RuneScape é um jogo do gênero MMORPG (Massive Multiplayer Online Roleplaying Game) lançado em 2001 pela desenvolvedora britânica Jagex Ltd., com gráficos simples, programado em Java e uma jogabilidade que o transformou num clássico dos anos 2000, e o maior MMO gratuito de seu tempo (com uma expansão paga). Além disso, o game foi recebendo inúmeras atualizações e expansões ao longo dos anos, tanto em seu conteúdo quanto nos gráficos, o que desagradou uma parte da comunidade de jogadores que não reconhecia mais o jogo com o qual havia crescido.
Posteriormente, em 2013, a Jagex lança o Old School RuneScape – a versão do jogo tal qual ele era em 2007, com gráficos e controles mais modestos mas, para muitos, com o verdadeiro espírito do jogo original. Algo semelhante com o que ocorreu com o World of Warcraft e sua outra versão, o WoW Classic.
Onde encontrar Old School Runescape
Este artigo tem a finalidade de sanar sua curiosidade, ou mesmo servir para ajudar um amigo que queira começar a jogar junto – porque o Rune é muito mais divertido com amigos, posso garantir.
Portanto, é bom lembrar que OSRS está disponível tanto nas plataformas mobile (Android e iOS) quanto para seu computador (cliente oficial, Steam ou RuneLite).
Os primeiros passos dentro do jogo
Certamente após criar seu personagem, você se encontrará no tutorial do jogo, a famosa Tutorial Island. Nela, você aprenderá o básico de algumas das 23 skills (habilidades) que você poderá treinar ao longo de sua jornada em Gielinor, o mundo de Old School Runescape. Cada habilidade pode ser treinada do nível 1 ao 99, desbloqueando armas e recursos incríveis.
São elas: Attack (ataque), Strength (força), Defence (defesa), Ranged (arqueria), Prayer (oração), Magic (magia), Runecrafting (criação de runas), Hitpoints (pontos de vida), Agility (agilidade), Herblore (herbologia), Thieving (roubo), Crafting (artesanato), Fletching (criação de arcos e flechas), Slayer (extermínio), Hunter (caça), Mining (mineração), Smithing (metalurgia), Fishing (pesca), Cooking (culinária), Firemaking (piromancia), Woodcutting (corte de madeira) e Farming (agricultura).
A quantidade de skills já mostra o universo de possibilidades dentro do jogo, não é? Você pode até mesmo ser 100% autossuficiente na obtenção de recursos, sem depender do comércio com outros players!
Assim, começaremos aos pouquinhos explicando cada lugar onde poderemos encontrar recursos.
Lumbridge
Ao concluir o breve tutorial do jogo, você será transportado para o castelo de Lumbridge, que é seu verdadeiro ponto de partida. Provavelmente você estará curiosíssimo para sair explorando por aí, mas é importante, em primeiro lugar, começar a juntar recursos. Você não vai conseguir ir muito longe somente com uma adaga de bronze!
É possível acessar Lumbridge através do feitiço Home Teleport, com tempo de recarga de 30 minutos.
Seguindo em linha reta após deixar o castelo, você provavelmente cruzará com alguns Goblins (nível 2) pelo caminho. Eles podem ser as primeiras vítimas do seu treinamento de combate. Os drops podem variar entre algumas moedas, equipamentos de bronze (adagas, picaretas etc.) e ossos que você poderá enterrar para ganhar experiência na skill Prayer (oração).
Um pouco mais ao norte, você encontrará um cercadinho com algumas vacas. Elas são uma boa fonte de renda para quem está começando, pois seus drops incluem carne e, principalmente, cowhides (couro), que podem ser vendidas por um precinho camarada no Grand Exchange (mercado) de Varrock.
Cozinhar as carnes dropadas pelas vacas te dá 30 pontos de experiência em Cooking (Culinária), além de curar seus pontos de vida perdidos durante o combate (3). Basta apenas um clique em cima para degustar seu bife e estar alimentado para a próxima batalha.
Draynor Village
Em Draynor, a oeste de Lumbridge, você tem acesso a outra fonte de comida: desta vez, por meio da skill Fishing (pesca). Inicialmente, você pode pescar Raw shrimps (camarões) com o uso de uma Small fishing net (pequena rede de pesca).
Mais adiante, quando estiveres mais experiente, este lugar também oferece ampla disponibilidade de madeira das Willow trees (salgueiros), que requerem nível 30 de Woodcutting (corte de madeira) para serem derrubadas.
Falador
A cidade de Falador se destaca pelo que está embaixo dela: as minas, que possuem ampla variedade de rochas que podem ser mineradas através da skill Mining (Mineração). Inicialmente, com o auxílio de uma picareta, você pode, por exemplo, minerar Tin (zinco) e Copper (cobre), dois minérios utilizados para fabricar itens de bronze por meio da skill Smithing (metalurgia) e também podem ser uma boa fonte de renda inicial, se você não se der bem assassinando Goblins.
Quests
O Old School RuneScape possui um total de 147 quests nos mais variados níveis de dificuldade. Entre suas recompensas, estão alguns dos melhores equipamentos do jogo! Por outro lado, somente 21 delas estão disponíveis na versão free-to-play do Rune, mas que já são um grande pontapé inicial na sua aventura.
A princípio, se inicia a jornada com a quest Cook’s Assistant, que pode ser startada na cozinha do próprio castelo de Lumbridge. Outras duas quests para completar em sequência são a Doric’s Quest e The Knight’s Sword. A recompensa dessa última eleva instantaneamente seu nível de Smithing do 1 ao 29!
Logo que completar cada quest, o jogador recebe um certo número de quest points, que servem para desbloquear outras quests. Imediatamente ao chegar em 33 quest points, é possível iniciar a quest mais difícil do free-to-play: Dragon Slayer I, na qual você enfrenta um poderoso dragão. Qual a recompensa? O direito de vestir o Rune Platebody, uma poderosa armadura que requer nível 40 em Defence (defesa). Pode ser, antes de mais nada, um grande objetivo para um novo jogador!
O Mercado Geral
Aqui, no Mercado da cidade de Varrock, ou Grand Exchange, é o local onde você pode praticar o comércio com outros jogadores, adquirindo ou vendendo praticamente qualquer item. E não precisa negociar diretamente com os outros players: um sistema automatizado permite até 6 transações simultâneas. Hora de vender as cowhides e os minérios que você coletou, juntar dinheiro e adquirir os melhores equipamentos pro seu nível, que tal?
Bora jogar?
Espero que este pequeno guia te ajude em teus primeiros passos no Old School RuneScape. À medida em que se tornar um player mais experiente, podes consultar a Wiki oficial do jogo para ter um ajudinha na sua gameplay. Agora pode parecer muita coisa, mas é apenas o início de uma jornada muito divertida e envolvente!
Por fim, é importante pensar que o fato de um MMO com 20 anos de idade ainda atrair uma base fiel e dedicada de jogadores diz muito a respeito da própria qualidade desse jogo.