RPG: Dicas para mestres iniciantes!

Ao começar a narrar RPG muitos mestres ficam totalmente perdidos, aqui tentarei colocar algumas dicas e procedimentos para facilitar aos mestres começarem a narrar! A maioria deles são coisas simples mas alguns são estratégias que descobri pessoalmente durante anos de narração.

 

MANTENHA A CALMA

O primeiro conselho pode parecer piegas, porém é um dos melhores pontos. Ao começar a narrar, manter a calma é essencial. O nervosismo atrapalha na hora de tomar decisões e, mais importante, na hora da improvisação.

Ter alguns pequenos rituais, um copo de água , ou algo que lhe acalme antes das sessões pode ajudar muito, mas, principalmente, tente ver RPG como diversão, um jogo para amigos, ninguém está ali para ser o melhor e fazer as melhores coisas mas para se divertir com as pessoas que gosta.

 

 

TENHA UM NÚMERO RAZOÁVEL DE NOTAS

Ter notas é muito importante, saber onde está e qual o objetivo central, porém evite fazer notas demais de forma a se perder ou pior, enrijecer a campanha. Ter planos é bom mas saiba que seus jogadores podem, e vão, quebrar seus planos.  Desta forma, mantenha as notas necessárias e bem estruturadas para a sessão e a campanha em geral.

Anotações ajudam muito, uma maneira interessante de se fazer notas é através de mapas mentais (nosso próximo tópico), mas também podem ser feitas em fluxos ou em pontos gerais.

 

MAPAS MENTAIS

Mapas mentais são uma forma interessante de planejar sessões ou aventuras. Eles permitem construções complexas e existem diversos programas online gratuitos que permitem criação de diversos mapas mentais!

Ao criar um mapa mental para uma aventura de RPG, pessoalmente descobri que as melhores formas consistem em colocar os pontos centrais primeiro e então as possibilidades. Cada grupo e cada sessão é diferente, logo os mapas mentais ajudam muito a flexibilidade da narração.

 

CRIATIVIDADE E IMPROVISAÇÃO

A maior parte de qualquer narração é a criatividade e improvisação. Nem sempre os jogadores vão se comportar da maneira como se espera. Nem sempre os dados vão colaborar. Logo, saber improvisar é essencial para manter o fluxo do jogo e essa é a parte mais difícil. Criatividade, assim como qualquer outra habilidade mental é uma habilidade treinada e, por isso, requer possibilidades.

A maior parte das pessoas não treinam sua criatividade no dia a dia ou em qualquer momento, podemos agradecer nosso sistema educativo que quer criar trabalhadores de escritório, e não pessoas. Por isso entender como a criatividade funciona é essencial.

Muitas pessoas acreditam que criatividade é criar algo do nada, sair criando mundos e histórias sem nenhuma restrição, quando, na verdade, criatividade real é saber observar caminhos ao redor de restrições.

Uma boa forma de treinar a criatividade para RPG que eu descobri é ao planejar um conceito:

  • – Primeiro faça uma afirmação sobre uma característica do mundo ou da região, por exemplo: “Os coelhos vermelhos são uma praga no império de Altemora”
  • – Em seguida contradiga um aspecto central desta afirmação, por exemplo : “Os coelhos vermelhos na verdade são azuis” ou “O império de Altemora não é um império”
  • – O terceiro passo é tentar explicar a contradição construindo uma possível aventura. No exemplo talvez uma caça aos coelhos ou uma intriga politica! Se divirta!

 

CONCLUSÃO

Para quem está começando a narrar ou jogar RPG pode parecer um tanto assustador; sistemas enormes cheios de regras, construções criativas, evoluções e tudo o que tem neste meio. Mas, eventualmente, as coisas se tornam muito mais simples.

Espero que com estas dicas possa ter ajudado potenciais mestres iniciantes por ai!

E não se esqueçam, RPG é para se divertir, então descubram suas próprias limitações e estilos! E se divirtam!