Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown: De volta aos ringues!

Virtua Fighter

Quando o assunto é “Jogo de luta Clássico”, qual o primeiro título ou série de títulos que vêm à sua cabeça?

Por mais que essa resposta dependa da vivência e experiência de cada um, ainda sim não é difícil imaginar algumas dão várias respostas possíveis, como Street Fighter 2, que foi um jogo de luta revolucionário para a época, e consagrou o nome dos World Warriors até os dias de hoje, a série The King Of Fighters, que trouxe uma ótima jogabilidade atrelada a um bom elenco de personagens, e uma história que é lembrada por fãs até hoje, mas não foram somente jogos japoneses que marcaram os jogadores de jogos de luta no passado, já que Mortal Kombat veio também para mostrar não só um jogo mais realista, como também bem mais violento do que todos estavam acostumados! E para que se prender ao mundo dos jogos 2D? Já que outro título clássico foi Tekken, que veio uma história bem única e envolvente sobre a conturbada família Mishima! E não podemos deixar de citar o jogo de luta 3D que veio antes do título da Namco, Virtua Fighter, que surpreendeu todos os entusiastas de jogos e tecnologia na época.

Sim, todos esses nomes são dignos de sua alcunha de “Clássicos”, marcando gerações de jogadores e conquistando fãs pelo mundo todo, porém, acredito que dos nomes citados aqui, Virtua Fighter tem algo de diferente em comparação com os outros, ele aparentemente foi esquecido com o passar do tempo, o’que pode parecer até mesmo estranho para alguns, principalmente pela sua importância aos jogos de luta e para a indústria dos Games como conhecemos hoje!

Talvez jogadores mais jovens não conheçam esse nome, mas Virtua Fighter é uma série de jogos da Sega, que desde o seu primeiro título, lançado em 1993, chamou a atenção de muitos, principalmente pelas suas inovações que eram impressionantes para sua época e a sua jogabilidade única, que foi um diferencial bem chamativo em comparação aos outros jogos de luta.

E então, conforme os anos foram passando, foram lançadas várias sequências para o jogo, sempre melhorando seu visual, e refinando sua jogabilidade. Só que, conforme o tempo passava, Virtua Fighter, mesmo sendo uma boa série de jogos de luta, acabou perdendo espaço em comparação aos outros jogos do mercado, e desde seu último jogo, Virtua Fighter 5, que havia sido lançado originalmente em 2006, a franquia realmente tinha sumido do cenário de jogos, com nenhum anúncio novo, e com seus personagens aparecendo somente em participações especiais em outros jogos, e parecia que realmente a franquia e seus personagens iriam acabar assim, esquecidos no tempo.

Mas felizmente esse não é mais o caso, já que nesse ano de 2021, surpreendendo os fãs da série e da Sega, Virtua Fighter 5 recebeu uma nova edição para os consoles da atual geração, com o subtítulo Ultimate Showdown, e com a parceria do estúdio Ryu Ga Gotoku (estúdio por trás da série Yakuza e Judgement), agora a série possui uma nova oportunidade de brilhar, com novo visual, melhorias, e até mesmo novidades, sendo um título que é convidativo tanto aos fãs da série, como os novatos que a irão conhecê-la agora, mas, será que esse relançamento realmente valeu a pena? Ou será que Virtua Fighter realmente deveria ter sido esquecido? Venha descobrir agora! Na nossa análise de Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown.

Narrativa

Ryu?!

Bom, para quem não conhece a série, pode parecer estranha essa afirmação à primeira vista mas, diferente de outros jogos de luta hoje em dia, Virtua Fighter não conta em si uma história, por mais que de fato, exista sim uma narrativa que dê contexto a série e a seus jogos.

A jogo conta a história de diversos lutadores de várias partes do mundo que lutam o torneio Virtua Fighter, sendo os responsáveis deste torneio a Judgement Six (ou como é mais conhecida, J6), uma organização criminosa formada por homens de grande influência e poder que querem dominar o mundo.

