Todos nós sabemos que o estilo shounen é o queridinho de muita gente. E pensando nisso decidi trazer um nome recente que vem fazendo muito sucesso no Japão: Kaiju No. 8! Mas se vocês estão cansados dos clichês, não se preocupem, pois esse mangá foge um pouco à regra! Então, vamos lá?
Sinopse do mangá
Para os que ainda desconhecem, vamos começar com a sinopse. Desenvolvido por Naoya Matsumoto, Kaiju No. 8 se passa em um Japão onde os humanos necessitam conviver, e lutar, contra diversos monstros, bem ao estilo Godzilla. Para isso, foram criadas não apenas equipes de combate e defesa, como também grupos responsáveis pela limpeza e coleta após os combates.
E é em uma dessas tropas de limpeza que conhecemos nosso protagonista. Hibino Kafka sonha em fazer parte da equipe de defesa ao lado de sua amiga de infância, porém há anos falha nos testes. Até que um dia, uma nova amizade, juntamente com um misterioso evento, reacendem as chamas de seu sonho!
Opinião sobre Kaiju No. 8
A sinopse parece entregar um típico shounen do qual já estamos acostumados. No entanto, há algumas características que o tornam diferente e imperdível.
Em primeiro lugar, o enredo. A narrativa é bem construída, repleta de lutas bem coreografadas e comédia na medida certa. Sem falar nos mistérios por trás do poder de Kafka, ainda a serem desvendados. Soma-se esses elementos à dinâmica envolvente entre personagens interessantes e bem utilizados, temos então uma história com potencial para ganhar um bom anime!
Em segundo lugar, como eu já havia comentado, Kaiju No. 8 foge de alguns clichês. A obra não traz o típico protagonista jovem, e sim um homem de 32 anos, com problemas de adulto. Esse diferencial com certeza ajuda na aproximação do público mais velho à obra (e também rende cenas bem divertidas). Além disso, o mangaká resolveu evitar o uso as vezes tão comum de personagens femininas com habilidades mais defensivas e coadjuvantes. Pelo contrário, em Kaiju No. 8 encontramos mulheres extremamente fortes. E sem serem sensualizadas.
Situação do mangá
Por fim, vamos falar de como anda o mangá. A obra se iniciou em Julho de 2020, possuindo até agora 3 volumes e 47 capítulos. Ou seja, não tomará muito tempo para quem deseja começar a ler agora. Infelizmente Kaiju No. 8 ainda não é publicado no Brasil, porém se encontra disponível em inglês no aplicativo Manga Plus (se quiserem saber mais, comento sobre ele e outros apps em outro post).
Fico por aqui com a pergunta de sempre: para quem já conhece, o que acharam de Kaiju No. 8?