Persona 3 Reload: Primeiras Impressões

©ATLUS ©SEGA

No dia 2 de Fevereiro, a SEGA lançará o game Persona 3 Reload, um remake do jogo lançado originalmente para PlayStation 2 pela ATLUS, e que encantou muitos fãs do gênero JRPG até os dias atuais, sendo desenvolvido pela P Studio (estúdio interno da ATLUS focado em Persona), além de contar com a participação de Ryōta Niitsuma na produção do Remake, um veterano da CAPCOM que já participou da produção dos remakes e remasters da franquia Resident Evil.

Enredo

No jogo você controla um estudante do 2º Ano, cujo nome verdadeiro é “Makoto Yuki“, ele transfere-se para o Colégio Gekkoukan, localizado na Tatsumi Port Island, a sua cidade natal, o Makoto é órfão pois perdeu os pais num acidente de carro, e ele fica abrigado em um alojamento com outros estudantes do seu colégio.

©ATLUS ©SEGA
©ATLUS ©SEGA

Em Tatsumi Port, há alguns acontecimentos estranhos com os moradores do local, isso por conta do fenômeno sobrenatural acontecendo ao redor da província chamado de “Hora Sombria” (ou Dark Hour, em inglês), onde tudo ao redor fica completamente distorcido e com tom esverdeado, e só as pessoas que são usuárias de Persona é quem conseguem notar o tal fenômeno, já os que não são, ficam em estado vegetativo por conta da “Síndrome de Apatia“, que é causada pelos surgimentos das Sombras. A raiz do surgimento das Sombras fica em Tártaro (Tartarus, no idioma em inglês), que na verdade é o Colégio Gekkoukan que está sob efeito da Hora Sombria.

Se você estiver acostumado com Persona 5, a torre de Tártaro seria o equivalente à Mementos (a estação de metrô do game), e assim como Mementos, tem vários andares no Tártaro que tem inimigos, baús e itens gerados de forma randômica (é tipo jogar o primeiro ToeJam & Earl, onde tem mapas randomizados).

©ATLUS ©SEGA
©ATLUS ©SEGA

Como dito anteriormente, há outros alunos dentro desse alojamento, e Makoto é uma das pessoas que sente os efeitos da Hora Sombria além de seus colegas, isso porque ele também é usuário de Persona, e graças à isso, ele é recrutado para o Setor Especializado em Execução Supracurricular (S.E.E.S.) para combater as Sombras junto de seus colegas Yukari Takeba, Junpei Iori, Akihiko Sanada e Mitsuru Kirijo (ela que tem uma forte influência dentro do Colégio Gekkoukan), além de futuros personagens que se juntam à S.E.E.S. que se juntam à trama, como o cão Koromaru, e a androide Aigis (inclusive, mesmo estando no primeiro jogo, seu vinculo social com ela é um pouco mais “aprimorado” no Persona 3 FES, e foi uma das mecânicas reaproveitadas pro remake).

Controles, Gameplay e Mecânicas 

Em Persona 3 Reload, temos melhorias tanto na parte de jogabilidade quanto gráfica e até animação. Assim como no jogo original e qualquer jogo da franquia Persona, você vive uma vida normal de estudante, tem vínculos sociais com colegas de classe e outras pessoas (e aprimorando seus Arcano dos Persona que tiver disponíveis), visitar os pontos da cidade para se abastecer durante sua batalha contra as Sombras (com armas e medicamentos) ou só curtir a vida nas ruas de Tatsumi Port, enfim, o básico de Persona. Só que diferente das versões do PlayStation 2, esse jogo tem uma câmera mais “livre” em determinados cenários, além dos gráficos semelhantes aos de Catherine e Persona 5, só que refeitos na Unreal Engine (outro jogo que a ATLUS trabalho nesse motor gráfico foi o Shin Megami Tensei V).

©ATLUS ©SEGA
©ATLUS ©SEGA

Chegando à noite, você tem a opção de dormir ou ir para o Tártaro se você se reunir com a Mitsuru Kirijo e os demais colegas, e aí que entra as mecânicas de combate.

Durante a expedição na torre, você encontra algumas sombras se rastejando pelo chão, se encontra-las você tem que ataca-las usando o Quadrado (PlayStation) ou X (XBOX), aí você entra num embate contra a sombra, para atacar a sombra bastar usar dos ataques corpo-a-corpo, ou com os poderes de seu Persona ativando o botão Triângulo (PlayStation) ou Y (XBOX)…um ponto pra ressaltar é que no combate, se você ver a sombra e ataca-la por trás, os membros S.E.E.S. que fica em vantagem, se ela te ataca, elas que ficam na vantagem.

Quando se usa a Persona, aparecem algumas animações indicando que você conseguiu fazer um ataque bem sútil para atordoar completamente a sombra, seja por um ataque crítico, ou então descobrindo a fraqueza dela.

©ATLUS ©SEGA
©ATLUS ©SEGA

Se conseguirem enfraquecer todas as sombras presentes (isso quando pega um ataque que a deixa fraca e até imobiliza-la, seja pela sua Persona ou por membros que utilizam espadas por conta do corte), você e seus companheiros podem executar o “Ataque Total“, que simplesmente dá um ataque muito poderoso que pode-los à morte mais rápido.

