Streets Of Rage 4: Eles voltaram às ruas!

Streets Of Rage (Conhecida no Japão como Bare Knuckle) é uma clássica série de jogos no estilo Beat Em up, em que os jogadores controlavam ex-policiais que lutavam por conta própria em uma cidade caótica, cheia de inimigos, para deter os planos do grande vilão, Mr.X.

Contando com 3 jogos, essa série foi um marco na época em que foi lançada, e tem vários motivos para isso, desde a sua incrível trilha sonora, como também personagens marcantes e um ótimo visual para o seu console, o Mega Drive, mas com certeza um dos principais motivos que mais chamavam atenção ao jogo, foi o fato de que ele conseguiu trazer de maneira autêntica e muito bem feita, o dinamismo dos jogos Beat Em up que ocupavam os Arcades para os consoles caseiros, já que na época, nenhuma empresa conseguiu fazer um jogo de porradaria tão bom quanto para os consoles de mesa, ou até mesmo uma conversão que fosse tão fiel como a versão original que se encontrava nas casas de jogos.

Mas infelizmente, se passaram vários anos, e a série nunca deixou de ser uma trilogia lançada para o console clássico da SEGA, mesmo com uma grande quantidade de fãs e jogadores que foram marcados ao conhecerem a série de jogos pelo mundo todo, até agora!

Finalmente, anos depois de seu anúncio, que pegou a todos, principalmente os fãs de longa data da SEGA de surpresa, foi lançado Streets Of Rage 4 em 2020, um jogo produzido pela DotEmu, Lizard Cube, e pela Guard Crush Games, trazendo um visual completamente repaginado, novas músicas, novos personagens e uma nova história, procurando trazer de volta tudo que agradou os fãs de longa data, mas ainda sim se adequando aos jogos da era moderna.

Mas como ficou esse retorno? Ele conseguiu mesmo trazer a franquia de volta em boa forma? Ele pode mesmo agradar tanto os fãs antigos quanto os novos? Valeu a pena esperar tanto tempo por esse jogo? E se você nunca jogou um jogo da série? Vale a pena conhecer a série por esse? Essas perguntas e muito mais serão respondidas aqui, na análise de Streets Of Rage 4!

Narrativa

A narrativa de Streets of Rage 4 é bem simples. 10 anos se passaram desde os acontecimentos de Streets of Rage 3, e desde então, após conseguirem de uma vez por todas derrotar o terrível Mr.X, a cidade onde os heróis vivem finalmente conseguiu paz, mas não por muito tempo.

Os filhos e sucessores de Mr.X, Os gêmeos Y, decidiram continuar o legado de seu falecido pai e ergueram juntos um novo império de criminalidade para apavorar e causar o terror na cidade, assim como ele havia feito antigamente.

Mas, assim como nos velhos tempos, os ex-policiais que salvaram a cidade no passado, Axel Stone e Blaze Fielding voltaram para mais uma vez por um fim nessa onda de criminalidade, e como sempre, eles não voltaram sozinhos para as lutas. Junto deles, estão dois personagens novos, Cherry Hunter e Floyd Iraia, sendo Cherry a filha do grande amigo e companheiro de briga de Axel e Blaze, Adam Hunter, e Floyd Iraia, um enorme e poderoso ciborgue que é o aprendiz de Dr.Zan, o antigo aliado deles que lutou contra o Mr.X no último jogo.

E a partir dessa união, os 4 heróis partem novamente para as ruas, para mais uma vez salvar a cidade, encontrando velhos rivais, novos inimigos, e uma nova aventura.

Essa é a premissa básica de Streets Of Rage 4, e como afirmei antes, ela não é muito complexa, e isso não é um problema, já que ele segue o padrão de assim como os jogos que seguem esse estilo, e até mesmo dos Streets Of Rage anteriores, sendo que você já consegue entender o necessário no começo para partir pra jogatina e se divertir, e falando na jogatina…

Jogabilidade

 

A jogabilidade, assim como os jogos anteriores e os jogos do estilo Beat Em Up, é tão clássica e marcante como se pode imaginar.

