NEYMAR: O CAOS PERFEITO – A Ascensão em Meio ao Caos

neymar

A nova série documental da Netflix mostra a vida e a ascensão ao estrelato do jogador de futebol Neymar Jr.

Sinopse: Na série documental Neymar: O Caos Perfeito, mergulhamos de cabeça na história de um dos atletas mais bem pagos do mundo. A produção de 3 episódios busca mostrar pontos pouco explorados da jornada de Neymar JR., um dos maiores jogadores de futebol da atualidade. Começando do início, com a ascensão dele à fama no Santos, até os dias de maior glória no Barcelona, além de participações conturbadas na seleção brasileira e Paris Saint Germain. Outro ponto fundamental dos bastidores são as polêmicas vividas pela estrela, momentos de maior tensão na vida do jogador que o documentário explora. Com isso, abre margem para conhecermos melhor o time de marketing e relações públicas por trás da personalidade mundialmente famosa, comandada pelo pai Neymar da Silva Santos. Entre os entrevistados estão David Beckham, Lionel Messi, Kylian Mbappé, Daniel Alves e Thiago Silva, que irão avaliar o lugar de Neymar na história do esporte.

“Ele está em constante caos, sabe? Ele próprio muitas vezes cria isso”, diz Daniel Alves rindo durante a abertura do documentário de Neymar na Netflix

Mostrando um pouco de sua vida, a série documental da Netflix se deleita nos papéis que Neymar é visto pela população, animador, salvador, palhaço, anti-herói e vilão sem nunca saber, ou se importar, qual máscara ele vai usar no dia. 

Ele não pode ser tanto o Batman quanto o Coringa, mas é assim que o enigmático jogador se vê, e provavelmente há mais a ser dito sobre como Neymar entende a maioria das experiências em sua vida, colocando-as através das lentes nas filmagens. A série revela algumas das razões por trás dos momentos mais importantes de Neymar. O que está por baixo dos panos nem sempre necessariamente o torna mais simpático, mas isso também é uma prova de que foi criado algo autêntico.     

neymar
©Netflix

Apesar de muitos saltos no tempo atrapalhados, a série de três episódios oferece imagens impressionantes que certamente atrairão os fãs de futebol. É fácil esquecer que Neymar joga profissionalmente há quase 15 anos. Sua história no futebol é divertida de se assistir, a vários momentos icônicos. A final da Libertadores de 2011, Copa do Mundo de 2014, final da Liga dos Campeões de 2015, partida da medalha de ouro olímpica do Brasil em 2016, entre outros momentos hipnotizantes de Neymar.

Mas a força do documentário está no relacionamento muitas vezes esquecido que definiu a vida de Neymar, sua longa carreira com o pai e empresário.  O pai de Neymar diz que o futebol o tratou injustamente. No entanto, uma vez que ficou claro que Neymar Jr estava destinado à grandeza em campo, ele rapidamente mudou todo o foco para garantir que seu filho evitasse todas e quaisquer armadilhas para as quais ele agora sabia. 

O pai de Neymar obviamente coloca seu filho em primeiro lugar em tudo, mas isso não significa que ele destruiu seu próprio ego a serviço de outra pessoa. Longe disso.

©Netflix

Um dos elementos mais fascinantes de toda a série é esta empresa complicada, NR Sports na qual o pai de Neymar revela ter 215 funcionários trabalhando duro todos os dias, fazendo Deus sabe o que dentro dos escritórios de branding, mídia e gerenciamento do atleta. É nítido perceber alguns olhares dentro das reuniões mostradas, esses olhares que dizem a todos na sala que a cada hora seu trabalho é manter seu filho longe de “más influências” e “corrupção” porque ele é um garoto “muito ingênuo”. 

A relação entre pai e filho foi obviamente mais forte durante o tempo que Neymar jogava no Santos e no Barcelona, ​​mas as filmagens aqui acontecem em Paris e é claro que a relação se estremeceu a ponto de não haver muito os mantendo juntos além dos negócios. Neymar admite que há distância entre eles. Há uma cena dos dois jantando em quartos separados, o espaço entre eles é apenas um arco, mas pode ser milhares de quilômetros em suas mentes.

Há uma obsessão por uma palavra que parece ser muito dirigida a ele: monstro. Neymar claramente não é um monstro. O pior que se pode dizer dele é que é um cara de 30 anos preso na adolescência. Fora de campo, há muito videogame e rolagem no Instagram. Suas entrevistas não são muito reveladoras, e parte disso é porque eles são sempre são interrompidas pela presença constante dos três amigos de Neymar, apelidado de “Os Parças”.

Em certa parte é mostrado o relacionamento com seu filho Davi Lucca, que Neymar diz que não consegue ver com frequência e que corre para os braços de seu pai sempre que o vê, Davi lutando em uma tentativa desesperada de manter Neymar em sua vida pelo tempo que for possível, mesmo que sejam apenas algumas horas a cada dois meses.

©Netflix

Se você for assistir procurando respostas para algumas das maiores perguntas que perseguem Neymar, elas também não estão aqui. Por que ele realmente deixou o Barcelona para o PSG? A resposta mais honesta provavelmente vem de Messi durante sua entrevista. 

“Eu realmente não sei o motivo de sua mudança”, diz Messi com um tom de tristeza enquanto reflete sobre todos os troféus que eles poderiam ter ganhado juntos no Barcelona. “Eu nunca descobri”.

No final, Neymar: O Caos Perfeito é um documentário superficial da vida de Neymar com alguns amigos famosos que apenas arranha a superfície dos problemas que é a vida do astro, mas pouco faz para saciar as dúvidas que o público tem sobre as coisas mais controversas de sua vida ou, porque ele faz o que faz.

Neymar: O Caos Perfeito está disponível na Netflix.

Nota: 2.5/5