Star Wars Jedi: Fallen Order – A Experiência

STAR WARS Jedi: Fallen Order

Finalmente esse dia chegou! Sim, falaremos sobre um jogo no qual eu sempre tive vontade de jogar e graças as promoções da Black Friday da Playstation Store. Então, vem comigo para essa análise de Star Wars Jedi: Fallen Order! 

História 

Apesar de ser uma história básica, boa e que complementa o cânone da franquia. Star Wars Jedi: Fallen Order conta a história de Cal Kestis, um Jedi que vivia escondido do Império após a Ordem 66 (que se deu lá no Episódio III: A Vingança dos Sith). Mas claro que não seria tão fácil assim. 

Afinal, em uma busca dos Inquisidores em Bracca, Cal foi encontrado após reagir a morte de um amigo próximo a ele dá Guilda dos Sucateiros, e a partir, diante da Nona Irmã, ele precisa escapar de lá encontrando a nave Mantis, e com a ajuda de CereGreez, fogem de lá e partem para uma missão que poderia reerguer a Ordem Jedi e salvar a vida de uma nova geração de Jedis. 

Claro que, não vou entrar em mais detalhes aqui sobra a história. Porém, posso comentar com tranquilidade que é uma história muito fechadinha, que entra bem fundo no lore dos Jedi de um jeito muito cuidadoso e respeitoso.  

Algo que uma certa trilogia até abordou, mas simplesmente jogou penhasco abaixo.  

Gameplay 

Aqui é onde Star Wars Jedi: Fallen Order ganha muitos pontos comigo também. Você não visita muitos mundos nesse jogo, o que eu acho um pecado, mas é compensado pelo tamanho dos mapas e às vezes que você vai voltar lá.  

Fallen Order é um jogo estilo Metroidvânia diferenciado, com um backtracking que vai fazer você não só voltar muito no mapa através de atalhos, mas nos mundos também graças as habilidades que você vai adquirindo conforme avança no jogo e de forma ainda bem criativa, através de Flashbacks para justificar o problema que Cal tem com a força. 

O modo de batalhas desse jogo é muito semelhante ao estilo “Soulslike” mas claro, com características de um Jedi, o que torna, pelo menos pra mim, o combate uma delicinha e desafiador, especialmente na dificuldade mais alta. Você vai se frustrar muitas vezes, mas é recompensador quando você derrota aquele chefe depois de 84 anos.  

Star Wars Jedi: Fallen Order

Uma coisa que preciso salientar de forma negativa é a responsividade do jogo. Em certos momentos, como se recuperar por exemplo, você executa o comando, o Cal fala que vai fazer o comando, e o comando não rola. Não são todos os momentos, mas principalmente em combate que você quer se recuperar rápido, não vai acontecer podendo te levar até a morte na ocasião. É chato, mas ainda assim precisa ser falado.  

Movimentos bruscos durante escaladas também são meio tortos, por assim dizer, principalmente se você tenta subir usando o botão de ir mais rápido, também é chato, mas é um errinho.  

Gráfico & Áudio 

Uma coisa que precisamos falar muito bem são os gráficos e o áudio desse jogo. Sério, como eu joguei a última versão do game, a qualidade gráfica de Jedi Fallen Order é de tirar o fôlego. Você se pega besta observando os cenários e mínimos detalhes como o cabelo do Cal ventando são de aplaudir.  

Os cenários são um show também, todo o mundo tem a sua personalidade e seu ambiente que sempre vão deixar você meio com medo na primeira vez que você chega no local.  

A atmosfera é a mesma de toda e qualquer obra visual de Star Wars, o que para minha avaliação já é excelente. Então, todos os droides estão lá, os tiros de blasters lá, o som dos sabres lá, tudo está lá. Então não vou me prolongar muito, mas é excelente tudo isso.  

Trilha sonora não é muito diferente, a vivíssima trilha de Star Wars sempre presente, te dá muito a imersão de estar numa história da franquia, pode parecer óbvio, mas isso faz muito a diferença.  

Considerações Finais 

Star Wars Jedi: Fallen Order é um tiro certeiro da Respawn com a EA. É um prato cheio de referências para quem é fã nível hard da franquia criada por George Lucas. Para quem não é fã, é uma porta de entrada para novos fãs da franquia, já que o jogo não é maçante, entre 20-35 horas você consegue terminar o jogo, ou menos em dificuldades menores.  

Inclusive uma dica muito honesta, você pode facilmente fazer 100% dos mapas durante a sua run, mas, eu não fiz por preguiça mesmo e por me perder nos mapas facilmente, mas isso é uma coisa mesmo, aposto que você não terá esse problema.  

Existem momentos que você que é fã da franquia, vai vibrar com certas coisas que rolam e outros momentos você vai ficar é com medo. Você que já jogou talvez saiba do que estou falando.  

Sim, não citei muito do fofíssimo BD-1, o seu droide amigo por um motivo bem simples, ele é peça fundamental da história e, portanto, não vou dar muito detalhes dele. Mas vou te dizer que ele vai te ajudar e muito ao longo da gameplay, e será seu fiel escudeiro.  

Sobre os chefes, eu adorei como a construção dos personagens foi feito. Cada um com a sua motivação, podendo ser simples em algum caso, mas que ainda assim fazem ser uma história digna de Star Wars.  

A pergunta que fica então é sempre a mesma. Luiz, vale a pena jogar Star Wars Jedi: Fallen Order? Sim, e muito! Tudo é muito bom nesse jogo. Eu não sei se haverá uma continuação, a história deixa meio em aberto se pode ou não rolar algo, mas pode ser que sim, talvez. Torço para isso e que a Respawn fique cada vez mais longe da EA para trabalhar em um jogo com a sua assinatura.  

Notas 

Gráficos: 5/5
Jogabilidade: 5/5
Diversão: 5/5
Som: 5/5
Roteiro: 5/5 

Nota Geral: 5/5