Dependendo das batalhas, você consegue algumas cartas para escolher, podendo escolher Personas novas, aprimorar o EXP de todos os membros, aumentar dinheiro (vai por mim, aceite principalmente dinheiro), habilidade e itens novos pra usar durante o combate, entre outros.

©ATLUS ©SEGA
©ATLUS ©SEGA

Falando nas Personas, logicamente a Velvet Room está de volta ao game, ou melhor…”Sala de Veludo” em português, como o Makoto é o único que pode controlar mais de uma Persona, ele tem o livre arbítrio para fazer contrato e fundir as suas Personas, você é atendido pelo Igor e sua assistente (e atendente) Elizabeth. E o seus vínculos sociais serão importantes durante sua jornada principalmente por conta disso.

©ATLUS ©SEGA
©ATLUS ©SEGA

Navegando pelos menus (que por sinal são belos, diga-se de passagem), você pode usar os itens de cura, trocar de uniforme e equipamento, salvar o progresso em determinada área etc.

©ATLUS ©SEGA
©ATLUS ©SEGA

Conteúdo Adicional e Edições Deluxe e Premium

Além da Edição Padrão, existem também a Deluxe que contém artbook digital e a trilha sonora do game, e a Premium que contém todo o conteúdo citado, além de uma DLC que vem com as Personas (Arsene, Captain Kidd etc) e trajes dos personagens do jogo Persona 5.

Para demais informações dos valores de compra do game, é só consultar o site da ATLUS com suporte ao Brasil.

©ATLUS ©SEGA
©ATLUS ©SEGA

Marketing com a Microsoft, BGS 2023 e Localização para o Brasil

O Persona 3 original e P3 FES vieram para PlayStation 2 pela ATLUS, mas a publicadora não tinha uma expansão geográfica necessária para lançar ao mundo todo como tem hoje (através da SEGA), sendo assim o jogo foi publicado em outros países através de outras publicadoras e distribuidoras, como a THQ na Austália, e Sony Computer Entertainment na Coréia do Sul. Agora no Reload é diferente, a SEGA não só cuidou da produção e distribuição mundialmente, como também trouxe a localização em Português Brasileiro, com legendas em PT-BR (além do diálogo em inglês e japonês).

O anúncio oficial do game veio por meio da Microsoft durante a conferência do XBOX na Summer Game Fest de 2023, sendo assim, à partir do dia 2 de Fevereiro o jogo estará disponível no Game Pass (e jogável para os assinantes pelo menos em 1 ano).

Ainda sobre a localização em PT-BR, assim como citado nas reviews de Sonic Superstars e Persona 5 Tactica, a SEGA fez a sua participação na BGS 2023, é a PRIMEIRA VEZ na história que SEGA e ATLUS fizeram participação em um evento brasileiro voltado à games e cultura Geek no geral.

Arquivo Pessoal/WDN - World Dubbing News - ©ATLUS ©SEGA
Arquivo Pessoal/WDN – World Dubbing News – ©ATLUS ©SEGA

E na edição dessa Brasil Game Show, SEGA também levou produtos originais fazendo o seu próprio merchandising, tinham brindes e produtos comercializáveis presentes no estande da marca, além de sua loja especial voltados para produtos dela.

Arquivo Pessoal/Yuri Suetsugu - ©ATLUS ©SEGA
Arquivo Pessoal/Yuri Suetsugu – ©ATLUS ©SEGA

Enfim, vale à pena conferir Persona 3 Reload, é um grande atrativo se você for novato na franquia, ou principalmente se você for apegado às mecânicas do Persona 5 mas não se acostumou ainda com o sistema dos jogos originais ou até Persona 4 (como foi o meu caso). O ÚNICO ponto fraco que tenho à ressaltar, é o mesmo de muitas pessoas também, o Remake foca no jogo de PS2, tanto no original quanto no FES no quesito de mecânicas (como o relacionamento com a Aigis), e por isso, a protagonista feminina “Kotone Shiomi(ou FeMC) infelizmente não está presente no game, se a ATLUS fará alguma DLC, atualização que acrescente ela no game, só o tempo dirá…

Tirando isso, vale à pena conferir o game, e mais uma vez parabenizo à ATLUS e P Studio pelo tratamento com o jogo, e obrigado à SEGA pelo envio do jogo e material necessário para essa review, os mimos da BGS que ganhamos no evento. Deixo os créditos também à minha amiga Ana Garcia e à Megami Tensei Wiki que foram minhas principais fontes de referência em algumas informações do game de PS2, nas quais ajudaram antes de preparar a review do Reload.

Persona 3 Reload está disponível para PlayStation 4 e 5, XBOX One e Series X/S, e PC através da Steam e Microsoft Store. Relembrando que ele também está de graça para assinantes do XBOX Game Pass até fevereiro de 2025 (data estimada para QUASE todos os prazos de jogos do Game Pass é de um ano), para consulta de preços, visite o site da SEGA/ATLUS.