Sim, duelistas de todo o Brasil chegou o nosso momento. Você que não aguentava mais o modelo Duel-Links e queria um joguinho para se prender novamente ao mundo de cartinhas de monstros. E ainda que (quase) totalmente de graça, chegou o Yu-Gi-Oh! Master Duel e é sobre essa belezinha que falaremos hoje!
Então já sabe né? É HORA, DO DUELO!
Antes de qualquer tipo de análise sobre Yu-Gi-Oh! Master Duel, precisamos dar um contexto. O jogo era para ter sido lançado em meados de 2021, mas como muitos outros jogos, acabou sofrendo com um adiamento e foi lançado de fato no último dia 19 de janeiro gratuitamente para tudo o que você possa imaginar: PC, PS4 e PS5, Xbox Series X/S, Xbox One e Nintendo Switch. Além disso, ainda jogadores de versão IOS e Android terão que esperar mais um pouquinho, pois o jogo chegará em breve.
Dito tudo isso, Yu-Gi-Oh! Master Duel é um jogo baseado no card game de monstros de duelo da Konami e diversas versões do anime com jeitos diferentes de se jogar as cartinhas fazem “barulho” até os dias atuais (para mim, acabou tudo em GX e é isso).
Jogabilidade
O game é dividido em dois modos para você começar a jogar, o online e o modo solo. A diferença de um para o outro é bem simples, como você pode imaginar. No mundo online de Yu-Gi-Oh! MD, você batalha contra duelistas de todo o mundo e de outras plataformas para subir até o topo mais alto da platina.
No modo solo, você tem histórias a serem contadas sobre os arquétipos dos decks, como eles funcionam e recompensas para ir montando um deck legal para você. O modo solo, ele é de forma oculta um tutorial e uma arena de prática para você além de conhecer os decks do jogo, ver se o seu deck está rodando bem para eventualmente você se sentir pronto para ir ao modo online.
Talvez esse seja o maior trunfo desse modo inclusive. Você mexe e remexe no seu deck, testa ele no modo solo, ganha decks estruturais conforme avança, gemas para abrir mais pacotes e entendimento sobre o que mais importa nesse jogo, o seu deck.
Como assim entendimento do meu deck, Luiz?
Olha, ai é o que eu falei no título desse texto, o Master Duel é um jogo de tentativa e erro para aqueles que não sabem exatamente como começar no jogo. Sim, existem jogadores que entendem de regras e os principais decks que estão em evidência dentro do meta do TCG e o OCG (basicamente a diferença entre um e o outro aqui, é que o TCG é um Yu-Gi-Oh! Jogado de um jeito um pouco diferente no mundo todo do que o praticado apenas no Japão, que é o caso do OCG).
Então, você vai apanhar muitas e muitas vezes no modo online e no solo para chegar ao um deck gostosin. Tipo eu que não tem um dia sequer que eu não mexa no meu deck de Dragão Branco de Olhos Azuis (sim, eu sei que ele não é meta, mas tô subindo no ranking de vagar, katzo, num enche! Hahaha)
Portanto, se você é iniciante e ou já começou e tá perdido no meio de decks como Bestas Selvagens, Dryton, Eldrich e por aí vai, procure ler com calma as cartas que você tem no seu deck.
Gráficos & Som
Graficamente, Yu-Gi-Oh! Master Duel é um show de bola, toda a estrutura que foi criada para entrar em duelos, os detalhes do cenário se destruindo (confesso que queria mais destruição) a reação dos seus companheiros que ficam do lado do seu deck, são muito bem feitas.
Ainda nos gráficos, eu não sei se já tem, se tiver me avisem nos comentários como posso fazer, mas eu queria ver a ilustração das cartas quando eles são invocadas, algo bem no tipo Duel Links mesmo, sabe? Talvez possa ser uma atualização para o futuro.
Sons, são aceitáveis. Quando eu digo sons, eu tô falando especialmente nos momentos de batalha que elas começam de um jeito, mudam após você chegar aos 3k de life points e depois sofrer ataques que finalizam o duelo. Músicas mudam também quando você invoca um bicho brabo em campo, como exemplo o Dragão Branco de Olhos Azuis, dá um peso a mais no negócio.
Pooooor fim, vamos as considerações finais.
Luiz, vale a pena jogar Yu-Gi-Oh! Master Duel?
Olha meu povo, vale muito a pena. Tive uma grata surpresa com esse jogo, e estou me divertindo todo dia. Não vou mentir, muitas vezes é frustrante a sensação de você perder um duelo que a pessoa invoca três bichos em campo, faz um combo interminável e acaba com você com um golpe de um monstro de 8000 de ataque que ela combou tudo em uma rodada e te destruiu. Muitas vezes é desanimador e pode ser para muitos e assim largarem o jogo brevemente.
Porém, eu não sei o que foi prometido pela Konami para as próximas atualizações, se virá uma ban list, se haverá uma ranqueada só para quem joga o TCG e outra para o OCG, não sei quais decks vão continuar meta e outros que vão entrar no topo, só sei que, é um jogo muito novo, que a Konami precisa manter os jogadores ativos nele.
Coisa muito importante!! Se você é novo, não tenha medo de gastar suas gemas (a moeda do jogo) em packs de iniciante, tem muita carta boa que você vai pegar lá, bem como no Modo Solo, que apesar de não serem cartas perfeitas nos dias atuais, vai ajudar muita gente a começar um deck rodável.
Mas, num combo em geral, estou muito feliz. Fuçar no seu deck até ver que as jogadas começam a fazer sentido, você fazer as coisas no automático na sua cabeça e claro, contando SEMPRE com o Coração das Cartas faz o jogo ser muito legal! Sou um grande entusiasta da franquia Yu-Gi-Oh!, e sempre quis um jogo como Yu-Gi-Oh! Master Duel, se ele vai continuar a ser o jogo que eu sempre sonhei, ai só o tempo dirá! Até aqui, obrigado Konami.