UNDER NIGHT IN BIRTH Exe: Late [cl-r] Único e diferente, mas vale a pena conhecer?

UNDER NIGHT IN BIRTH Exe: Late [cl-r] é a edição mais recente da série UNDER NIGHT, que é uma empreitada que começou lá por volta de 2012, com o lançamento do primeiro jogo o UNDER NIGHT IN BIRTH (Sem o “Exe blá blá blá”) um jogo de arcade que foi desenvolvido pela French-Bread, Ecole System e pela Arc System Works (Sim, a mesma de Guilty Gear, Dragon Ball Fighter Z, e muitas outras), e publicada pela Aksys Games, responsável pela publicação de títulos aclamados como a série BlazBlue

© FRENCH-BREAD / ARC SYSTEM WORKS

O jogo

UNDER NIGHT IN BIRTH Exe: Late [cl-r] é um jogo de luta e um jogo visual novel, que conta história de Hyde Kido, um jovem estudante que, devido a acontecimentos do destino, se vê responsável pela Insulator, uma espada super poderosa que dá poderes a ele para enfrentar as criaturas da noite e outros adversários, em uma noite misteriosa e sombria, a Hollow Night.

Nessa jornada noturna, ele terá a companhia de Linne, uma jovem que sabe muito bem sobre essa noite misteriosa, e Waldstein, um homem enorme e que possui uma força fora do comum e acompanha os dois protagonistas.

Essa é praticamente a premissa básica da história (evitando ao máximo spoiler, claro). Mas como você acompanha essa história no jogo? Tem um modo campanha? Arcade?

© FRENCH-BREAD / ARC SYSTEM WORKS

Arcade

O modo Arcade é bem aquilo que se espera. Uma história que você acompanha dependendo do personagem que você seleciona. Encontrando vários adversários, rivais com quem haverão interações, e um chefe final. Até aí nada demais para quem conhece o gênero. Mas as histórias do modo Arcade são sequência do outro modo citado anteriormente, o Chronicles.

Chronicles

O modo Chronicles segue na perspectiva Visual Novel, se você não conhece esse formato, vou explicar rapidamente. Em suma, é uma história que você acompanha os personagens. Não necessariamente os controlando, mas vendo suas ações e suas interações. Em alguns momentos seletos, você pode escolher entre opções A e B por exemplo. Que irão gerar repercussões ou momentos diferentes na história. Resumindo MUITO, é praticamente isso uma Visual Novel. 

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Jogabilidade

Agora, se você não gosta de ler tanto, vamos para a parte que mais te interessa, a jogabilidade. Ela certamente não é muito diferente do que você costuma conhecer nesse tipo de jogo. Há personagens que focam em ser equilibrados, outros rápidos, focados em projéteis, etc.

No entanto, Under Night se propõe a adicionar alguns novos ingredientes na mistura. Um deles, é o sistema Grid, por exemplo, que influencia a sua barra de especial (Denominada no jogo EXS). Mas não se preocupe, o jogo é sim acessível a quem não faz ideia do que é tudo isso, que é 99% de todo mundo que começa a jogar o jogo, ou seja, se você sabe soltar um “Hadouken”, você vai se virar.

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Aprendendo a jogar

No menu, a o modo Tutorial, que introduz todas essas mecânicas, apresentada por uma das personagens do jogo, a Yuzuriha, que eu achei uma maneira legal de mostrar as mecânicas do jogo porque não é como se você estivesse lendo um tutorial, mas sim como se a personagem estivesse falando com você sobre como se virar. Eu acredito até mesmo que isso torne mais convidativo a conhecer mais sobre as mecânicas. Mas não se preocupe, se você não quiser começar tendo leitura de cara e já partir pra porradaria, o jogo possui o famigerado “Combo automático” (Chamado aqui de “Smart Steer”). Como também é possível identificar bem o estilo de jogo dos personagens pelo seu visual e design, ponto que vou me aprofundar agora.

© ARC SYSTEM WORKS


Visual

O visual do jogo é em sprites 2D, algo que, por mais que não seja tão incomum assim em jogos, no caso dos jogos de luta em específico está cada vez mais escasso. É raro você ver jogos de luta que preferem o 2D ao invès do 2.5D (Como a série Street Fighter e KOF, que abandonaram os sprites para seguir o 2.5D). Porém, eles conseguiram fazer animações que considero lindas, principalmente em personagens que usam um vestido longo ou uma capa, a animação das vestimentas chega a ser impressionante. Por mais que não seja um detalhe muito importante para todos, é difícil não notar.

Estilo

Também algo importante a levar em nota, o visual do jogo segue bem o estilo Anime. Ou seja, personagens de olhos grandes, poderes e nomes exagerados, e tudo mais que você provavelmente já ouviu falar. Por um lado, eu acho o visual lindo e atrativo, mas eu super entendo se alguém não estiver interessado ou não gostar desse estilo, se você gostar, de uma olhada no visual dos personagens, alguns eu considero lindos, mas se não estiver interessado, eu super entendo. 