Cada um dos lutadores possuem motivos diferentes para participar dos torneios, que diferem entre motivos pessoais, pela relação entre outros personagens, por algum envolvimento ou conflito contra a J6, ou até mesmo sendo contratados por eles, cada um possui um motivo diferente para participar e lutar.

Neste torneio, agora 17 participantes foram convidados, sendo os principais planos da J6 descobrir quem é o traidor da organização, que atrapalhou seus planos no jogo anterior, e testar o seu novo modelo Dural, que foi reconstruído após a sua destruição no torneio anterior e melhorado com os dados dos novos lutadores.

Por mais que, de fato os eventos deste Virtua Fighter sejam consequências do jogo anterior, você não precisa se preocupar e pode entrar de cabeça aqui, já que, como eu disse anteriormente, a história é mais um contexto sobre o que ocorre por trás dos torneios (sendo que essa história nem mesmo é contada no jogo), ou seja, você não precisa ter conhecimento prévio nenhum aqui!

Bom, mas se por um lado não há muito que se falar sobre a história, vamos para um dos maiores destaques de Virtua Fighter, e aqui com certeza tem do que falar!

Jogabilidade

Please Select your Character

A jogabilidade de Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown, assim como os jogos anteriores da série giram em torno de três botões, Punch (Soco), Kick (Chute), e Guard (Guarda, ou Bloqueio),  que atrelados ao uso dos direcionais, tornam esse um sistema um que, por mais que aparente ser simples, tem muito a oferecer!

Cada personagem do jogo possui diversos combos e movimentos ofensivos diferentes dependendo da sequência de botões, possibilitando diversas sequências de socos, chutes, e até mesmo misturando os dois tipos de ofensiva, sendo possível fazer sequências que não são só estilosas, mas bem eficientes. Mas para realizar essas técnicas é necessário entender também o uso dos direcionais. Aqui, os direcionais realizam uma função fundamental para direcionar como e qual será seu ataque, sendo as combinações mais eficientes e chamativas aquelas que exigem precisão do jogador, e também do personagem. 

Por exemplo, dependendo do personagem ou da sequência de ataques, um chute baixo pode virar uma rasteira, ou até mesmo um soco para frente pode resultar em uma investida, e até mesmo o botão de bloqueio pode realizar outras funções, como por exemplo, se pressionado com um direcional ou junto de um botão de soco ou chute, pode mudar a posição do personagem, algo que em si abre um outros leque para desferir outros ataques diferentes.

Não sei se ficou muito claro, mas oque eu quero dizer é que, não só quais os botões de ataque são importantes, mas também a direção deles e como o personagem se movimenta, que diferem dependendo do personagem que você está jogando.

Na verdade, esse é outro ponto muito importante, cada personagem não só é bem único, como cada um possui um estilo de luta único, sendo a maioria possuindo como base artes marciais reais, tornando cada um bem diferente, já que, todos os estilos de luta possuem bastante profundidade, tornando assim o aprendizado e conhecimento de cada um deles algo bem divertido.

Em suma, a jogabilidade de Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown é uma que, mesmo sendo um pouco diferente da de outros jogos de luta hoje em dia, é bem competente, profunda, e divertida, valendo a pena conhecer e aprender a jogar.

Trilha sonora

Virtua Fighter

A trilha sonora de Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown não só se encaixa bem, como também é bem marcante, e isso é bom, sendo esse um destaque que é padrão na série.

As faixas seguem o estilo Instrumental, com algumas faixas mais voltadas para o Rock e outras mais para Eletrônica, mas que são bem distintas entre si. Um destaque na verdade das músicas é em relação às arenas e cenários do jogo é que, como cada arena é atrelada a um personagem, as músicas temas são referentes a eles, e representam bem o estilo e personalidade de cada um deles, e isso é sim um toque legal.

