Risa Oribe (em kanji 織部 里沙), conhecida pelo nome artístico de LiSA, é uma cantora japonesa, compositora e letrista. A jovem de 30 anos, canta músicas do gênero J-pop e J-rock. Já possui 7 álbuns, 7 singles e vários vídeos clipes.
Em 2008, com apenas 18 anos de idade, criou a banda de “indie” rock, Chucky. Para quem não sabe, o termo “indie” é utilizado para classificar grupos musicais que não tem contratos com gravadoras, ou seja, são bandas independentes.
Risa Oribe (LiSA) com os antigos membros da banda “Chucky”.
Após 3 anos, LiSA decidiu sair do grupo. No mês de junho do mesmo ano, formou a nova banda Love is Same All, em parceria com os membros da “indie”(banda independente), Parking Out. Seu nome LiSA vem justamente do acrônimo de Love is Same All. Antes ela não tinha um nome artístico definido.
Por ser muito talentosa, a cantora japonesa foi quem mais se destacou no grupo, se tornando a cantora prestigiada no mundo todo. Principalmente, por causa de suas músicas presentes em animes. Em 2010, a cantora foi contratada pela produtora Aniplex, sob a gravadora Sony Music Artists.
Assim, LiSA iniciou sua carreira artística em grande estilo, sendo cantora da banda fictícia “Girls Dead Monster”, em Angel Beats! produzido pelo estúdio P.A. Works. A jovem foi escalada para ser uma das duas vocalistas de “Girls Dead Monster”, dando voz a personagem Yui.
LiSA – “My Soul, Your Beats!” Tema de abertura de Angel Beats (2010).
No mês de agosto de 2010, a cantora de j-pop, se apresentou no Animelo Summer Liveem. Em abril de 2011, fez sua estreia solo no lançamento de seu mini álbum Letters to U. O maior destaque foi a canção “Believe in Myself”, escrita pela própria cantora. As outras músicas, tiveram composição de outros artistas.
Canção “Believe in Myself”, escrita pela própria LiSA (2011).
Diante de todo o sucesso e de ter conseguido chegar ao topo, em novembro do mesmo ano, a garota foi convidada para se apresentar no maior evento de cultura pop e animes do Leste Asiático: Anime Festival Ásia.
Álbum Letters to U – LiSA (2011).
Por causa de todo seu talento e de ser extremamente popular no Japão, Risa Oribe cantou temas de openings e endings (aberturas e encerramentos), em diversos animes famosos. O seu primeiro single como cantora solo, “Oath Sign”, por exemplo, foi escolhida para ser a abertura de Fate Zero.
LiSA – “Oath Sign”, opening 1 de Fate Zero (2011).
Em 2012, o single “Crossing Field”, foi usado como opening de Sword Ar Online. Por causa de sua performance, a obra fez um incrível sucesso, tanto que a jovem cantou duas endings para a franquia SAO, que são “Shirushi” e “No More Time Machine”.
Single “Crossing Field” de LiSA, em Sword Art Online – Opening 1 (2012).
LiSA – “Shirushi”. 3ª ending de Sword Art Online II: Arco Phantom Bullet (2014).
LiSA – “No More Time Machine”, em Sword Art Online II: Arco Calibur (2014).
No ano de 2015, lançou o álbum Emply MERMAID. O ano de 2017 é considerado um dos melhores anos para a carreira da jovem. A artista cantou “Catch the Moment”, que foi tema de Sword Art Online the Movie – Ordinal Scale. Segundo filme da franquia de Sword Art Online.
Álbum Emply MERMAID (2015).
LiSA “Catch the Moment”, tema de Sword Art Online the Movie – Ordinal Scale (2017).
Risa Oribe ainda produziu singles para outros animes, como Boku no Hero (My Hero Academia), com a canção “Datte Atashi no Hero”, segundo encerramento do anime. E a canção “Ash”, como abertura da segunda parte de Fate Apocrypha. Ainda no mesmo ano, LiSA lançou seu sétimo álbum, Little Devil Parade.
LiSA – “Ash”, segunda opening de Fate Apocrypha (2017).
Álbum Little Devil Parade (2017).
Depois de passar um tempo sem lançar álbuns, nem produzir outras canções, a cantora japonesa volta com tudo em 2019. Com o sucesso de Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer), LiSA canta o single “Gurenge”, que foi escolhida como abertura deste lindo anime.
Música “Gurenge” de LiSA, na opening de Demon Slayer (2019).
A garota realmente é incrível. Você também pode ouvir as músicas de LiSA, no canal oficial do Youtube, que está disponível no link, abaixo:
Canal Oficial:
https://www.youtube.com/channel/UCqEfdEvLG5oQWNYlDQrGlKw/featured
E aí? Gostaram da matéria: