Então é natal… o que você fez? Não sei vocês, mas nesse ano eu joguei muito, fugi bastante do que costumo jogar normalmente. Já que passei o ano expandindo meus horizontes, nada melhor do que recapitular os melhores do ano no último texto de 2022!
Antes de apresentar os jogos, preciso apresentar os critérios para aparecer nessa lista:
- O jogo não precisa ter sido lançado em 2022
- Essa lista tem como único critério DIVERSÃO, hoje não estou analisando gráficos, sonoplastia etc, mas sim o quanto me diverti com o jogo em questão.
Theatre of Sorrows
Não sou a maior entusiasta de jogos de terror (leia-se como “sou frouxa”) mas comecei 2022 justamente nesse gênero. Theatre of Sorrows é um rogue like, quando Killian recebe uma carta afirmando que sua irmã foi sequestrada por hm culto, ele vai pra Esha com a missão de salva-la, mas para isso precisa entender a relação de sua família com essa seita, e até mesmo ajudar seus inimigos.
O jogo tem um enredo que não te deixa piscar, e vai consumindo sua sanidade aos poucos (digo metaforicamente e literalmente!), mas é uma aventura que vale muito a pena! Principalmente se você for um entusiasta de H.P lovecraft. Temos review dele aqui!
Tsuki Odyssey
Existe coisa mais linda do que um jogo bom E GRATUITO? Não! Tsuki Odyssey é um jogo mobile no qual você encarna o simpático (ou nem tento, tudo depende de suas escolhas) Tsuki, que volta para sua vila após sua casa ser saqueada, a partir daí você vai recostruindo sua casinha e relacionamentos com seus vizinhos.
Pode parecer simples, e é, Tsuki Odyssey é um jogo muito simples e divertido, sempre com eventos sazonais e muita coisa pra se fazer além de decorar sua casa. Temos review dele aqui, e vale muito a pena começar agora, os eventos de natal já começam.
Cult of the Lamb
Esperei ansiosamente pelo lançamento de Cult Of The Lamb, e valeu muito a pena! Cult of the lamb é um rogue like, com algumas características de manager Simulator. Aqui você é uma Ovelha sacrificada por 4 deuses que temem que uma profecia se cumpra, ironicamente, ao te sacrificar eles dão início aos fatos da profecia. O jogo tem um tom fofo e macabro, muito divertido e sinistro.
Esse jogo foi muito Hypado e você já deve ter ouvido falar sobre ele, o hype é real e o jogo tá sempre com uma ou outra promoção por ai, vale muito a pena ficar de olho nos valores. E novamente, também tem review do jogo aqui.
Inscryption
Mesmo jogando aos 45 do segundo tempo, Inscryption é um jogo sensacional que conseguiu facilmente um lugar nessa lista. Esse Deck Builder/roguelike/????? é facilmente o melhor jogo de deck building que joguei na vida! Aqui você acorda confuso na barraca de um velho que te força a jogar cartas com ele, isso pode não parecer tão sinistro a primeira vista mas o enredo desse jogo é coisa de louco e a narrativa vai muito além do que parece.
Se prepare para plot twists bem fundamentados (e muito, muito bons), não é um terror de jumpscare, ao invés disso o jogo prefere ir criando a tensão aos poucos, esse suspense vai crescendo aos poucos e quando as coisas finalmente vão se resolvendo você não sabe se fica aliviado ou com mais medo do que está por vir. Temos review? Temos review!
E antes de ir para meu favorito do ano, vamos para algumas menções honrosas, você encontra a review de todos esses jogos aqui:
- A divertidíssima aventura em Point and Click de Return to Monkey Island
- As lindas melodias e narrativa de DEEMO II merecem sua atenção.
- One Night Hot Springs, que trás uma história real para muitas pessoas nessa visual novel muito impactante.
- Dropsy, o palhaço desengonçado que só quer tornar o mundo melhor (e merece uma vida melhor).
- O RPG roguelike vagante vai te enlouquecer enquanto te diverte.
Pokémon Legends: Arceus
Se você ainda não me conhece: Prazer, eu sou a Giselle e amo Pokémon mais que tudo nesse mundo. Pokémon Legends Arceus me muitos elementos que queria na franquia há anos e coisas que eu nem sabia que queria, como o mundo aberto e a nova dinâmica de captura. O enredo me prendeu bastante mas o que me manteve jogando quase diariamente desde o lançamento foi o mundo aberto e a nova dinâmica de captura.
Esse é o único jogo dessa lista que ainda não tem review aqui no site, simplesmente porque é o único que ainda não conclui. Já fiz a história principal mas não o pós game, estou ocupada demais completando a primeira pokedex da história! Pretendo fazer a review do jogo em breve, mas já fica a recomendação: Pokémon Legends Arceus é o melhor jogo de Pokémon já lançado, e não consigo deixa-lo de lado (mesmo focando em PKM violet agora)
E você caro leitor, o que jogou durante o ano? Quais foram seus favoritos?
Bom, obrigada pela companhia durante o ano, lhe desejo um feliz ano novo, e nos vemos em 2023!