Doente e sem muita paciência, estava procurando um jogo curtinho e acolhedor, um “cozy game” que fosse além das fazendinhas, e topei em Off Day, um jogo bem curtinho, bonitinho, gratuito e que por 20 minutinhos aqueceu meu coração. Off day é uma visual novel criada por Vivian Ha, o jogo está disponível gratuitamente online aqui. É um conto bem curtinho e fofo, sobre apreciar as pequenas coisas da vida, mesmo nos momentos de dificuldade.
O que é
Aqui nós encarnamos Melody, que não está em seus melhores dias, em busca de ânimo para segui em frete, vamos reparando nos pequenos detalhes de nosso cotidiano, e aos poucos descobrindo que mesmo nos aspectos mais mundanos, há beleza para se observar, e pouco a pouco o que parecia uma vida vazia se revela algo bem maior.
Jogabilidade
Esse jogo é um point and click bem curtinho, não demorei nem meia hora para terminar, então se você quer algo rapidinho e descompromissado para passar o tempo, é o jogo ideal. Ao acordar você terá um monólogo e depois é hora de explorar seu quarto, tudo que te cerca pode entrar como uma peça nesse quebra-cabeça do cotidiano. Ao escolher cada objeto, ele vira uma foto, e posteriormente você refletirá sobre aquilo, e seu papel em sua vida.
Você não está só, além de seu adorável cachorrinho, sua colega de quarto, Juniper, também é uma aliada nessa jornada. Embora o maior desenvolvimento venha das escolhas que o jogador faz, Juniper está sempre nos guiando para os melhores caminhos, ela é uma boa amiga.
Há beleza na simplicidade
As artes são bem simples, afinal, o jogo não vem de uma grande produtora, mas a equipe conseguiu nos proporcionar visuais bem bonitinhos e acolhedores, é o tipo de arte que dá um quentinho no coração. A trilha sonora também é bem simples, mas cumpre sua função, nada memorável mas não dá pra reclamar.
O veredito
Off day é um jogo curtíssimo, com uma temática com a qual muitas pessoas poderão se identificar. Não é uma grande revolução no mundo das visual novels, e nem se propõe a ser. É um jogo gratuito que nos ajuda a ver a beleza nas pequenas coisas da vida mesmo nos dias em que nada parece muito bem, e vale uns 20 minutinhos do seu dia.