Olá gente, tudo bem?
Bem, antes de começar, e acima de tudo, FELIZ ANO NOVO!
Desejo para você, acima de tudo, um ótimo, próspero, e incrível ano, que esse ano seja tão maravilhoso como você! Desejo isso de verdade do fundo do meu coração!
E nossa, que ano foi esse de 2020 não? De verdade, “Atípico” é pouco para descrever, foi um ano cheio de momentos, acontecimentos e situações bem complicados e tristes para todo mundo, sendo com certeza um dos anos mais difíceis dos últimos tempos.
Mas, em meio de toda essa pandemia e caos global, nós conseguimos passar por tudo isso e chegamos até 2021, e com certeza um dos responsáveis por isso foram os diversos produtos de entretenimento, sejam filmes, séries, Sites de conteúdo, vídeos do Youtube, Redes Sociais, Memes e até mesmo livros, qualquer que foi o entretenimento de sua preferência, seja um ou mais, eles conseguiram nos distrair, nos manter sãos, e nos trazer um pouco de paz, emoção, informação, e diversão durante esse ano difícil, e claro, os Games não ficaram atrás, com vários lançamentos e momentos realmente marcantes neste ano, ajudando desde os jogadores casuais de jogos eletrônicos, a até mesmo os fãs e entusiastas mais dedicados.
E para isso que eu venho aqui! Para não só fazer uma retrospectiva dos jogos que marcaram os jogadores desse ano, como também para relembrar dos grandes lançamentos de 2020, com os vários jogos que foram lançados mês a mês, mas antes, alguns avisos antes.
Primeiramente, eu não vou informar literalmente todos os lançamentos de jogos, mas somente alguns dos lançamentos mais notáveis. O porque disso na verdade é bem simples, juntando os diversos lançamentos de jogos no ano, das grandes empresas e Indies, expansões de DLC, relançamentos, e muito mais, foi bastante coisa, e seria inviável eu comentar literalmente tudo que foi lançado esse ano, logo eu resolvi por optar comentar apenas alguns dos lançamentos mais marcantes do ano, e bem, por mais que isso seja meio triste, já que provavelmente eu vou acabar excluindo os jogos favoritos de alguns leitores, eu peço que, caso o seu jogo favorito esteja faltando, informe qual o jogo nos comentários e nas redes sociais! Ficaremos felizes em saber!
E bem, já o outro aviso, é o de que, mesmo que eu vá comentar sobre alguns dos lançamentos, eu não vou comentar eles de forma muito aprofundada, ou seja, eu serei mais direto e raso nos cometários de cada jogo, não só pelo motivo anterior da quantidade de jogos, relançamentos, e expansões que foram lançados esse ano, sendo que a matéria ficaria gigante caso eu realmente aproveitasse cada espaço para analisar e comentar detalhadamente cada lançamento, mas também porque seria mais justo aos jogos mencionados aqui se eles tivessem matérias próprias para cada um deles, mais aprofundadas e dedicadas a cada jogo, informando e analisando, e até mesmo discutindo sobre cada um deles, ou seja, eu também não quero limitar a possibilidade de espaço para falar melhor sobre esses jogos futuramente, e não só isso, já que alguns dos jogos que estão nesta lista já tiveram durante o ano matérias dedicadas a elas de forma mais detalhada e aprofundada.
Então, com isso em mente, me acompanhe nesta retrospectiva sobre o mundo dos jogos no ano de 2020!
Janeiro
Janeiro de 2020 foi um ano em que na verdade os lançamentos de peso não foram muitos, mas sim alguns notáveis, sendo os principais Dragon Ball Z Kakarot, que trouxe o mundo de um dos maiores mangás e animes, e sucesso mundial de vendas no mundo todo, Dragon Ball, ao mundo dos RPGs de Ação, trazendo assim uma forma bem única e bela a toda ação da saga de um dos personagens mais amados do mundo o Goku.