Por fim, eu acho importante destacar que, devido a temática e narrativa do jogo, todos os cenários e tudo mais se passam de noite, ruas vazias, shoppings vazios, passam bem a sensação de uma madrugada, mas se você quiser cenários cheios de vida e com muitas cores vibrantes, não vai encontrar eles aqui. Por sinal, maioria dos cenários possuem elementos em 3D, mas eu não senti que isso causa uma estranheza ou alguma distração, o’que eu também considero algo muito importante a se destacar.

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Musica

Também sobre a parte técnica do jogo que é importante é a parte sonora, tanto músicas como efeitos, dublagem e etc. O jogo possui uma abertura digna dos animes, principalmente os Shounen (animes de ação, luta, etc).  Já em suas trilhas sonoras, o jogo segue um pouco de eletrônica, pop, e rock,  algumas umas composições bem legais e conseguem passar bem o feeling de “Luta grandiosa” ou “Luta perigosa”, sendo que cada lutador tem sua trilha própria, passando bem o estilo e personalidade de cada um deles.

Dublagem

Sobre a dublagem, o jogo é inteirinho dublado em japonês, sem uma outra opção de dublagem em outra língua. Algo que eu considero interessante, porque por mais que o jogo tenha sido feito com uma temática tão forte de “anime”, ano passado foi lançado o jogo BlazBlue Cross Tag Battle, jogo de luta cross over que contém personagens da série BlazBlue (mals se foi óbvio), RWBY, Persona 4 e… Under Night. SIM, exatamente, e o mais interessante é que os personagens são dublados em inglês neste jogo. O’que eu acho curioso, já que no jogo de origem eles não foram dublados em outras línguas.

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Outros destaques

O jogo possui um modo Gallery, sendo possível desbloquear desde artes promocionais, bastidores e áudios dos personagens e seus dubladores. Só que por algum motivo que até agora eu não entendo porque, esses áudios não são legendados.

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Personagens convidados

O jogo possuí 2 personagens convidados. Primeiramente, a Eltnum da série Melty Blood, se você conhece e/ou acompanha a série Fate, você já viu ela em Carnival Phantasm, um anime Spin-off de humor que faz cross over com as duas séries.  Já o outro personagem, é com certeza um dos mais desconhecidos que eu já vi. Akatsuki da série Blitzkampf, uma série de luta tão desconhecida que eu não faço ideia nem como joga-lo hoje em dia, mas não se preocupe, você não precisa conhecer nenhum desses personagens e nem suas franquias para se divertir no jogo com eles.

Qualidades VS Defeitos

O jogo possui muitos pontos bons, mas ele também não escapa de ter defeitos. Um ponto que eu questiono é sobre os dois modos de contar a narrativa dele, o Arcade e o Chronicles. Nas histórias do modo Chronicles são onde a história realmente acontece, é onde você é propriamente introduzido ao mundo.  É raro jogo de luta atual que conte sua narrativa nesse formato, contudo, principalmente nas Américas, os jogadores que procuram jogos de luta, não necessariamente se interessam por esse formato de narrativa, com tantos jogos de luta que contam suas histórias em “Modo Cinematográfico”, por exemplo, é difícil recomendar esse jogo com um formato tão, sabe, de “Nicho”, porém, se você não tem problema com esse formato, siga em frente, a história, por mais que não seja uma literal obra de arte, é interessante, e vale a pena pelo menos dar uma checada.

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Tutorial

Outro ponto que eu quero destacar é sobre o tutorial que eu havia falado anteriormente. Ele é consideravelmente extenso, o’que pode, e acredito que aconteça maioria das vezes, intimidar muitos dos jogadores novos, causando-lhes ou medo de ter que aprender muitas coisas para se divertir, ou até preguiça de aprender tudo.

© FRENCH-BREAD / ARC SYSTEM WORKS

Online

Por fim, um último ponto que eu considero negativo é o Online, por dois motivos. Dependendo do horário em que você vai procurar partidas, é possível que demore para encontrar outros jogadores. O outro ponto é que, devido também ao tempo que a série UNDER NIGHT está no mercado. O Online pode ser um pouco desafiador e hostil a novos jogadores. Boa parte dos jogadores Online, principalmente no Ranqueado, já possuem um bom domínio das mecânicas do jogo e etc. Isso exige que você, para competir nesses modos precise conhecer pelo menos o básico do jogo e do seu personagem, para não ser espancado por um adversário.

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Conclusão

Bom em suma, esse é UNDER NIGHT IN BIRTH Exe: Late [cl-r], a adição mais nova da série UNDER NIGHT, que conta com um novo personagem, rebalanceamento e muito mais, mas como eu disse no começo, você pode começar por esse jogo sem problema nenhum.  Não vou mentir, eu acho um pouco difícil introduzir essa série. Porque vendo assim, dá pra ver porque ela é tão desconhecida, de fato. É um produto que dá para se considerar de nicho. Mas espero que eu tenha conseguido fazer com que tenha lhe interessado. Para adquirir o jogo, ele está disponível para PC, PS4 e Switch.

Notas:

Gráfico: 4,5/5
Jogabilidade: 4/5
Diversão: 4,5/5
Som: 4/5
Roteiro: 3,5/5
Geral: 4,1/5

Muito obrigado pela atenção e por tudo mais. Espero que você tenha um ótimo dia e que esteja passando bem a quarentena. Lembre-se de se manter saudável, lavar as mão e FICAR EM CASA!