martínez e Sanda Molina. Darkside Books

Ao iniciar a leitura, não imaginava que haveria tantas reflexões, elas são sutis, embutidas aqui e ali, em meio a frases e pensamentos, e até mesmo a figura demoníaca da HQ faz algumas reflexões bem pontuais, que, mesmo parecendo difícil crer, nos faz refletir.
A história faz um pequeno link com fatos que já assombraram a Igreja Católica, como os casos de pedofilia, desvios de doações, abuso de poder… Dentre outros, é uma leitura que mesmo com todo o clima de terror, tem algumas partes que facilmente podem ser associadas com a realidade, e o autor sobre trabalhar na sutileza, deixando esses fatos no enredo, mas sem a necessidade de exagerar no momento das revelações.

” Durante milhares de anos, tijolo sobre tijolo, construíram algo que lembrava uma glória que nunca se viu.” (Pág.80)

No final da história podemos encontrar alguns esboços dos desenhos, e um relato de um dos autores da história, El Torres, contando sobre a ideia da HQ, e sobre algumas inspirações para personagens que iriam compor o enredo.

Exorcismo: Ritual Romano/El Torres, Jaime Martínez e Sanda Molina. Darkside Books

Obviamente se você se sente ofendido com as criticas a religião católica, uso do nome de Cristo… Passe longe. Mas se você está aberto a conhecer o quadrinho, deixo aqui a minha dica.
As orações ditas na trama são extraídas do autêntico Rituale Romano, antigo livro sobre verdadeiros rituais de exorcismo, então se você conhece filmes de terror, sugiro não sair repetindo elas por ai… a menos que você precise.

Ficha Técnica
Título | Exorcismo: O Ritual Romano
Autor | El Torres – Ilustrador | Jaime Martínez  – Colorista | Sanda Molina
Tradutora | Letícia Ribeiro Carvalho
Editora | DarkSide® Edição | 1a
Idioma | Português
Especificações | 128 páginas, Limited Edition (capa dura)
Dimensões | 17 x 26 cm