Super Princess Peach: Quando A Princesa Salva o Reino

A história de Mário salvando a princesa já é um clássico clichê nas histórias do encanados, Paulina, Daisy e Rosalina fazem parte destas histórias, mas Peach é sem dúvida a mais conhecida é sequestrada, desde o primeiro jogo de plataforma do encanador, a princesa foi sequestrada diversas vezes. Mas e se Mário fosse sequestrado? Bom, foi o que aconteceu em Super Princess Peach, e coube a Peach resgatar os irmãos.
Super Princess Peach é um jogo de plataforma para Nintendo DS, desenvolvido pela Nintendo em parceria com a Tose, este jogo foi lançado no Japão no final de 2005, e chegou para outros continentes no primeiro semestre de 2006, Sendo o primeiro jogo totalmente protagonizado pela princesa do Reino dos Cogumelos.
Nesta história, o jogador é apresentado a um território próximo ao Reino dos Cogumelos, a Vibe Island, e há boatos de que nesta ilha há alguma força misteriosa e um poder oculto, sabendo destes boatos, Bowser decide construir uma casa de férias na ilha, e durante sua estadia, um de seus lacaios acaba encontrando o Vibe Scepter, um cetro mágico capaz de controlar as emoções daqueles ao seu redor, podendo desencadear alegria, tristeza, calma ou raiva, e com o cetro em mãos, Bowser parte para o Reino dos Cogumelos em busca de Peach, que não está lá pois saiu para uma caminhada, e para não perder viagem, Bowser sequestra Mário, Luigi e Toad, porém, após voltar de sua caminhada, Peach decide salvar seus amigos.
A Nintendo já é bem conhecida por seus jogos de plataforma protagonizados por Mário, uma surpresa agradável em Super Princess Peach é a diferença em sua gameplay em relação aos jogos de plataforma do bigodudo, não é apenas um jogo mais do mesmo com um personagem diferente, as emoções são aspectos fundamentais para a jogabilidade, esqueça as flores de fogo e trajes especiais, as emoções de Peach são guarda-chuvas mágicos que abrirão caminho nesta aventura.
O guarda chuva de Peach se chama Perry, e este era um menino mágico que vivia em paz com velho senhor que o adotou e tomou conta dele durante anos, até que um dia, enquanto passeava com o senhor, ambos foram atacados por um estranho, e acabaram se perdendo um do outro, este estranho transformou Perry em um guarda chuva mágico, posteriormente foi encontrado por um Toad, que o levou para o Reino dos Cogulemos.
Peach consegue derrotar inimigos ao pular na cabeça deles, mas com a ajuda de Perry é possível bater na cabeça dos inimigos ou arremessar esferas neles, no modo Subrella (Sub-Umbrella) é possível se deslocar sobre a água, e com SlideBrella é possível usar Perry para descer tirolesas, e se pode até usar as moedas do jogo para comprar novos modos de usar o guarda-chuva entre as fases,   A PoundBrella treme o solo e deixa inimigos atordoados, a ChargeBrella libera um ataque especial, e a Floatbella ajudará Peach a planar no ar por alguns segundos. Vale lembrar que Perry aparece como espírito em Super SMASH Bros Ultimate.
Bowser usa seu Vibe Scepter para influenciar aqueles ao seu redor a sentir Alegria, tristeza, calma e raiva, Peach usará os mesmo sentimentos durante o jogo, na tela tátil do console, a princesa aparecerá cercada por 4 corações, um pra cada emoção, ao ativar cada uma delas, será possível resolver quebra cabeças, derrotar inimigos ou alcançar áreas mais difíceis no mapa.
A Alegria é representada pelo coração amarelo, está emoção deixará a música do jogo mais acelerada, Peach será envolvida por notas musicais e poderá voar, estás notas musicais serão úteis para dissipar neblina ou conseguir moedas, em algumas fases, este poder é inibido. A tristeza é representada pelo coração azul, ao ser ativada a música ficará mais lenta e Peach chorará, essas lágrimas permitem que brotos cresçam, blocos se quebrem ou chamas se apaguem, também é possível derrotar inimigos aos chorar.
A calma é representada por um coração verde, a música ficará mais alta, e Peach irá repousar dentro de uma esfera verde, está esfera irá curar os danos sofrido em combate, mas mesmo dentro da esfera, Peach continua capaz de atacar seus inimigos, quando fica com raiva, a música ganha tons mais baixos e a princesa fica (literalmente) em chamas, não recebe dano de ataques e é capaz de queimar pontes e derrotar ou espantar inimigos. Estas emoções não podem ser usadas a esmo, e uma barra amarela irá medir a capacidade de usar cada um destes poderes novamente.
Os gráficos são Bons e a trilha sonora é agradável e não decepciona ao acompanhar as transições de humor da protagonista, e as fases do jogo. A maior crítica em relação ao jogo é seu nível de dificuldade, o jogo é bem fácil, até demais, os puzzles são simples e as habilidades de Peach podem torná-la overpower. O jogo também recebeu duras críticas por estereotipar a princesa e diminuí-la a uma mulher super sensível.
Super Princess Peach é um jogo divertido e capaz de te prender por horas já que além de oito mundos, o jogo lhe oferece puzzles e mais de 20 fases bônus, o design de mundos e fases são interessantes e utilizam bem os especiais da princesa em puzzles necessários para chegar a batalha final contra cada boss do mapa, apesar de ser fácil demais para jogadores ávidos do gênero, é uma aventura que certamente vale a pena, capaz de entreter adultos mas principalmente um bom começo para iniciantes do gênero ou crianças.

Notas:
Gráficos: 4/5
História: 3,5/5
Jogabilidade 3/5
Diversão: 4/5
Som: 3,9/5
Geral: 3,6/5