A sitcom, Abbott Elementary, é uma das melhores comédias do ano, mostrando de maneira divertida, as dificuldades dos professores das escolas públicas que não são brincadeiras.
Sinopse: Uma equipe de documentaristas está gravando a vida de professores que trabalham em escolas sub financiadas. Um dos lugares que eles decidiram documentar é a Willard R. Abbott Elementary School da Filadélfia, uma escola pública predominantemente negra da Filadélfia. As condições na escola são duras e a maioria dos professores não dura mais de dois anos. A professora da segunda série Janine Teagues e o professor de história Jacob Hill são dois dos três professores de um grupo de vinte que passaram de um ano. Eles trabalham com a experiente professora de jardim de infância Barbara Howard, a professora da segunda série Melissa Schemmenti, a diretora da escola insensível Ava Coleman e o recente substituto contratado Gregory Eddie.
Criada por sua estrela, a escritora e atriz Quinta Brunson, Abbott Elementary trabalha conscientemente a mistura de série + documentário, assim como fazia The Office e Parks and Recreation. Os personagens do dia a dia tiram os olhos da câmera capturando seus momentos inoportunos e se explicam em entrevistas paralelas. Mas aqui eles estão cercados por crianças, a ambientação de uma escola primária da Filadélfia, onde os professores trabalham cinco dias por semana e a sala dos professores é, por sua vez, um santuário na hora do almoço.
O corpo discente é quase inteiramente negro, assim como a maioria dos professores. A nossa protagonista Janine é como um fogo de ignição tagarela e otimista, determinada a fazer a diferença mesmo quando todo mundo diz que ela vai piorar as coisas, o que atrai tanto a admiração quanto a raiva de seus colegas de trabalho.
Embora não faça referência à pandemia, a Abbott Elementary reconhece a privação. O orçamento da escola é sombrio e a diretora, Ava Coleman (Janelle James), está mais interessada no seu sucesso pessoal do que em apoiar sua equipe. O episódio inicial traz várias piadas sobre a prática real de professores usando crowdfunding para comprar materiais para a sala de aula. Não é uma má gestão que mantém a escola à beira da falência, mas sim que o sistema foi projetado para operar assim.
A escrita extrai todos os lados da briga diária dos professores. Um novo professor substituto, Gregory Eddie (Tyler James Williams – O Famoso Chris da Record), nem sabe se gosta de ensinar mas é um dos melhores personagens. Ver o pateta professor temporário melhorar sua sala de aula e arranhar sua paixão pela profissão é uma das melhores tramas dessa primeira temporada.
O corpo docente fica frustrado, tem opiniões estranhas e casualmente faz tarefas difíceis para avançar um pouco na trama de cada episódio. A autenticidade do programa se dá pelas crianças que lotam as salas de aula e não são atores, o que torna tudo mais real.
O ritmo é rápido, com interjeições inadequadas ocorrendo em um ritmo acelerado. Brunson é uma criadora que faz tudo, mas não quer um programa de streaming conhecido por seus floreios artísticos. Programas como Abbott Elementary podem trazer um público mais jovem para as redes, enquanto a longo prazo há a possibilidade lucrativa de criar um novo carro chefe que pode acumular várias temporadas.
Abbott Elementary é uma alegria tão consistente quanto ted lasso. Brunson criou uma dinâmica que definirá as temporadas futuras. A dúvida de Janine, por exemplo, se manifesta com seu namorado Tariq (Zack Fox), um aspirante a rapper que ela não pode admitir que a superou.
Para já, esta é uma das melhores surpresas do ano até agora. E esses episódios de 22 minutos são rápidos e concisos numa era atual de dramas longos.
Com sete indicações ao Emmy 2022, Abbott Elementary é uma lição que todos podemos aprender.
Abbott Elementary está disponível na Star+.
Nota: 5/5