A Social Comics lançará o segundo episódio da série documental “A Voz das Mulheres nos Quadrinhos Nacionais“ no próximo sábado (6/3).
O documentário faz parte da série “A Importância do Quadrinho Nacional” lançada pela plataforma em 30 de janeiro. O episódio é apresentado por Aline Diniz e Patricia Gomes e conta com a participação de diversas mulheres ligadas ao universo dos quadrinhos.
O segundo episódio será disponibilizado às 15h deste sábado (6/3) no YouTube, Instagram e Facebook da Social Comics, plataforma de HQs digitais. O tema do documentário é a voz das mulheres na nona arte brasileira.
O documentário reúne depoimentos de mais de 20 mulheres, de diversas gerações e com trabalhos voltados para diferentes etapas de construção da HQ, assim como pesquisadoras e jornalistas – todas direto das próprias casas, em respeito aos protocolos de saúde e segurança relacionados à pandemia da Covid-19.
Entre elas, estão Marina Takeda de Sousa, Adriana Melo, Sonia Luyten, Germana Viana, Natália Bridi, Marina Shoji, Lilian Mitsunaga, Helô D’Angelo, Gabriela Güllich, Marília Marz, Ju Loyola, Petra Leão, Thaís Carmo, Marcela Godoy e Gabriela Franco.
O episódio fala sobre o trabalho das pioneiras nas HQs brasileiras, o surgimento de coletivos e eventos criados para reforçar a presença das mulheres, jornalismo e política em quadrinhos, mangás, pluralidade de gêneros, descentralização de narrativas e muito mais.
O Social Comics conta com diversos títulos de mulheres quadrinistas. Remy (Julia Bax), Beladona (Ana Recalde), Holy Avenger (Érica Awano) e os três primeiros capítulos de O Verão do Papa-Angu (Germana Viana) são alguns exemplos. A partir do próximo Dia Internacional da Mulher (8/3), as HQs clássicas da Magali – uma das mais conhecidas personagens femininas da história da nona arte nacional – passarão a ser publicadas na plataforma, desde a primeira edição.