Uncharted 4 é o jogo mais recente da série principal de Uncharted e foi lançado para Playstation 4 em 2016. O jogo nos mostra um pouco mais sobre o passado do nosso protagonista Nathan Drake, e revela que ele não é de fato um descendente de Francis Drake. Ainda no passado, conhecemos o Irmão de Nate, Sam. Que é dado como morto após falharem em fugir de um presídio.
Após os acontecimentos do terceiro jogo, Nate se casa com Elena e decide parar de se aventurar e consegue um emprego normal como mergulhador. Só para ser surpreendido por Sam, que ao contrário do que pensava, está vivo. E agora surge com a proposta de mais uma vez ir atrás do tesouro que eles tanto queriam: A fortuna do pirata Avery e a cidade perdida da vez Libertalia.
Esse é o contexto de Uncharted 4. O jogo segue a formula de todos os jogos anteriores, dessa vez sem eventos sobrenaturais – o que pra mim foi uma boa redução.
Uncharted 4- o que esperar?
A jogabilidade é basicamente a mesma dos jogos anteriores: Atirar, escalar, correr e lutar. Com a adição de uma corda para se balançar e prender nos lugares. Com um ponto negativo de mudarem o que alguns botões fazem sem necessidade alguma. A jogabilidade do jogo não teve nenhuma grande inovação. Vejo isso como um ponto negativo dado o leque de possibilidades que o salto de geração poderia proporcionar.
Os gráficos por sua vez estão bem bonitos e com cenários bem variados, salto natural com a mudança de geração. A trilha sonora também casa com todo o contexto do jogo.
Como é recorrente na Franquia Uncharted, a história e a interação entre os personagens são os maiores destaques do jogo. Ainda assim, o ritmo de progressão da historia pode parecer arrastado em alguns pontos. Mesmo que cumpram funções narrativas claras, algumas cenas e sessões de jogabilidade parecem desnecessárias e que poderiam ter sido resolvidas facilmente em alguma cutscene curta. Ainda assim, a interação de Nate com os outros personagens conseguem ditar um bom ritmo pro andamento da história.
Uncharted 4 possui toda a estrutura de um roteiro cinematográfico, tem uma jornada do herói clássica e dividida em atos bem claros. É como se fosse realmente um filme que podemos jogar.
Uncharted 4 é obrigatório para todo mundo que jogou a franquia até o 3, e indicado para pessoas que gostem de um bom jogo de aventura com bastante ação, visto que não é necessário ter jogado os jogos anteriores para entender basicamente qualquer pessoa pode jogar.