Você tem vários botões de ataque à sua disposição, e seu principal objetivo é, sem dó nem piedade, descer a porrada em todos que cruzarem seu caminho, com o personagem a sua escolha. Cada personagem tem características e movimentos únicos, que não só ajudam a diferenciar eles em jogabilidade, como também diversifica bastante como você vai lutar, sendo o impacto de qual personagem você vai escolher para a partida um fator a se levar em conta, mas não se preocupe, nenhum deles é muito difícil de jogar, o’que é ótimo também.

Uma regra que funciona para todos os personagens por exemplo, é como eles atacam. Além dos ataques padrão, há ataques especiais, que gastam um pouco da sua vida, e que é recuperável enquanto você luta, e também todos têm ataques super especiais, que fazem um enorme estrago, mas para utilizá-los, você precisa pegar estrelas durante a partida, e falando sobre itens que você deve pegar, há muitos deles aqui. 

Durante a aventura, assim como todo e qualquer bom Beat Em Up, estarão disponíveis a você diversos itens para coletar enquanto progride, variando de moedas e sacos de dinheiro para aumentar sua pontuação, as clássicas comidas que recuperam sua vida, a até mesmo armas, como facas, tacos de baseball, shurikens, e muito mais!

Mas não só de elementos clássicos vive Streets Of Rage 4, há também nele vários elementos novos para a série!

Um dos destaques mais chamativos dele é em questão ao número de jogadores disponíveis. Desde o primeiro jogo, sempre foi possível jogar em duplas, sendo possível ter dois jogadores em tela para se divertir, mas aqui a opção literalmente se elevou ao quadrado, já que é possível que até 4 pessoas possam se reunir para jogar o jogo juntos, trazendo uma diversão inédita a franquia.

Além disso além disso, há também modos únicos pro jogo. Além do modo história, na qual você acompanha história por meio de Cutscenes, há também o Modo Arcade, no qual você joga as fases livremente, um modo Boss Rush, no qual você enfrenta somente os chefes, um seguido do outro, e o Modo Batalha, que ao invés de você enfrentar os diversos inimigos e chefes da campanha, você enfrenta o seu amigo, em uma partida onde cada um escolhe o seu personagem e os dois lutam entre si.

Resumindo, Streets Of Rage 4 traz consigo o melhor dos jogos anteriores e do gênero, mas ainda sim trazendo consigo novidades que se encaixam muito bem a ele, não só como uma sequência, como também para um jogo lançado nos dias de hoje.

Trilha sonora

Seria um verdadeiro crime eu não destacar a trilha sonora de Streets Of Rage 4.

Desde o primeiro jogo da série, as trilhas e composições sempre foram um dos destaques mais fortes dos jogos, e isso se deve ao grande trabalho que era efetuado pelo responsável dessas músicas, Yuzo Koshiro, que não só era compositor, mas também tinha conhecimentos sobre tecnologia, Hardware e Software, logo, ele sempre se aproveitava ao máximo do console da SEGA para colocar suas músicas, que sempre eram cheias de ótimas batidas, dignas das baladas e casas de cerimônias.

Aqui, Yuzo Koshiro está de volta para a alegria dos fãs, mas ele não está sozinho aqui, muito pelo contrário, ele não poderia estar melhor acompanhado.

O grupo responsável pela trilha sonora de Streets Of Rage 4 é tão incrível, talentoso e extenso, que vale a pena informar aqui quem são eles, mas sem detalhar muito, para esse tópico não ficar gigante, mas se você gosta das músicas de games, vale a conhecer cada um deles, já que todos, sem exceção, tem por trás de seu repertório, um histórico enorme de músicas incríveis e icônicas, principalmente no mundo dos jogos. Na verdade, é até provável que você já tenha ouvido o trabalho de algum deles em seus jogos favoritos.

Junto de Koshiro estão: Olivier Deriviere, Motohiro Kawashima, Yoko Shimomura, Keiji Yamagashi, Harumi Fujita, Das Mörtal e Groundislava.

