Olá, olha nós aqui depois de muito tempo falando sobre um jogo de esportes. Na última vez nos encontramos falando sobre FIFA 21 e em breve sobre o FIFA 22. Mas hoje é diferente, hoje é Madden NFL 22, ou popularmente o jogo de futebol americano lançado recentemente pela EA Sports.
E vou dar minhas impressões iniciais sobre esse novo jogo da franquia Madden que promete e até onde eu estou jogando uma experiência muito boa para novos jogadore e para os da casa, melhorar os padrões da sua versão antecessora.
Primeiro preciso fazer uma confusão. Sou um amante do esporte, mas não sou um aficionado pela bola oval. Entretanto é ai que o Madden NFL 22 acerta em cheio. Você não precisa ser um grande entendedor de táticas do real para aplicar aquilo nos campos virtuais.
Gameplay
É muito intuitivo desde a primeira partida, a partida de introdução do game, como você sabe exatamente como e onde vai atacar para avançar até a linha de primeira descida.
Sério, não tem como errar (ou tem, ainda mais se você for ansioso igual a mim). Você pode acertar passes precisos na mão do seu recebedor para continuar colocando seu time no ataque, como pode errar o passe e armar um contra-ataque mortal do time adversário.
E isso inclusive pode ficar mais fácil ou desafiador se você usar as configurações de “arcade” ou “simulation” dentro do menu do jogo. Arcade acaba sendo um jogo muito mais “for-fun” mesmo, e a inteligência artificial do game pode não te cobrar tanto.
Já no “simulation” com uma dificuldade levemente alterada, ai é onde o bicho pega. Você precisa ter um maior cuidado nas suas jogadas, e precisa contar muito com os jogadores ao seu redor para te proteger na hora de arremessar a bola em busca de um companheiro.
Quando você é um “Quarterbeck”, ou o famoso homem que arremessa a bola, você precisa ter uma noção muito boa e convicta de qual será sua jogada e finalizar ela da forma mais rápida possível antes de ser “sackado”.
Modos de Jogo
É diversão para mais de horas garantidas, ainda se você for encarar o modo “Face of The Franchise”. Uma espécie de modo “A Jornada” que tivemos anos atrás no FIFA. Só que dessa vez, você monta o seu jogador passa inicialmente por uma série de treinos até o dia do Draft. Onde você será escolhido por um dos times e irá jogar a National Football League (NFL) em busca de se tornar um astro.
Ainda que as cutscenes não sejam tão boas quanto no “A Jornada”, ainda dá pra ver o quão trabalho a EA teve de melhorar o modo a fim de trazer até trivias sobre a rivalidade do seu time com o outro que irá enfrentar naquela semana.
Eu como adoro esses tipos de modos de jogo, acabo me apegando muito a eles e me levando até aquilo se tornar enjoativo, o que até agora não aconteceu.
Caso você queira ter uma experiência completa, de um jogo de futebol americano, você deve certamente testar uma partida full, que leva mais ou menos uma hora onde você vai atacar e defender também (e você pode simular também até o seu time ter a posse de bola novamente por exemplo).
E caso você opte por algo mais rápido, você tem o modo de jogar uma partida por 20 minutos, onde o jogo vai e dando as opções de jogadas que vão se desenrolando para que você entre e resolva (ou não) elas.
Ainda sobre modos de jogo, temos o modo Franchise mesmo, onde é o modo carreira básico, mas que eu ainda vou explorar com mais calma, e o Ultimate Team, que não é o meu foco, como vocês sabem em um jogo de esporte.
Mas funciona basicamente como um montador do seu time perfeito, através das cartinhas tiradas em packs comprados na loja do game.
“Luiz, vale a pena o Madden NFL 22?” Pra car&¨%$!! É um mundo novo, onde você tem a chance de conhecer novas maneiras de jogar futebol americano e claro, dar aquela cornetada no Tom Brady quando o time dele perde para o seu, como aconteceu no meu “Face of The Franchise”.
Adaptando a frase de um celebre narrador brasuca: Ganhar é bom, mas ganhar do Tom Brady amigo, é muuuito melhor!
Obrigado EA Sports pela disponibilidade do material para que esse texto fosse feito.
Lembrando, esse é apenas o texto de primeiras impressões, mas, já para dizer que está 5 estrelas.
Até semana que vem, pessoal!