Pam & Tommy conta a história da infame fita de sexo de Pamela Anderson e Tommy Lee e a torna em um conto épico de sonho americano frustrado.
Sinopse: Baseada em uma história real, Pam & Tommy segue o turbulento relacionamento de Pamela Anderson (Lily James), atriz conhecida por seu trabalho na série Baywatch, e de Tommy Lee (Sebastian Stan), baterista da banda Mötley Crüe. O romance começou em 1995, quando os dois resolveram se casar 96 horas (ou quatro dias) depois de terem se conhecido. No mesmo ano, o casal estampou tablóides do mundo inteiro com uma sex tape de sua lua de mel que acabou roubada e distribuída para o público pelo ex-ator pornô Michael Morrison (Nick Offerman) e seu amigo Rand Gauthier (Seth Rogen). Primeiro vídeo viral de todos os tempos, a tal gravação desencadeou um dos maiores escândalos sexuais da década de 90, lembrado até hoje. O vazamento da fita afetou imediatamente a carreira de Anderson que ficou marcada pelo escândalo e reduzida apenas a uma sex symbol, sendo sempre oferecida papéis que focavam em sua sensualidade. A empresa responsável pelo vazamento foi processada por Pamela e Tommy, resultando em um acordo confidencial que permitiu ao Internet Entertainment Group veicular, novamente, a fita para assinantes de seus sites.
A história é sobre Pamela Anderson (Lily James) e seu então marido, o baterista do Mötley Crüe, Tommy Lee (Sebastian Stan), Lee, o baterista do Mötley Crüe, é um dos maiores nomes do rock and roll. Anderson, que estrelou “Baywatch” como o salva-vidas CJ Parker, esperava transformar sua fama em papéis mais sérios, provando que ela era capaz de mais do que balançar em um maiô.
Um ex-empreiteiro desleixado chamado Rand Gauthier (Seth Rogen), demitido por Lee após semanas de trabalho na casa de Anderson e Lee em Malibu, põe em movimento o seu plano de vingança.
Lee demite a equipe de Gauthier sem os pagar pelo seu trabalho, levando Gauthier a se vingar fugindo com um cofre da garagem de Lee.
Foi assim então que a primeira fita de sexo de celebridade viral foi lançada na esfera pública. Se essa punição foi merecida é uma questão com a qual essa história selvagem lida, pois além disso, ela disseca quem realmente paga o preço em atos de vingança.
Pam & Tommy escava os detalhes sórdidos em torno dos escândalos que ligam as celebridades, que são famosas, mas também amplamente ridicularizadas e desrespeitadas, desprezadas nas profundezas inferiores da cultura americana.
O primeiro episódio da série nos alinha com o ponto de vista de Rand Gauthier, fazendo trabalho de carpintaria com sua equipe no andar de baixo na casa de Pamela e Lee, ouvindo o notório casal fazendo sexo estridente no andar de cima hora após hora.
Periodicamente, Lee aparece no meio deles vestindo nada além de suas tatuagens e piercings, para verificar o progresso deles e dizer-lhes que ele mudou de ideia mais uma vez sobre onde a plataforma enorme e elaboradamente construída para a cama deveria ficar.
Atrapalhar o trabalho sem parar e refazê-lo pode não ser tão ruim se Lee estivesse realmente pagando, mas de alguma forma, mesmo enquanto gritava “Dinheiro não é problema!” para eles, ele nunca chega a desembolsá-lo. Enquanto isso, Gauthier e seu parceiro Lonnie se endividam cada vez mais.
A motivação de Gauthier para se vingar é bem estabelecida, o que faz você torcer por ele quando ele invade a casa pela primeira vez. Como ele mesmo montou o sistema de segurança da casa, Gauthier sabe como contornar isso.
É esse tipo de abordagem animada e irreverente que torna Pam & Tommy uma série tão diferente. Não há personagens santos aqui. Todo mundo está se debatendo na bagunça sórdida da cultura americana, e todas as figuras principais são assustadoras, atraentes e ridículas.
Gauthier tem raiva dos ricos, além do desejo de um forasteiro de fazer melhor do que sua atual vida solitária. Mas, por outro lado, ele é um idiota pedante. Ele não consegue enfrentar as realidades cruciais da vida, ainda está apaixonado por sua ex-esposa estrela pornô amadora Erica (Taylor Schilling). Mas ele continua a cortejá-la com flores, jantares e palavras da imensa fortuna que logo fará com algum empreendimento misterioso seu.
Apesar de todos os excessos de controle de impulsos e minivestidos de Pamela, ela é retratada com simpatia como uma figura melancólica, desesperada para provar a si mesma como mais do que apenas a estrela de Baywatch, sempre entrando e saindo da água em seu famoso maiô vermelho.
Em uma cena, toda uma equipe de produção consulta atentamente o quanto de bunda de Pamela o assistente de figurino pode expor antes que a tomada seja “sinalizada” pelos censores. Mas o monólogo de Pamela, um para o qual ela trabalhou duro para se preparar, é sumariamente cortado no dia em que ela deveria filmar, o diretor decide que a cena é mais poderosa “sem palavras”.
Com base em tais humilhações rotineiras, a carreira de Pamela está subindo enquanto a de Lee diminui. Os dias de disco de platina do Mötley Crüe já se foram em 1995, e o declínio de sua carreira é ilustrado de várias maneiras, incluindo uma cena em que o ensaio de sua banda é desviado do estúdio A para o estúdio B, levando a um confronto com Third Eye Blind, o nova banda ocupando o espaço da estrela.
As atuações são o ponto alto nesta série, trazendo à vida algumas das pessoas famosas e infames envolvidas nesta saga louca. Maxwell Caulfield vai muito bem como Bob Guccione da Penthouse, que fica tão indignado quando Pamela e Lee defendem preventivamente a possibilidade das imagens da fita aparecerem em sua revista.
A história de fundo nos mostra que Gauthier já havia atuado nos filmes pornôs nas ocasiões em que um pênis pequeno era preferido, uma daquelas partes impressionantes da série. Somente quando Gauthier recebe seu brainstorming sobre essa coisa nova chamada Internet, ele vê a possibilidade de vende-las no mercado negro.
Talvez uma das melhores qualidades da série seja como ela tematiza a preocupação americana com a classe artística e seu verniz público esnobe. Vemos Pamela Anderson sendo preparada e classificada por seu agente para uma possível transição da TV para estrela de cinema com seu papel principal no próximo filme Barb Wire (1996). E como parte inevitável desse processo, ela está sendo preparada a se distanciar de todos os elementos de sua vida que possam ser percebidos como rudes, vulgares ou espalhafatosos ou qualquer outra palavra semelhante.
Há uma cena comovente no terceiro episódio sobre o que a modelo/atriz espera realizar em sua vida. É uma cena escrita comovente sobre como Pamela não pode ver por que será impossível para ela fazer o que outra atriz poderia, embora ela fale tão lamentavelmente que parece já sentir isso.
O criador do programa, Robert Siegel, parece genuinamente investido nas agonias das pessoas da classe trabalhadora que buscam o sucesso nos Estados Unidos. O que temos em Pam & Tommy é uma espécie de time dos sonhos de sátira americana afiada e consciente de classe e precisamos muito mais disso.
Pam & Tommy está disponível na STAR +.