No mundo dos Videogames, se há uma constante que sempre volta, com o intuito trazer novas experiências e ainda mais imersão aos jogos, são os vários periféricos que surgem. E isso não é de hoje, já que desde sempre, praticamente a cada nova geração, há uma novidade que traz o interesse e atenção aos jogos e jogadores, seja como uma forma de experimentação, ou até mesmo com o puro intuito da diversão.
Claro, alguns foram mais aceitos e tiveram melhores resultados do que outros, sendo que com certeza o mais famoso deles foi os controles de movimento do Wii, que foi um dos consoles mais bem sucedidos de todos os tempos, mas com certeza tiveram aqueles que foram esquecidos durante os anos, mesmo que tenham sido verdadeiros sucessos, como a Guitarra que vinha junto ao jogo Guitar Hero, que mesmo sendo muito amada até hoje por quem já jogou o jogo com o controle, é bem difícil ver jogos que se utilizem dele hoje em dia.
Bom, e dentre esses vários periféricos, hoje há um que realmente, por mais que possa parecer estranho à primeira vista, está trazendo não só uma nova experiência, mas também uma nova realidade aos jogos, quase que literalmente, os óculos de Realidade Virtual.
Esses óculos, como o nome indica, coloca o jogador dentro do mundo do jogo ao vesti-lo, possibilitando assim um novas formas, possibilidades, e novas experiências únicas, com uma imersão nunca vista antes, e há várias empresas que estão com suas versões diferentes dessa tecnologia de realidade virtual, como o Oculus, do Facebook, e Playstation VR, da Sony, e vários outros, para as mais diversas plataformas do mercado.
E bem, por mais que só o tempo possa nos dizer se essa tecnologia vai se estabelecer mesmo no mercado de jogos, já existem vários jogos que se encontram disponíveis para o periférico ocular, tanto jogos grandes como pequenos, mas hoje, eu quero falar de um bem interessante, que não só se apresenta como um bom jogo de ritmo, mas também uma ótima alternativa se você gosta de se exercitar jogando! Synth Riders!
Synth Riders é um jogo de ritmo em que, para você acertar as notas, é necessário bater nelas no tempo certo, ao aparecerem em sua direção. O grande destaque do jogo está principalmente na fusão de jogo de ritmo e exercício, principalmente pelo fato de que não basta você só acertar as notas, mas sim bater nelas, e para fazer isso bem feito, você deve dançar! Sim, todas as notas aparecem conforme a música em um ritmo certo, que para conseguir acertar todas, você deve realmente balançar o corpo conforme segue a música.
A pontuação do jogo funciona em regras que seguem tanto o padrão para jogos de ritmo como novas, sendo duas as regras mais diferentes, a Accuracy e a Force. A primeiro, Accuracy (Precisão) para pontuar bem, você deve acertar bem no centro das bolas que aparecem para conseguir uma boa pontuação, e não somente na lateral, já a outra regra, a Force (Força), para pontuar bem nela é necessário que a força com que você acerta a nota seja suficiente, sendo esse um fator bem importante também, ou seja, só encostar na nota pode pontuar, mas bater nela com maior intensidade irá gerar uma pontuação maior.
Por fim outras regras que cercam para uma pontuação maior, como afirmado anteriormente, seguem os padrões de jogos de ritmo, ou seja, quanto mais você acertar, e em sequência as notas, você irá receber uma boa pontuação para a música.
Outro detalhe bem legal do jogo são os vários tipos de notas diferentes que existem, não só pelas cores, mas também em como você deve acertar elas, já que cada cor diferente possui uma regra diferente, sendo elas: Acertar com uma mão específica (Esquerda ou Direita), acertar com qualquer uma das mãos, e acertar com as duas mãos, sendo possível que essas notas apareçam tanto separadas, ou em um caminho, que deve ser continuado para conseguir uma boa pontuação. Também sobre as notas, mesmo as notas que seguem regras específicas possuindo uma cor bem distinta entre elas, as cores são totalmente customizáveis, podendo deixar elas literalmente com o tom que você quiser.
E falando em customizáveis, também é o estilo de jogo, já que é possível jogar em 3 modos diferentes, o modo Normal, Force, e Challenge, cada um com suas regras e estilo de jogo diferentes, sendo o Normal o modo mais fácil, e o Challenge o mais difícil, sem contar que a diversão também pode ser aumentada, já que o jogo possui um modo Multiplayer, além de um modo Party.
Agora, se tem uma característica bem única desse jogo é o seu estilo! O jogo segue em uma temática Synthwave, que é um gênero bem único de música, se apegando a alguns elementos dos gêneros Pop, Rock, e Eletrônica em um estilo único, e que se encaixa muito bem no jogo, não só pelas músicas terem ótimas batidas, te ajudando a sempre pegar e sentir o ritmo delas, como também no estilo visual, que funciona muito bem, com vários cenários bem bonitos.
Certamente, Synth Riders é a pedida certa se você gosta de jogos de ritmo, de jogos em que você deve se exercitar, ou se você gosta do estilo Synthwave e Retrowave de música, então, caso esse seja um dos seus casos, vale a pena conhecer o jogo!