Antes de me interessar pelos jogos, a leitura era meu passatempo favorito, talvez meu gosto por games com histórias cativantes e amarradinhas venha dessa época. E como entusiasta de um bom conto, é claro que “ What remains of Edith Finch” se tornou um dos meus jogos favoritos assim que o joguei anos atrás, e é um pecado que eu ainda não tenha falado dele para vocês!
O que é
What Remains of Edith Finch é um jogo com toques de drama e suspense, desenvolvido pela Giant Sparrow e publicado pela Annapurna Interactive. Lançado em 2017 para PlayStation 4, PC e Xbox One. Em 2019 o jogo chegou ao Nintendo Switch.
Essa história fantástica começa em um barco, você tem em suas mãos o diário de Edith Finch, uma mulher cuja família parece sofrer de alguma maldição: com exceção de um membro por geração, todos morrem ainda jovens, às vezes, muito jovens, e de formas inusitadas. O diário de Edith nos leva a sua história, a casa da família, e as histórias e quartos de seus parentes, com uma perspectiva única para cada membro da família. O constante clima de que há algo errado, a apreensão por cada novo integrante da família apresentado, o desejo de entender o que está acontecendo, e todos os aspectos do jogo criando uma imersão diferente de tudo que já vi torna What remains of Edith Finch um jogo inesquecível.
Quem não conhece seu passado…
Esse não é um jogo sobre explorar ou salvar essas pessoas. Como nossa história vem do diário de Edith, os fatos já aconteceram, e nós só vamos descobrir e reviver cada um deles, não temos como alterar a história, aqui nós vamos aos poucos aprendendo sobre Edith, e vivendo um pouco da vida dela e de seus parentes, sempre tentando entender o que vem acontecendo com todos, e por que?
A vida por outros olhos
Ao ser apresentado a um novo parente, você vive um pouco com a perspectiva daquela pessoa, e como sua morte aconteceu. A forma como o jogo retrata a visão de cada parente é muito única e distinta, às vezes passando por algo mais lúdico, em outras algo mais real e visceral, a visão de mundo de um adulto sendo completamente diferente da criança. Eu adoraria trazer vários exemplos, mas qualquer detalhe a mais aqui pode ser um spoiler e esse é o tipo de jogo que quanto menos você sabe antes de jogar, melhor
As vozes de Edith
A história já é muito cativante e te prende facilmente, mas o jogo ainda tem seus gráficos fantásticos para ajudar em sua narração,além de muitos simbolismos aqui e ali nos cenários, as diferenças de perspectivas, e os detalhes com cada história são notáveis e enriquecem muito toda sua experiência, é como se Edith falasse com o jogador a cada detalhe da trama. Além disso, temos a narração que está no tom correto, de um olhar de fora que está descobrindo tudo isso agora, junto conosco. A trilha sonora também não fica para trás, sendo outro ponto alto do jogo.
O veredito
What remains of Edith Finch é um jogo diferente de tudo que você já jogou. Com um enredo envolvente e ambientação única, é muito difícil não se apegar a essa história e seus personagens. Mesmo começando sua aventura como alguém distante de toda essa loucura, garanto que você sentirá a dor deles ao fim de sua jornada.