A ênfase do estoicismo “no poder da ação frente ao poder das ideias” fez com que as lições desta corrente filosófica fossem seguidas por personalidades do Vale do Silício, atletas da NBA e da NFL (a liga de futebol americano) e até financistas de Wall Street e artistas. Um dos responsáveis pela propagação destes ensinamentos, que remontam à Antiguidade Clássica, é o palestrante e estrategista Ryan Holiday, autor de best-sellers como O ego é seu inimigo e A quietude é a chave. Em parceria com Stephen Hanselman, ele apresenta o livro A vida dos estoicos, que chega em agosto às lojas pela Intrínseca.
Em tempos de incertezas e turbulências políticas, econômicas e sociais, os autores revelam as histórias de indivíduos que enxergaram no exercício das virtudes atemporais da coragem, da justiça, da temperança e da sabedoria o caminho para uma vida plena. Segundo eles, “os estoicos preocupavam-se em primeiro lugar com a forma com que alguém vivia. As escolhas feitas, as causas que seguiu, os princípios aos quais aderiu ao enfrentar adversidades. Eles se importavam com o que era feito, não com o que era dito”. Organizado em breves biografias que abordam desde os filósofos mais estudados do estoicismo aos menos conhecidos, os 26 textos desta obra lançam luz sobre os hábitos de pessoas que forjaram e viveram essa filosofia.
De Zenão, o profeta, um comerciante falido que fundou uma escola na Ágora ateniense há 23 séculos, a Marco Aurélio, o imperador filósofo, essas figuras formidáveis nos legaram doutrinas que podem ser aplicadas na vida de todos que buscam grandeza e encontram nos exemplos dos filósofos o bom senso necessário para alcançar seus objetivos.
Holiday e Hanselman acreditam que “será trabalho do leitor, após percorrer estas páginas, levar em consideração tais conselhos e lidar com aquilo que Sêneca descreve como o trabalho mais importante para o leitor de filosofia: o ato de transformar palavras em obras. Transformar as lições de vida de homens e mulheres que vieram antes de nós, suas trajetórias e morte, seus sucessos e fracassos, em ações no mundo real”. A dupla mostra como a filosofia estoica é tão urgente hoje quanto no período mais caótico do Império Romano, e como esta é uma obra que pode — e deve — ser consultada sempre.
“Um guia introdutório sobre os líderes da filosofia ética greco-romana. Em uma época em que é difícil se deparar com atitudes nobres na esfera política, este é um lembrete do poder da liderança ética.” — Kirkus Reviews
Autores:
RYAN HOLIDAY é um dos maiores pensadores e escritores contemporâneos que se dedicam à filosofia antiga e a sua aplicação na vida cotidiana. Palestrante, estrategista e autor de best-sellers como O ego é seu inimigo e A quietude é a chave — que alcançou o topo da lista de mais vendidos do The New York Times —, seus livros foram traduzidos para mais de trinta idiomas e lidos por mais de três milhões de pessoas em todo o mundo. Hoje ele vive com a família em um rancho em Austin, Texas, nos Estados Unidos.
TEPHEN HANSELMAN trabalhou por mais de três décadas no mercado editorial como livreiro, editor e agente literário. Formou-se na Harvard Divinity School, onde concluiu um mestrado enquanto também fazia um curso no Departamento de Filosofia. Ele mora com a família em South Orange, Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Dados Técnicos:
Publicação: Intrínseca
Tradução: Alexandre Raposo, Luiz Felipe Fonseca
Páginas: 400
Livro impresso: R$ 59,90
E-book: R$ 39,90