No geral, a música de Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown é boa e bem feita, servindo muito bem para o título.

 Visual

Dojo

Agora, um dos maiores destaques e diferenciais de Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown, principalmente em comparação com as outras versões do jogo são o seu visual.

O visual do jogo, em comparação às suas versões anteriores foi praticamente todo repaginado, e isso não só para se adequar a atual geração, como também para o diferenciar de suas versões anteriores. 

A nova aparência do título, além de atualizar ele, também o revigora, e isso graças ao estúdio Ryu Ga Gotoku que participou desta vez, e realmente, até mesmo se você comparar as versões anteriores dos personagens com essa nova, alguns possuem até mesmo diferenças bem notáveis, mas nada que seja muito radical ou que cause estranheza a quem já conhecia a série anteriormente.

Um destaque aqui que eu dou, e seria bem difícil não dar é em relação aos cenários e arenas, que foram retrabalhados, e todos sem exceção ficaram muito bonitos, cheios de cores e detalhes, que unidos a um bom trabalho de iluminação e reflexo, tornam eles belíssimos.

Em suma, o visual do título não decepciona, e pelo contrário, é muito bem feito, podendo ser apreciado tanto pelos jogadores novos quanto pelos veteranos da série.

Positivos VS Negativos

Virtua Fighter 5

Agora vamos aos pontos que podem desagradar a alguns jogadores.

Na verdade, acredito que aqui só há um ponto principal que pode incomodar os jogadores, a falta de “mais”.

Hoje em dia os jogos de luta, além de virem com um bom sistema de luta, um bom modo Online, e uma boa sala de Tutorial, treino, e desafios de Combos trazem em seus títulos modos de história e campanha, desbloqueáveis, e até mesmo outros modos bônus dependendo de qual jogo estamos falando, ou seja, em comparação, isso torna o pacote de Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown um bem competente e interessante, mas raso se comparado com os outros jogos de luta da concorrência. Um exemplo que demonstra bem isso é o fato de que, mesmo o jogo possuindo um modo Arcade, não há alguns detalhes como uma campanha para cada personagem ou algum desbloqueável, algo que é raro de se ver em outros jogos de luta atuais.

Isso é algo que eu entendo e reconheço que em si não é culpa do jogo, e nem mesmo é um problema em si, mas acredito que em um cenário em que os jogos de luta vem trazendo produtos mais completos e com cada vez mais modos, desbloqueáveis e etc, Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown pode deixar a desejar para alguns jogadores, principalmente os novatos que estão conhecendo a série agora, e tendo como base outras séries de jogos de luta.

Outros destaques

Virtua Fighter 1

Vale notar que, além do jogo, é possível adquirir o Legendary Pack, DLC que traz músicas dos jogos anteriores, diversos itens de customização, conjunto de roupas para os personagens, carimbos (Stickers) para utilizar no modo Online, e também opções que fazem homenagem ao primeiro Virtua Fighter, como modelos dos personagens, cenários, e até mesmo interface inspiradas no primeiro jogo.

Conclusão

Virtua Fighter

Depois de muitos anos de hiato e dos fãs esperando um retorno para a série, acredito que esse jogo, mesmo não sendo um “Virtua Fighter 6”, traz muito bem a série para a atual geração, sendo um ótimo retorno para a série, e com certeza melhor versão de um dos melhores títulos de Virtua Fighter.

Se você não conhece Virtua Fighter, mas tem interesse em ir atrás, seja pelo seu legado na história dos Games, ou com o intuito de conhecer um bom jogo de luta, eu altamente recomendo. Mesmo que de fato o título não traga tanta diversidade de conteúdo como as outras séries de jogos de luta que rodeiam o cenário, ainda acredito que vale a pena checar e se divertir.

Nota

Gráficos: 4

Jogabilidade: 5

Diversão: 5

Som: 4

Narrativa:  2

Geral: 4