Nova série de ficção do Amazon Prime Video foi criada por Jonah Nolan e Lisa Joy de Westworld e é baseada no romance homônimo de William Gibson.
Sinopse: Ambientado em um futuro próximo, Periféricos acompanha Flynn (Chloe Grace Moretz), uma jovem mulher vivendo uma vida tranquila como garçonete em uma pequena cidade do interior. Quando seu irmão, Burton (Jack Reynor), retorna da Marinha, ela descobre que ele conseguiu emprego como segurança em uma empresa de tecnologia, mas para sua surpresa o trabalho acontece em uma realidade virtual hiper-realista. Burton permite que Flynn tenha uma experiência utilizando a tecnologia, mas quando adentra esse universo digital, ela se depara com uma conspiração violenta.
Baseado no romance homônimo de William Gibson de 2014, Periféricos se passa parcialmente na década de 2030 e também na década de 2090. Ao longo da série, a ação se alterna entre essas duas datas, embora seja um grande spoiler dizer exatamente o porquê.
Concentrando-se em dois personagens Flynne (Chloe Grace Moretz) e seu irmão Burton (Jack Reynor) que moram na zona rural de Clayton, Carolina do Sul, em 2032, onde a tecnologia cibernética é normal e você pode imprimir objetos 3D na loja local mais rápido do que você pode pegar sua correspondência nos correios.
A outra narrativa se passa no ano de 2090, onde as pessoas podem controlar um robô humanoide inteiro “periférico” executado em IA como companheiro ou trabalhador. As duas linhas do tempo se conectam por meio de Flynne Fisher (Chloe Grace Moretz) como uma jogadora que viaja no tempo e se envolve em uma futura teia de conspiração perigosa.
Burton irmão de nossa protagonista, é um fuzileiro naval dispensado com honra, recebe benefícios de veterano do seu tempo na guerra. Eles ganham dinheiro com jogos de VR de batalha para jogadores ricos que desejam aumentar rapidamente as estatísticas de seus avatares. Flynne é uma jogadora melhor, e seu irmão sabe disso, e é por isso que ele costuma contratá-la para aumentar seus ganhos.
Mas quando Burton recebe um dispositivo VR diferente de tudo que ele já viu para um teste Beta, a dupla logo descobre que isso não é um jogo. Com o dispositivo, Flynne transporta sua mente para o futuro onde ela pode beber, jantar e até matar por meio de um corpo robô. Depois de uma viagem horrível e traumática pelo “jogo”, Flynne logo percebe que ela não é apenas uma jogadora e que o mundo vê é muito real.
Periféricos encontra o que Westworld ainda precisava em seus roteiros. Em vez de falas metafóricas sobre o que todos os conceitos de ficção científica representam, Periféricos é refrescante sobre o que é.
Flynne conhece todos os tipos de figuras enigmáticas no futuro, especificamente Wilf Netherton (Gary Carr) e Aelita (Charlotte Riley), ambos personagens misteriosos que vão te deixar maluco tentando descobrir seus objetivos. Ao contrário de Westworld ou outra série de ficção científica, Periféricos recompensa você com respostas em praticamente todos os episódios. Apesar de ser muito complexo e com muitos elementos de ficção científica, é realmente muito fácil de se acompanhar.
Embora o programa não seja uma adaptação extremamente fiel do livro de Gibson, se você lesse o livro antes do segundo episódio, você ainda seria agraciado em vários grandes momentos da trama.
As surpresas na série são espaçadas de maneiras interessantes e inteligentes, levando a um propulsivo gancho final de cada episódio. Estes são episódios completos também. Você pode esquecer episódios ao estilo Mandaloriano de 30 minutos. Cada parcela de Periféricos é pesada, com episódios de 1 horas de duração e com uma sensação realista mais próxima do que qualquer outra grande série de ficção científica de 2022 da Amazon.
Chloë Grace Moretz tem uma performance incrível como Flynne, a lutadora garota de uma pequena cidade que mantém toda a sua família unida, e como seu futuro eu biônico que é essencialmente um computador rodando em modo de segurança quando a consciência de Flynne se desconecta do mainframe.
Apesar da cinematografia impressionante e excelente produção e figurino, a série pode ser confusa se você não estiver familiarizado com viagem no tempo, avatares de realidade virtual e missões em jogos. Em outras palavras, se você não viu nada parecido com Westworld, provavelmente terá dificuldade em entender esta série no começo.
Mas se você é fã de anime de dramas cyberpunk como Ghost in the Shell ou Psycho-Pass, ou está procurando algo parecido com Westworld, Periféricos será uma alegria de assistir.
Instantaneamente cativante, totalmente identificável e diferente de qualquer outra ficção científica na TV no momento, Periféricos é um programa cyberpunk que basicamente reinventa o gênero. Pode não ser para todos, mas se você deseja uma ficção científica séria mas que também seja realista, essa série é diferente de qualquer outro programa que você já viu.
PERIFÉRICOS está disponível no Amazon Prime Video.
Nota: 4/5