The Last of Us é um jogo pós apocalíptico de ação, sobrevivência, com elementos de horror em terceira pessoa, lançado em 2013 pela Naughty Dog como um exclusivo da PSN. O jogo foi um sucesso estrondoso, tomou as redes sociais que falavam de jogos e recebeu diversos prêmios por sua caracterização e história.
O jogo padrão tem por volta de 5 horas de gameplay direto mas pode chegar até 10 horas se for explorar todos os cenários que se encontra.
NARRATIVA
A narrativa de The Last Of Us é extremamente pessoal, focando em um grupo bem pequeno de personagens centrais e apenas dois personagens principais, os quais vamos falar sobre em breve.
A narrativa começa com uma garota e seu pai apenas vivendo sua rotina, a garota da ao pai um relógio de presente, porém, durante a noite é quando o caos começa. Um organismo parasita variante do Cordyceps (Um fungo parasita que afeta insetos, os controlando e mudando sua biologia para infectar mais hospedeiros) esta afetando humanos e os fazendo ficar agressivos, violentos.
Enquanto tentam sair da cidade o pai (Joel) , a Filha (Sarah) e o irmão de Joel (Tommy) enfrentam diversos contaminados e, durante um confronto, Sarah é atingida após um soldado extremamente nervoso disparar contra ela.
Joel perde ali sua única filha.
Isso tudo é apenas o prólogo.
O COMEÇO
Vários anos se passam, a sociedade colapsou pelo super-fungo que ainda se espalha pelo ambiente. Diversos locais ainda tem esporos, pessoas ainda podem ser contaminadas a qualquer momento e os infectados ainda existem. Durante estes anos novos inimigos surgiram, com o tempo as pessoas sofreram mutações por causa dos fungos. (Que funcionam como inimigos variantes do jogo)
Aqui começa a primeira missão, Joel reencontra sua colega de profissão Tess e são incumbidos de levar um ‘pacote’ para os vagalumes.
Os Vagalumes são um grupo insurgente que não segue o governo Militar que assumiu a maior parte da infra-estrutura dos EUA e possuem uma fundação idealista sobre encontrar uma cura para o fungo.
ELLIE
Após um encontro Tess e Joel descobrem que o ‘pacote’ a ser entregue é uma jovem garota chamada Ellie.
Eles não entendem o por que os Vagalumes a querem, afinal a cuidadora dela tinha sido morta em um confronto, porém, após um problema com um soldado eles descobrem que Ellie está infectada.
A revelação é chocante para eles, afinal se ela está infectada logo ela ficaria agressiva e seria um perigo a todos ali, porém Ellie, vendo a situação, confia a eles que ela é imune ao parasita fungico.
Joel e Tess concordam em escolta-la relutantemente até os vagalumes.
Durante este processo Tess e Joel são perseguidos por um grupo de saqueadores, após fugir de infectados pelos antigos metrôs da cidade é revelado que, durante o percurso Tess foi mordida e a infecção estava piorando. Ela ficaria para trás para segurar os saqueadores enquanto Ellie e Joel fugiam.
RESUMO
Durante o jogo Ellie e Joel navegam pelas ruínas da cidade, caminhando, pouco a pouco fazendo o caminho longo até o quartel general dos vagalumes. Navegam pelas hordas de monstros infectados e saqueadores. Encontram amigos antigos e novos.
Porém os eventos em si não são nem de perto a melhor parte e sim como Ellie e Joel interagem durante a jornada. Ambos se ligam em uma relação de pai e filha onde claramente Joel se sente cada vez mais e mais responsável por Ellie e o bem estar da garota. Cada vez mais se colocando para protege-la ao ponto de que, quando ela percebe que Joel está se tornando superprotetor ela se vê impulsionada a provar que ela pode cuidar de si mesma. Sua oportunidade maior viria depois.
Ellie e Joel tem uma relação que cresce com o tempo, e é reciproca a relação, mais e mais Ellie vê Joel como sua figura paterna também e também deseja o proteger dos muitos inimigos que habitam o mundo.
As melhores interações acontecem nos momentos pacíficos, seja durante interações que Ellie e Joel tem em alguns locais, seja pela interação com alguns animais selvagens que escaparam do zoológico.
Seja por falas aonde eles trocam comentários sobre momentos, locais e até zoam um com o outro.
São nesses momentos que a narrativa personalista de TLoU brilha, comentários sarcásticos sobre eventos ou atitudes, interações entre os dois, Piadas de tiosão que a Ellie conta ou até a preocupação de Ellie quando Joel está ferido.
Ellie tem seu momento de brilhar quando Joel é incapacitado e então capturado e ela tem que, sozinha, encontrar o próprio pai. É um período que a perspectiva do jogo muda completamente para Ellie. Nesta parte deve-se enfrentar um grupo Canibal para resgatar Joel. Após isso Ellie finalmente ganha o respeito e admiração de Joel, que até então a via muito mais como alguém a ser protegido a todo momento.
O FINAL
E então as mesas viram e tudo fica de cabeça para baixo. Depois de todo o jogo, horas de conexão entre os dois personagens e o jogador, horas de jogo, finalmente se chega até os Vagalumes, Ellie finalmente chega até o destino de sua jornada.
Porém é revelado a Joel, após Ellie ser levada ao laboratório, que, para saberem realmente como a imunidade da mesma funciona e para poderem produzir uma vacina ou um soro Ellie teria de ser sacrificada. Teriam de coletar todo o sangue dela, todo o sistema nervoso e amostras de carne e tecidos moles, precisavam saber o que a fazia realmente imune.
Joel não aceita isso de bom grado.
Durante a parte final do jogo não se tem escolha, não se é apresentado com opções pois a escolha já foi feita por Joel. Ele não vai perder mais uma filha.
A parte final do jogo é Joel massacrando os Vagalumes para chegar até Ellie. Nessa parte você é o vilão.
Veja, os vagalumes não são saqueadores que matam qualquer um que veem, ou os canibais, são pessoas que, como todos os personagens amigáveis apresentados, estavam tentando sobreviver e, se possível, desenvolver uma cura ou uma vacina para o principal problema do mundo.
E você, como Joel, massacra cada um deles. Por Ellie.
Apesar da sensação ruim de se ter que fazer isso ao final é totalmente compreensível que Joel o faria, para Joel perder outra criança é inadmissível.
Após resgatar Ellie, massacrando toda aquele complexo dos Vagalumes, Joel mente para a mesma, diz que tinham outras pessoas imunes e que eles não conseguiram fazer nada. E promete a ela que era toda a verdade.
JOGABILIDADE
Em quesito jogabilidade TloU não tem grandes inovações, porém a mesma é fluida, munição é extremamente escassa e os recursos são contados. Logo cada área requer extremo cuidado em como se atravessar pois os personagens são extremamente frágeis. Eles caem de um a três hits de inimigos.
A jogabilidade é bem fluída e divertida.
NÍVEIS
Os níveis do jogo são lineares para seguirem a história, é importante sempre explorar bem as áreas que se esta pois, uma vez terminada aquela área é bem provável que não se voltará para lá.
CONCLUSÂO
The Last of Us é um jogo excelente em sua narrativa personalista e com personagens incríveis e que nos impulsionam a gostar deles. É uma narrativa sobre violência e seu ciclo, e sobre condições terríveis. The Last of Us está disponível na PSN apenas, infelizmente. Mas ,se tiver um PS3 ou um PS4 vale MUITO a pena conferir!