E também, neste mês, houve um lançamento que, por mais que não tenha sido notado por muitos, acredito que mereça sim a sua atenção, Coffe Talk, um jogo que, por mais que se apresente de forma bem simples, traz em si uma jogabilidade bem única e envolvente, que realmente chama a atenção e se mostra uma ótima experiência, recomendável para vários tipos de jogadores.
Vale notar que, no começo do ano, a pandemia que vivemos hoje, e toda essa situação em escala global era realmente algo inimaginável na cabeça de muitos, já que estava tudo correndo bem, mas é normal que na indústria de jogos, os lançamentos mais marcantes e notáveis do ano não seja no começo dele, claro, não dá para generalizar, já que para essa regra já houveram exceção no passado, mas ainda sim vale comentar que não é algo muito diferente do padrão.
Fevereiro
Em Fevereiro do ano, assim como em Janeiro também não tiveram alguns lançamentos que foram considerados muito bombásticos pela mídia e pelo público em geral, mas vale a pena citar um dos jogos lançados neste mês que foi bem único para o resto do ano, Dreams, que além de ser um jogo, também se mostra uma plataforma, para que com as ferramentas dentro do jogo, outros jogadores possam criar várias fases e jogos diferentes, que podem ser compartilhados, e aproveitados por outros jogadores, tornando assim o jogo bem único.
Março
Agora, se os primeiros meses foram um pouco fracos, este com certeza foi um dos mais fortes do ano, ao lado do mês seguinte, com diversos lançamentos de alguns dos jogos mais marcantes de 2020, e isso foi muito bom, já que nesse mês que infelizmente, a pandemia alcançou uma grande escala.
Animal Crossing New Horizons, um dos jogos mais aguardados, finalmente foi lançado, e foi um enorme sucesso, conseguindo trazer paz e até mesmo união em meio a todo o desespero que estava acontecendo no mundo. Junto deste lançamento, também veio o tão aguardado quanto, Doom Eternal, trazendo mais uma vez um jogo cheio de violência e diversão no inferno.
Vale notar também que, o lançamento destes dois jogos em datas bem próximas trouxe um fenômeno muito único neste ano, e que com certeza ira durar bastante ainda, que foi a união, quase que inusitada, de duas bases de fãs bem diferentes, a de Animal Crossing e de Doom.
Além destes jogos, vale a pena citar Half-Life: Alyx, que trouxe uma nova aventura que ocorre antes dos eventos de Half-Life 2, e o meu favorito deste mês pessoalmente, Persona 5 Royal, que trouxe melhoras ótimas ao jogo anterior, Persona 5, e também trouxe bem mais conteúdo, com mais detalhes na história, novos personagens, e até mesmo um novo mês jogável, que realmente engrandece a história de forma incrível, sendo imperdível a qualquer fã de RPG.
Abril
Junto do mês anterior, que foi fortíssimo de ótimos jogos e lançamentos, finalmente foi lançado ao mundo um dos Remakes mais aguardados e requisitados de todos os tempos, por fãs de todo o mundo, Final Fantasy VII (7) Remake, sendo essa a primeira parte dos Remakes de FFVII, que trouxe um novo visual, nova jogabilidade, e até mesmo novos personagens e momentos na narrativa, mas ainda sim não perdendo a essência deste clássico.
Também foi lançado outro Remake este mês, Resident Evil 3, que por mais que seja sim um pouco polêmico pelas mudanças que foram feitas, ainda sim foi um ótimo jogo. E para fechar também os Remakes do mês, foi lançado Sakura Wars, jogo que não só é um Remake, mas também um Reboot da série clássica de mesmo nome da SEGA, trazendo assim a série originária do antigo SEGA CD para a nova geração, e com visuais belíssimos de Tite Kubo, de Bleach.
E por fim, não um Remake, mas uma continuação, Streets Of Rage 4, que finalmente trouxe um novo capítulo a essa franquia de jogos Beat’em Up que é amada até hoje por muitos.
