Olá jovens do NSV-Mundo Geek, aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre a cultura japonesa. Desta vez iremos tratar sobre uma lenda muito conhecida no Japão através dos Origamis. Estão preparados? Então venham comigo!
A origem dos Origamis
O Origami é uma técnica de dobradura com papéis que surgiu no Japão durante o século VI, que mais tarde veio a se espalhar pelo mundo todo. Os Origamis podem ter um significado para cada dobradura feita. E é de uma delas que surgiu a mais bela lenda dos Origamis, a lenda das 1000 garças.
Tsuru
O Tsuru é uma garça que é feita a partir de dobraduras de Origami. Essa arte inspira várias lendas, crenças e contos espalhados pelo oriente. Acredita-se que o símbolo da paz e saúde percorre por essa arte transmitida no Tsuru. Tanto que essa dobradura é tratada como o símbolo tradicional da arte japonesa.
Essa dobradura deu origem a uma das maiores e mais tristes contos japoneses, baseado em um acontecimento real, após o fim da segunda guerra mundial.
Sadako e os 1000 Tsuru’s
Tudo começa com uma menina de dois anos, chamada Sadako Sasaki, após a queda da bomba americana atirada em 1945 no confronto da Segunda Guerra Mundial, que levou a derrota máxima do império japonês. Embora Sadako vivesse a 2 quilômetros do epicentro atingido pela bomba atômica, chuvas negras (chuvas radioativas) acabaram por acertar todo o seu corpo e de sua família.
Sadako havia crescido feliz e com muita saúde mesmo após 4 anos do incidente, ingressou nos estudos e viveu uma vida normal de estudante. A jovem tinha vários sonhos para o seu futuro e mais do que ninguém, esbanjava felicidade por onde passava.
Contudo, aos 12 anos, em janeiro de 1955, Sadako teve uma recaída durante a aula e foi hospitalizada por tonturas e forte enxaqueca. Depois de alguns dias, manchas escuras nasceram por todo o seu corpo. O diagnóstico apresentava um estado avançado de Leucemia, uma consequência gerada pelas reações químicas de anos atrás, da explosão de Hiroshima em 1945.
Sabendo que teria apenas mais 1 ano de vida, após ser internada, em agosto do mesmo ano, uma amiga veio lhe fazer uma visita levando um Tsuru (garça) em dobradura de papel. A amiga havia lhe contado a lenda das 1000 garças e que a junção delas, simboliza um pedido de saúde e paz interior.
Comovida pela história, Sadako e sua família passaram a tentar completar 1000 dobraduras de Tsuru’s como desejo final da garota. Infelizmente sua doença avançava gradativamente e de uma maneira muito rápida. Cada dia que se passava era mais dolorido e mais lento para Sadako continuar com o seu último objetivo.
E então, faltando poucos Tsurus de completar os tão desejados 1000… Sadako não suportou e veio a falecer segurando um Tsuru em suas pequenas mãos. Tocados pelo seu desejo, os amigos e familiares terminaram as 1000 garças e enterraram junto com o corpo da menina, para que ela pudesse ir em paz.
Mais tarde essa história ficou conhecida por todo o Japão. Inspirados por sua coragem, força e determinação, resolveram construir um monumento histórico em homenagem a Sadako e os 1000 Tsuru’s, usando dinheiro doado por instituições, escolas e afins. O monumento foi erguido no dia das crianças, em 05 de maio de 1958, e dado o nome de “Monumento das Crianças à Paz” que também mais tarde, foi conhecido como “a Torre dos Tsurus”
Até hoje, essa história é carregada por todo o Japão e dificilmente você irá encontrar algum japonês que não conheça essa história. Quando alguém está muito mal de saúde e a beira da morte, seus familiares e amigos juntam 1000 dobraduras de Tsuru, para desejar uma boa recuperação e paz em seu coração.
Gostaram do Texto? Então comente aqui em baixo! Eu, Vulpixs, vou ficando por aqui e até a semana que vem!