Inscryption: Metalinguagem, cartas e mistério

Confesso que nunca fui grande fã de jogos de cartas, por isso,  quando Inscryption começou a causar barulho logo após seu lançamento, não me interessei muito em saber o que nesse jogo causava tanto burburinho. Agora que finalmente joguei só posso dizer que entendo todo o barulho que o jogo causou, e sou muito grata por não ter procurado spoilers.O jogo se descreve como um rogue like com deck building, terror psicológico e até uns elementos de scape game por ali, mas tenha em mente que resumi-ló somente a isso seria um erro, Inscryption é genial demais para ser colocado em caixinhas.

O que é

Inscryption foi lançado em outubro de 2021, apenas para PC em um primeiro momento, agora o jogo também está disponível para Playstation 4, playstation 5, Nintendo Switch,MacOs. Desenvolvido pela Daniel Mullin Games e distribuido pela Devolver Digital, o jogo foi premiado no BAFTA Video Game na categoria Melhor Design, e concorreu também nas categorias melhor jogo e melho propriedade original, além de também ter sido indicado no The Game Awards para melhor jogo indie e melhor sim, também gamou jogo do ano pela Polygon.
Essa review está livre de spoilers da narrativa, e recomendo muito que você não os procure. O trailer do jogo não entrega muito por um motivo. Inclusive, se quiser ir o mais as cegas possível, assista apenas o trailer de lançamento para Nintendo switch, porque o trailer de Playstation dá releva algo bem relevante (mesmo que não pareça nada importante em um primeiro momento).

a ignorancia é uma dadiva

Inscryption leva sua aura de mistério muito a sério, começando que logo no inicio a opção ´´New Game“ está indisponível, você começa o jogo no ´´Continue“. Ao iniciar o jogo você não sabe quem se é ao certo, ou onde exatamente você está, só acorda no breu de uma cabana estranha com olhos desconhecidos bem atentos a você. Esse ser vai ser seu oponente, na verdade, SEUS oponentes. Você só tem um deck e o desejo de entender o que diabos está acontecendo ali.
Tendo em vista as condições em que você acorda, é compreensível que seu Deck seja modesto, com cartas de bichos da floresta, você vai jogando com o que tem e eventualmente otimizando outras, aos poucos você vai conseguindo opções melhores para seu deck, mas nunca sem sacrifícios. A cada ponto feito você ganha uma moeda a seu favor na balança, a cada ponto do adversário, ele ganha. O jogo nunca te deixa ter uma ampla vantagem, você pode estar confortável e em um momento de distração a balança se equilibra e o jogo volta a ficar arriscado para ambos. Os chefes podem ser um pesadelo, e uma boa estratégia pode ser a diferença entre uma gloriosa vitória decidida nos detalhes ou uma morte humilhante.

Alto risco, alto ganho

Lembrando que Inscryption é um rogue like, caso morra você perde suas cartas, e volta para seu deck mais humilde. Na primeira morte fiquei de luto pelas cartas que perdi, mas conforme morria mais e mais, notei que morrer desbloqueia mais cartas. Então aqui a morte não é apenas um recomeço do zero, mas um passo para sua evolução nessa jornada. E como o jogo pode ter tanta certeza de que o jogador vai morrer? Simples: tornando sua vida um inferno em certos momentos. Se você já jogou Metal Gear solid, e lembra do Psycho Mantis lendo ´´sua mente“ e te dizendo quais jogos você jogou? A IA aqui não joga seu histórico na sua cara, mas às vezes parece estar lendo suas cartas e até sua mente. As coisas podem ficar bem apelonas com a IA tendo boas cartas enquanto você tem apenas um esquilo e muita fé, mas nada é mais satisfatório do que ganhar um duelo árduo não é mesmo?
A ambientação é perfeita, independente de qual parte do jogo esteja explorando, o ar macabro permanece, em alguns cenários as coisas parecem frias e perturbadoras, enquanto em outro uma simples imagem aberta pode causar calafrios. Há uma grande variedade de locais pelos quais a história passa, e enquanto o estilo artístico do jogo se diverte brincando com tantas possibilidades, a trilha sonora acompanha tudo com maestria enquanto te deixa de cabelo em pé. A trilha calma e tensa vai te deixando uma pilha de nervos. Joguei usando fones de ouvido e as vezes tive que tirar o fone pra conferir se era o jogo ou meu quarto estava mesmo assombrado.

O veredito

Se você está procurando um jogo para te prender por horas e explodir sua cabeça, você precisa jogar Inscryption. Com um game design de tirar o fôlego, uma história que não te deixa largar o console, plots que vão te esclarecer tudo enquanto complicam mais ainda a situação, e um final simplesmente impossível de prever. Inscryption me ganhou muito em um gênero que normalmente não gosto, e facilmente se tornou o melhor jogo de suspense que já joguei.

Notas:
Gráficos: 5/5
Jogabilidade: 5/5
Diversão: 5/5
Som: 5/5
Geral: 5/5