Maio
Em comparação ao mês anterior, de fato esse não teve também jogos muito grandes, mas vale citar alguns nomes. O primeiro deles foi Ninjala, um jogo de ação gratuito para Nintendo Switch com uma temática bem interessante de Ninjas e de cultura jovem. Já o outro jogo, foi Helltaker, jogo Indie que trouxe uma visão bem diferente, e bem única do inferno.
Junho
E bem, de certa forma meio oscilante, os lançamentos de Junho também foram mais alguns dos que impactaram o ano. Finalmente, após muitos anos de aguardo, finalmente foi lançada a sequência tão aguardada de The Last Of Us, sendo The Last Of Us Part 2 um jogo realmente incrível, e uma continuação realmente bem forte para a história do jogo que foi seu antecessor.
Além dele, também outro jogo foi Valorant, o jogo de tiro da Riot Games, que se tornou um verdadeiro fenômeno entre os jogadores, principalmente os fãs de longa data da Riot, e dos jogadores de FPS experientes.
Julho
Julho também trouxe ótimos jogos. Ghost Of Tsushima, que trouxe uma história e visuais verdadeiramente lindíssimos, sendo um jogo incrível, totalmente inspirado nas lendas dos Samurais, e até mesmo nos filmes do lendário cineasta japonês Akira Kurosawa.
Além deste, para os fãs de bons RPGs, veio Paper Mario The Origami King, que trouxe mais uma vez o carismático personagem Paper Mario em uma aventura bem interessante e com visuais bonitos, e Fairy Tail, que trouxe o mundo do mangá homônimo de Hiro Mashima ao mundo dos Videogames, e realmente fez isso de forma muito bem feita, sendo indispensável a qualquer fã do Anime e/ou do Mangá, sendo uma versão bem única e viva daquele mundo, mas claro, com os mesmos personagens que são amados por todo o mundo.
Agosto
Em comparação com os meses anteriores, pode até ser que Agosto não tenha sido um mês tão bombástico, mas claro, também teve seus lançamentos de destaque.
O primeiro deles foi um jogo que, por mais que possua uma proposta até que simples, se tornou um sucesso, Fall Guys, um jogo que coloca mais de 60 jogadores em uma competição, podendo haver somente um ganhador, que para conseguir a coroa da vitória, deve passar por vários desafios inusitados e divertidos.
Outro jogo que também mereceu destaque neste mês foi Battletoads, jogo que é continuação direta da série de jogos que começou lá nos anos 90, e que é até hoje reconhecida pela dificuldade e desafio, contando mais uma história dos 3 sapos que protagonizam o jogo.
E por fim, neste mês, um outro jogo que, por mais que não tenha sido um destaque tão grande como os jogos citados neste mês, foi um dos meus favoritos, Spirit Farer, que além de ter um visual 2D bem bonito, é um jogo realmente bem adorável e cativante.
Setembro
Setembro também, assim como os meses anteriores, teve bons jogos, e até mesmo boas surpresas.
A primeira delas que vale notar foi o lançamento de Genshin Impact, jogo Free to play que conquistou o mundo, com sua jogabilidade, com seus personagens belíssimos, e pelo seu mundo aberto, que por mais que tenha gerado uma certa controvérsia devido às similaridades bem notáveis em suas “Inspirações”, realmente gerou um verdadeiro impacto.
Outro jogo que foi bem aguardado foi Hades, que finalmente após o seu acesso antecipado em 2018, finalmente foi lançado e não decepcionou, sendo mais um jogo com uma história interessante, personagens bem bonitos, e uma maravilhosa jogabilidade.
E falando de impacto, um jogo que foi bem antecipado, mas talvez não tenha gerado um impacto tão agradável foi Marvel ‘s Avengers, que por mais que seja sim um jogo divertido, acabou decepcionando muitos fãs que esperavam mais.
Mas, um jogo que não decepcionou foi Tony Hawk ‘s Pro Skater 1 + 2, jogo de Skate que é Remake dos dois primeiros jogos da série Tony Hawk’ s Pro Skater, trazendo o melhor da série para os consoles atuais. E por fim, mais um dos meus favoritos que eu preciso citar, 13 Sentinels: Aegis Rim, jogo da Vanillaware que realmente é uma experiência bem única, tanto em jogabilidade, quanto em história.
