Análise | | Sakuna: Of Rice and Ruin – A deusa vai à roça

Sakuna

Introdução

Sakuna: Of Rice and Ruin é um dos mais novos títulos desenvolvido pela Edelweiss, um estúdio de duas pessoas. O título foi apresentado como parte da E3 de 2017 e finalmente lançado em Novembro de 2020. Confira abaixo o trailer de lançamento:

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Sakuna, a deusa da colheita…. e da guerra…

Em Sakuna: of Rice and Ruin, controlamos a deusa Sakuna. Sakuna é o fruto do amor da deusa da colheita original, Toyohana, e do deus da guerra, Takeribi. Com a ausência dos pais, e sendo criada por um dos fieis servos do lorde Takeribi, ela se torna uma deusa mimada e com um péssimo complexo de superioridade.

Sakuna e seu fiel companheiro, Tama

Por ser mimada e ter uma grande herança de família, Sakuna nunca teve de se esforçar para nada. Tudo era dado a ela “de bandeja”. Tudo que a pequena deusa sabia fazer era dormir, beber sakê e desdenhar dos demais deuses. Bom, até que um certo evento acontece e ela entra em uma enrascada com as autoridades divinas.

A deusa vai à roça

No universo do jogo, o mundo é dividido em Lowly Realm (Reino Baixo) e Lofty Realm (Reino Alto). O jogo abre com um grupo de humanos andando sem rumo por uma ponte enevoada. Nesse mesmo instante, o grupo é surpreendido por um bandido conhecido por eles, que os ameaça. Nesse mesmo instante de novo, o bandido e o grupo são surpreendidos mais uma vez, só que por uma Sakuna bêbada.

Como era de se esperar, Sakuna causa uma grande confusão. O bandido cai da ponte e os humanos aproveitam para escapar para o reino dos deuses (lofty realm). Com toda a confusão, Sakuna começa a perseguir os humanos, o que resulta na explosão do armazém principal de arroz dos deuses.

O arroz é o item de maior valor no universo do jogo. Como punição por seus descuidos e por destruir todo o estoque de arroz do reino, nossa protagonista é banida para o Lowly Realm. Para poder voltar ao reino dos deuses, Sakuna deve livrar a Ilha dos Demônios de todos os espíritos malignos enquanto produz arroz para se redimir.

Naturalmente, os humanos também foram punidos, devendo ajudar Sakuna a produzir arroz e libertar a ilha.

Metroid + Harvest ²Moon + Okami

Antes de mais nada, Sakuna: Of Rice and Ruin não é um metroidvania, mas é nítida a influência de Metroid nos elementos side scroller em 2.5D.

Sakuna: Of Rice and Ruin apresenta uma bela mistura entre fases de combate e fases de cultivo. Enquanto Sakuna está na ilha, ela deve cultivar arroz, portanto, é necessário executar tarefas da “roça”, como capinar, exterminar ervas daninhas, adubar a terra, colher e refinar o arroz. Estas partes são sempre de um ponto de vista 3D. Essas são as partes mais “harvest moon” do jogo.

Ao longo da jornada, é possível desenvolver técnicas cada vez mais eficientes de plantio, colheita e processamento do arroz. É possível utilizar a mão amiga dos humanos para produzir novas ferramentas que tornam o trabalho mais fácil.

As fases de combate trazem o aspecto 2.5D à tona. Nessas partes Sakuna deve exterminar demônios pela ilha, derrotar chefes e coletar materiais úteis para a casa, alimentação, fabricação de esterco e cosméticos.

Ao longo do jogo é possível desbloquear vários talentos (skills) de combate, que envolvem o uso de enxadas, foices e o manto sagrado. Sakuna pode fatiar, perfurar, espancar, exorcisar, empurrar e arremessar inimigos. De forma geral, o combate é bem simples ao melhor estilo hack´n slash. Porém, um dos pontos negativos do combate é tentar reproduzir alguns comandos comuns a jogos de luta, como defesa e alguns golpes. Essa mistura simplesmente não combinou.

Vale dizer que o estilo “pintado” da arte e do design dos personagens, lembram muito Okami. Okami é um título fantástico no quesito arte, e com Sakuna não é diferente. Além disso, o jogo também se inspira na ambientação e cultura japonesa.

Pontos Negativos

Aqui não há nada agravante para a qualidade de vida do título, porém vale ressaltar que ele teve alguns problemas de bugs. Bugs existem em todos os jogos, porém não podemos ignorá-los. os principais problemas foram em relação ao uso do manto sagrado. Muitas vezes, ao puxar inimigos, Sakuna acabava caindo eternamente pelo cenário ou então ficava presa no ambiente.

Outro ponto que vale a pena mencionar, é que com o tempo o jogo se torna bem repetitivo. Até a metade do jogo, tudo é relativamente novo, porém, a segunda metade recicla os chefes e a maioria das fases. É como rejogar, mas com inimigos um pouco mais difíceis. Para alguns, isso pode se tornar enjoativo e desmotivador.

Conclusão

Sakuna: Of Rice and Ruin é um título com personalidade própria e que se destaca dentre tantos jogos parecidos ou que repetem as mesmas fórmulas de sucesso. O fato do título ter sido desenvolvido por apenas duas pessoas, torna tudo ainda mais impressionante. O jogo tem uma arte linda e com uma boa representação cultural, religiosa e histórica do Japão. A fidelidade dada aos processos de colheita e processamento do arroz são outros pontos fortes do jogo. Para quem gosta de um jogo para relaxar e explorar, Sakuna é uma excelente opção dentre tantos títulos repetidos disponíveis no mercado.

Notas

História – 4/5

Jogabilidade – 4/5

Diversão – 4/5

Arte – 5/5

Trilha Sonora – 5/5

Total – 4,4

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