E se eu te dissesse que um remake de um jogo em Flash foi uma das coisas mais divertidas que joguei esse ano? . Sim, não é brincadeira. Em 2004, alguns desenvolvedores taiwaneses lançaram um jogo em Flash chamado Shényǐng Wúzōng Liào Tiāndīng, que por sua pegada diferenciada acabou se estabelecendo como um sucesso local. E agora, quase duas décadas depois, The legend of Tianding deixa de ser um sucesso local para ganhar o mundo.
o que é
The Legend of Tianding é um jogo de plataforma e beat ’em up,desenvolvido pela Creative Games & Computer Graphics (CGCG) e publicado pela Neon Doctrine para Switch, Playstation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X / S; e PC windows e MacOS. Foi lançado inicialmente para Switch e PC em novembro de 2021
O jogo se passa em 1909, durante o domínio colonial japonês na ilha de Taiwan. A brutalidade policial já faz parte do cotidiano e pessoas corruptas usam suas conexões com os colonizadores para passar a perna do sistema sempre que possível. Já a população sofre com a pobreza, crimes, fome e todos os males que temos até hoje. Mas não tema, aqui você encarna Liao Tianding, um jovem dedicado a livrar Taiwan da corrupção, como um Robin Hood taiwanês, ele rouba aos ricos para dar aos pobres e busca melhorar a vida daqueles que tanto sofrem.
jogabilidade
The Legend of Tianding é um jogo de plataformas 2D, com um ritmo bem acelerado que vai exigir que você leve seu desenvolvimento a sério e não deixe de melhorar suas habilidades sempre que possível. Tianding usa diferentes técnicas de kung fu, corda, armas, cajados, katanas, machados e mais, com tantas opções para o combate, você com certeza vai achar seu estilo e descobrir que certas armas são fundamentais para avançar algumas partes. Então ok ter a sua favorita, mas saiba que o jogo vai te incentivar a ser bom em tudo para um progresso mais tranquilo.
A cada nova habilidade desbloqueada o jogo não perde tempo e te oferece muitos NPC para surrar. Também é possível fazer combos para agilizar as surras. Conforme o jogo progride, como é esperado, os NPCs começam a dar mais trabalho, e em alguns momentos o combate não é tão justo como era previamente, então se prepare para uma ou outra batalha um pouco desbalanceada, mas são poucas e por mais que seja frustrante perder parte de seu suado dinheirinho a cada derrota, você pega o jeito logo logo
Arte
O jogo apresenta sua história principalmente por painéis de quadrinhos e dublagem chinesa, uma forma bem bacana de contar a história, por mais que se sinta lendo uma HQ, a experiência não se torna menos imersiva, pelo contrário, os quadrinhos te cativam a cada painel. Quando vamos para a gameplay propriamente dita, o jogo oferece cenários bem distintos e a atenção com o level design merece elogios.
Entendo que algumas pessoas podem achar certos cenários simplórios demais ou até mesmo pobres, mas gostaria de lembrá-las que o jogo se passa em uma cidade do período colonial assolada pela pobreza com os moradores vivendo totalmente à margem da sociedade, cenários cheios de elemento e vida não seriam condizentes com a realidade que o jogo busca retratar, tanto que os cenários simplórios estão destinados aos pobres e quando chegamos aos chefes vemos o luxo no qual eles se encontram, afinal, estamos falando de colonialismo e exploração.
História real
Não pude deixar de verificar a veracidade histórica, afinal, estamos falando de um jogo baseado em uma pessoa real, é muito bacana ver que os desenvolvedores realmente colocaram muita pesquisa em prática para executar tudo com a maior veracidade possível (tirando as habilidades quase inumanas do protagonista em certos momentos), dos tipos de armas disponíveis até a trilha sonora com instrumentos tradicionais locais, o jogo é uma ode aos amantes de história.
O veredito
Robin Hood, cinema clássico de Kung Fu, contos de colonialismo e um jogo em Flash resultaram em uma verdadeira obra prima, The legend os Tianding tem uma história real fielmente representada, com jogabilidade precisa e cativante e um estilo único e trilha sonora sem igual. É um desses jogos que você pega por acaso e descobre uma jóia escondida. Além de um grande jogo, também é uma boa aula de história.