Outubro
Já outro, por mais que não tenha tido um volume tão grande de lançamentos marcantes, foi um dos mais marcantes do ano, principalmente para os fãs da série clássica do Playstation, Crash Bandicoot 4: It’s About Time, foi a sequência da série original de Crash, lançada anos após a trilogia original, e mesmo tendo sido lançada anos depois, consegue não só modernizar a sua jogabilidade e mecânicas, como também traz o melhor da série, trazendo da melhor forma possível os elementos que marcaram ela como clássica.
Novembro
E se o volume de jogos marcantes no mês de Outubro pode ser considerado um pouco fraco em compensação, no mês de Novembro, em virtude do lançamento dos consoles da mais nova geração, a situação virou, com jogos que até mesmo foram lançados tanto para eles, como para seus antecessores.
Um dos favoritos neste mês foi Spider-Man: Miles Morales, que não só foi a sequência do renomado Marvel ‘s Spider-man, mas também foi protagonizado por um dos personagens mais queridos nas histórias atuais da Marvel, Miles Morales, mostrando de forma realmente incrível o arco do personagem dentro do universo do jogo.
E também, uma nova face que surgiu no mundo dos jogos foi a de Ichiban Kasuga, protagonista de Yakuza: Like A Dragon, novo jogo da série de jogos Yakuza, que ao invés de ser como os jogos anteriores, no estilo Beat’em Up em uma cidade grande, transforma os combates em um RPG, mas claro, sem perder a qualidade no enredo.
E por fim, também foi lançado o belíssimo, adorável, e estiloso Sakuna: Of Rice And Ruin, trazendo uma história bem divertida no estilo oriental ao mundo dos jogos.
Dezembro
E bem, para fechar o ano, talvez o jogo não tenha sido o mais agradável de todos, mas realmente foi um dos mais aguardados dos ultimos anos, e realmente gerou um enorme impacto, não podemos negar, Cyberpunk 2077.
Você provavelmente já sabe de todos os problemas que aconteceram, já que eles ficaram na mídia por um bom tempo, mas Cyberpunk, após anos de vários adiamentos, finalmente foi lançado, e esse lançamento foi uma verdadeira catástrofe, principalmente pelos Bugs e pelas versões dos consoles de mesa, que em alguns casos deixavam o jogo completamente injogável.
E também, você provavelmente já sabe do desfecho desta história, que é a de que o problema foi tão grande, que vários reembolsos foram realizados, e até mesmo a CD Projekt Red, a responsável pelo título, se comprometeu a resolver os Bugs, mas ainda o futuro é incerto, tanto para o título, como para a desenvolvedora.
Menção Honrosa
Aqui, vale uma menção honrosa, que está sendo feita por motivos de que o jogo quebraria as regras da lista se ele estivesse aqui nela, mas é impossível deixar ele de fora, porque foi bem marcante.
Among Us é um que coloca você e vários outros jogadores em uma base no espaço, onde devem sobreviver e descobrir quem é o impostor que está sabotando a nave, enquanto cumprem suas missões.
Mas porque Among Us está como menção honrosa? Então, pode até surpreender muitos de vocês, mas o jogo não foi lançado originalmente no ano de 2020, mas sim em 2018, ou seja, por mais que o jogo tenha sido lançado dois anos antes, ele foi um sucesso enorme agora, e dá para ver o motivo, já que a sua jogabilidade e envolvimento com outros jogadores é simples e bem divertida, além de acessível a vários, até mesmo quem não é familiar com os Games, sendo o jogo perfeito para 2020, unindo diversas pessoas do mundo todo para se divertirem juntas.
E você? Quais jogos marcaram o seu 2020? Achou que faltou um ou mais jogos na lista? Informe para nós nos comentários e nas redes sociais! Ficaremos felizes em saber quais jogos vocês jogarão no ano de 2020!