E bem, como é de se esperar, o resultado dessa união matadora não poderia resultar em algo diferente, a trilha sonora é simplesmente linda, cheia de ótimas músicas e composições, mas sempre focando na música eletrônica, que é o foco da trilha sonora dos jogos de Streets Of Rage desde o primeiro jogo, mas com certeza, o conjunto de músicas é um dos melhores, se não o melhor que essa série já recebeu. 

Visual

O estilo artístico e visual de Streets Of Rage 4 talvez tenha sido um dos resultados desse retorno que ficaram mais diferentes em sua apresentação, se comparado com seus antecessores, mas ainda sim o visual ficou lindo.

O estilo artístico de Streets Of Rage 4 se assemelha bastante ao visual das HQs, das Graphic Novels, e até mesmo de algumas animações, sendo essa inspiração bem clara nas Cutscenes do modo de história, e faz sentido que o jogo possua esse visual bem marcante, já que um dos estúdios responsáveis pelo jogo, a Lizard Cube, também trabalhou em Wonder Boy: The Dragon’s Trap, que possuía um estilo visual muito similar.

Também é possível reparar de diferente em comparação com os jogos anteriores, que o próprio Design dos personagens mudaram, principalmente os protagonistas dos jogos anteriores, que aparentam estar mais velhos. Enquanto os personagens lutam, os efeitos especiais, principalmente nos ataques especiais estão bem bonitos também, já que eles possuem cores e iluminação bem chamativas e belas.

Em suma, o visual de Streets Of Rage 4 é sim bem diferente de seus antecessores, mas ainda sim é um jogo bem bonito de se ver, e isso independente do quanto de personagens estão na tela.

Positivos VS Negativos

Bom, agora os pontos que podem atrapalhar na diversão.

Acredito sinceramente que não há muitos pontos negativos aqui, tanto para os veteranos como para os novatos.

Algo que vale a pena citar aqui, é que o jogo é sim um pouco repetitivo, já que a sua jogabilidade é simples, e por natureza repetitiva. Além disso, por mais que os modos a mais sejam sim bem agradáveis, eles não causam uma diferença tão brusca ou enorme em sua experiência, já que algumas das fases e alguns dos inimigos acabam sendo um pouco similares entre si.

Então, mas mesmo que esses pontos realmente existam, é importante citar que há um motivo para isso. O jogo é um Beat Em Up, e como todo Beat Em Up, ele acaba possuindo esses elementos, logo, acredito que julgar esses fatores como pontos negativos por si só, é algo mais complicado, já que os jogos nesse estilo sempre são assim, seja um jogo da série Streets Of Rage ou não, com isso, eu quero dizer que eu, pessoalmente, não considero esses pontos negativos, já que eles existirem e estarem presentes faz parte da norma, mas ainda vale citar, principalmente se você não está acostumado com esse tipo de jogo. 

Outros destaques

O jogo possui vários desbloqueáveis, sendo esses, inúmeras referências aos jogos anteriores de Streets Of Rage, que vão desde fases secretas que imitam o estilo visual dos jogos mais antigos, a até mesmo novos personagens, que são versões diferentes e mais antigas protagonistas, além de outros personagens únicos, que são os que pertencem aos jogos anteriores da série, mas não apareceram na história.

Conclusão

Streets Of Rage 4 é com certeza uma verdadeira carta de amor a série Streets Of Rage, que finalmente depois de tantos anos voltou ao mundo dos jogos, e não podia ter voltado melhor, com uma ótima jogabilidade, um visual belíssimo, uma trilha sonora impecável, modos divertidos, e novidades para os fãs de longa data.

Se você gosta de jogos de luta, estilo Beat Em Up, esse jogo é uma ótima pedida para você, e se você é um fã de Streets Of Rage, com certeza é um jogo indispensável.

Streets Of Rage 4 está disponível para Switch, por $24.99, Xbox One por R$92,45, PS4 por R$103,90 e PC por R$92,45 pela Steam, R$92,49 pela GOG, e $24,99 pela Humble

Notas:
Gráficos: 4,5/5
Jogabilidade: 4,5/5
Diversão: 4/5
Som: 5/5
Narrativa: 3,5/5
Geral: 4,3/5