Se você é leigo no assunto deve estar se pergutando, o que diabos é dorama? E eu venho aqui lhes dar uma resposta, doramas nada mais são do que as novelas ásiaticas. Muita gente quando se fala em Live-Action, mas mal sabem que muitos mangás estão nesse outro formato e fazem grande sucesso.
O termo “Dorama” na verdade veio para o ocidente assim pois, os japoneses tem dificuldade em falar sílabas como “bra”, “fra”, “cra” e ao invés de pronunciarem dramas, eles pronunciavam algo como “durama”, e agora a maioria chama por esse nome.
Apesar de estarem espalhados pela Ásia, hoje vamos falar das versões japonesas.
Gokusen
Sinopse: Kumiko Yamaguchi, a nova professora contratada para dar aula a essa classe na verdade é a filha do chefão da máfia. Mas, ao invés, de escolher o caminho fácil e tacar o terror na pirralhada, ela decide, do seu jeito controlar esse bando de baderneiros e retirar o verdadeiro potêncial deles. Um desses alunos chama-se Sawada Shin é filho de um policial, e depois de perceber a força e energia de sua professora passa a ter uma grande admiração e respeito por ela. A história se desenrola mostrando o relacionamento de Yankumi, a turma e Sawada Shin.
Um dorama que traz muita comédia, mais também muitos ensinamentos. Traz questionamentos e vivências que nos identificamos, pois já passamos por isso na época de colégio.
Gokusen é um mangá de Morimoto Kozueko, contém 15 volumes e mais três capítulos especiais.
No elenco temos Yukie Nakama (Sadako de Yamamura, RING 0) como Kumiko Yamaguchi, Jun Matsumoto como Shin Saawada e Shun Oguri como Haruhiko Uchiyama (Uchi).
NODAME CANTABILE
Sinopse: Nodame Cantabile conta a história de uma peculiar, despreocupada, porém extramente talentosa pianista chamada Megumi Noda (ou Nodame) que tem sua vida e até mesmo, seus conceitos de vida mudado ápos conhecer o gênio da sua faculdade Shinichi Chiaki, que tem o sonho de se tornar um grande maestro, mas por um trauma de infância não pode mais viajar.
O anime que a OST está até hoje em meu celular com todas as interpretações do anime e do dorama. Uma obra fantástica, com personagens carismáticos e que vai te fazer amar música clássica assim como eu.
Baseado em um mangá de mesmo nome, criado pela Tomoko Ninomiya, serializado pela Kodansha e recebeu o Kodansha Manga Award 2004 como melhor shōjo manga.
O elenco conta com Juri Ueno como Nodame, Hiroshi Tamaki como Chiaki e Eita Nagayama como Ryutaro Mine.
SHIBATORA
Sinopse: A história segue Taketora Shibata, um policial novato e aparentemente vulnerável, mas que na verdade é um detetive policial especialista em kendo que tem a habilidade de ver as “mãos da morte” em torno das pessoas que correm perigo.
Apesar de não ser um dorama tão conhecido pelo grande público, afinal, eu mesma conheci procurando mais trabalhos do Teppei Koike, é realmente muito bom, um ótimo suspense policial para quem quer sair das comédias românticas.
Baseado no mangá de Shin Kibayashi e serializado pela Kodansha de 2006 à 2009.
No elenco temos Teppei Koike (Otani em Lovely Complex) como Taketora Shibata, Suzuka Ohgo (Chiyo Sakamoto em Memorias de uma Gueixa) como Mizuki Hosho e Naohito Fujiki (Seiji Takayama na versão americana de Good Doctor) como Kojiro Fujiki.
Mischievous Kiss: Love in Tokyo – 2013 (Itazura na Kiss)
Sinopse: Itazura na Kiss conta a história de Kotoko Aihara que o que tem de gente boa tem de tapada, ela é a menina legal. Porém, burrinha que se apaixona pelo estudante mais bonito e inteligente da escola Naoki Irie, que rejeita a declaração de Kotoko logo de cara. Mas quando o fio do amor nos uni nada nos separa, então o destino dá um jeitinho de deixá-los mais juntos do que eles jamais esperavam.
Clichê? Claro, mas vale lembrar que o mangá de itazura na kiss foi serializado em outubro de 1991, então isso é mais do que normal. A pedida certa para quem procura aquela tradicional história da menina rejeitada que depois acaba por conquistar o coração do cara de seus sonhos.
O sucesso da obra foi tão grande que ganhou um dorama em 1996. Infelizmente sua autora veio a falecer antes de terminar sua obra, então os doramas e anime posteriores tiveram que decidir o final da história de amor entre Kotoko e Irie.
Nessa versão de 2013 o elenco conta com Miki Honoka como Aihara Kotoko, Yuki Furukawa (Satoru Fujinuma em erased) como Irie Naoki e Yuki Yamada como Ikezawa Kinnosuke (Gokai Azul em Super Sentai 2012).
Ele está disponível para assistir na Netflix e no Crunchyroll.
Hana Yori Dango
Sinopse: Ele segue a história de Makino Tsukushi, uma garota de família pobre que após uma série de fatos acaba indo parar na escola mais prestigiada do Japão, aonde só os mais ricos entre os ricos vão estudar. Essa escola é comandada pelos 4 mais poderosos entre todos os estudantes principalmente Tsukasa Doumyouji , eles são conhecidos como o F4, e quem recebe seu cartão vermelho tem até mesmo a vida em risco e a vida de nossa querida Makino vira de cabeça para baixo após receber exatamente esse cartão.
Essa versão é com certeza a minha favorita entre as adaptações de hana yori dango, Makino é uma ótima heróina que em seus primeiros momentos com Tsukasa da um lindo murro na cara dele para largar de ser ótario.
O mangá foi escrito por Yoko Kamio, e publicada entre 1992 e 2003. E é considerado o mangá shoujo (para meninas) mais vendido no Japão. O nome vem do provérbio japonês “preferir doces a flores”, que significa preferir coisas úteis (no caso dango que é um doce) a coisas românticas como rosas.
No elenco temos Mao Inoue como Makino Tsukushi, Jun Matsumoto (Shin Sawada em Gokusen) como Tsukasa Doumyouji e Shun Oguri (Gintoki Sakata em Gintama) como Rui Hanazawa.