A produção de séries nacionais seguem a todo vapor na Netflix, neste ano foram lançados o total de 5 séries originais brasileiras e me atrevo a dizer que Ninguém Tá Olhando é a melhor delas.
Sinopse: Uli, o novato anjo da guarda do Sistema Angelus, fica inconformado com a arbitrariedade das ordens que recebe diariamente. Ele, então, se rebela depois de fazer descobertas chocantes sobre a vida e as forças que governam o mundo.
A nova série brasileira da Netflix mostra como anjos, ops, quero dizer, angelus ajudam e protegem os humanos diariamente sem que sejam notados pelos humanos.
Uli o protagonista, interpretado por Victor Lamoglia, é um angelu que acabou de ser gerado no Distrito 5511 do Sistema Angelus, ao ser apresentado as regras e deveres de um angelu ele começa a questionar a efetividade e do porquê de tanta burocracia nesse sistema.
No primeiro episódio da série, nós vamos acompanhando junto do protagonista as regras e deveres desses seres. Descontente com tantas regras Uli decide subjugar o sistema, e quebrar as regras impostas pelo sistema.
Curioso e inocente, o novato Uli vê os humanos como seres fascinantes, diferente de seus companheiros de trabalho que os acham uns desastrados, nojentos e seres inferiores.
Greta (Júlia Rabello) e Chun (Danilo de Moura), parceiros de Uli não concordam que as regras sejam quebradas, mas ao perceberem que não a punição para seus atos, logo se juntam as loucuras e peripécias do protagonista.
A série é curta e possui um total de 8 episódios divididos em 30 minutos cada, o que facilita a maratona. Em séries mais curtas, às vezes o mesmo formato é repetida várias vezes, mas nessa série brasileira cada episódio se difere um do outro, sendo a originalidade umas das principais características da série.
O ritmo da série chama a atenção logo de início, piadas rápidas e precisas são o que dão um ritmo muito veloz a trama. A composição de elenco com diversos youtubers é acertada, pois estão acostumados com o estilo de humor característico da plataforma, rápido e dinâmico.
A série é uma típica comédia existencialista que apesar de leve, tem milhares de questionamentos no meio da trama. Desde analogias sobre religiosidade ou sobre o sistema burocrático.
Ela faz o público se questionar, porque nós vivemos numa sociedade cheia de regras, será que vale a pena seguir todas elas ?
É muito fácil você se identificar com os personagens, pois cada um possui uma característica própria e muito comum das pessoas. Foi dito numa entrevista pelo diretor da série que cada personagem representa uma característica humana, assim como nosso protagonista que é questionador.
Logo dos primeiros episódios o protagonista Uli se apaixona pela humana Miriam (Kéfera), e esse “amor proibido” é muito bem desenvolvido ao longo dos episódios, a química entre os atores Victor Lamoglia e Kéfera funciona perfeitamente, fazendo o público torcer por um desfecho feliz para o casal.
Além de ótimos diálogos, a série aborda muito tabus de maneira leve e divertida. Há referências atiradas por cada episódio da série, desde Sandy & Junior, ao youtube, uma piada com o filme, Cidade dos Anjos com Nicolas Cage que é citado repetidamente pelos personagens.
A direção da série e do brasileiro Daniel Rezende, que vem se destacando ano após ano no audiovisual brasileiro, esse que é o diretor de Bingo: O Rei das Manhãs e Turma da Mônica: Laços.
O drama da série é aprofundado no penúltimo episódio, mas sempre com o humor entrando nos momentos certos como plano de fundo.
Algumas características de Ninguém tá Olhando se assemelha a outra série com temática parecida: The Good Place, a principal é ser uma série cheia de reviravoltas e com um gancho gigantesco no final, deixando em aberto a possibilidade de 2ª temporada da série.
Resumo da Crítica
Ninguém tá Olhando é uma série de humor rápida e divertida, com algumas inspirações vindas do youtube. Sua originalidade se vê desde o início de sua trama, e mesmo parecendo um humor despretensioso, ela tem muito a falar sobre a sociedade, religiosidade e tantos outros temas importantes nos dias atuais.
Nota Final: 4.5 / 5
A 1ª temporada de Ninguém Tá Olhando está disponível na Netflix.