Valorant nasceu com grande expectativa competitiva. Não só por ser mais um gratuito, pelos gráficos interessantes, personagens diversificados juntamente com habilidades diferenciadas. A princípio, um grande apelo sobre o FPS era sua publisher: Riot Games. Especialmente por ser o primeiro da desenvolvedora fora do universo de League of Legends, mas também pelo sucesso e estabilidade dos campeonatos dessa equipe global.
Ainda em 2020, ano de lançamento do game, a Riot anunciou como seria o circuito competitivo de seu FPS. Enquanto nos aproximamos da reta final do primeiro ano competitivo, às vésperas do Last Chance Qualifier: vocês sabem qual é o caminho que brasileiros precisam trilhar para lutar pelo mundial de Valorant?
O Circuito Valorant
Primeiramente, sobre o conjunto da obra – Champions Tour, o circuito. Dentro do Champions Tour temos três níveis de competição:
- 3 Challengers – competições de acesso, aqui chamadas de VCTBR (Valorant Champions Tour Brasil);
- 3 Regionais – os Masters, incluem as diversas regiões do mundo, classificados via Challengers;
- Classificatória Final – última chance de garantir uma vaga para o Champions;
- 1 Champions – o mundial em dezembro, com classificados via pontos de circuito, Masters e Last Chances.
Cada Challenger acontece entre 8 equipes que devem conquistar sua vaga através de qualificatórias abertas. Portanto, as duas melhores equipes em cada Challenger se classificam para o Masters da temporada. Nesse sentido, os Masters são formados pelas 16 melhores equipes entre as 8 regiões do circuito Valorant. Quem vencer a 3° e última edição do Masters no ano garante a participação no Champions e abre mais uma vaga para sua região.
Logo depois do último Masters temos as Classificatórias Finais (Last Chance) – por exemplo, é uma repescagem para o mundial. São 4 eventos ao redor do mundo, com mais 4 vagas, uma por continente. Aqui, apesar de termos circuitos Challengers separado para Brasil e América Latina, o Last Chance Qualifier é a classificatória final para a América Latina como um todo. São 4 equipes brasileiras contra 4 latinas e apenas uma chance. É onde estamos no momento.
Champions e os Pontos de Circuito
Bem como as premiações financeiras, as competições também garantem pontos de circuito para seus participantes. São esses pontos que definem os 2 representantes de cada região para o Champions. Lembrando, o time vencedor do último Masters do ano leva para casa a classificação e mais uma vaga. O 3° Masters de 2021 garantiu mais um lugar para a região EMEA (Europa, Turquia, CEI, Oriente Médio e norte da África) – que ficou com a Fnatic após a vitória dos russos da Gambit.
Finalmente, o grande ato: O Champions. O primeiro torneio mundial de Valorant acontecerá em Berlim, a partir do dia 1° de dezembro, por duas semanas com as 16 melhores do mundo. Quem marcará a história como o primeiro campeão mundial de Valorant? As brasileiras Team Vikings e Vivo Keyd já garantiram seu lugar entre os campeões pelos pontos de circuito. Porém, podemos ter mais um representante nessa briga.
Last Chance Qualifier e o Brasil: quem vai pro mundial?
De acordo com o calendário Champions Tour da Riot Games, estamos em época de últimas chances. Nesse sentido, o Last Chance Qualifier pode levar mais um brasileiro para o mundial. O torneio presencial em São Paulo acontecerá entre os dias 11 a 17 de outubro, sempre a partir das 13h. Serão quatro equipes brasileiras contra quatro latinas (região LATAM) e apenas uma vaga para o Champions – além da premiação de R$90 mil. Confira a escalação das nossas equipes e vamos torcer!
Palco ✅
Hype ✅Quem aí tá com saudades de um joguinho na LAN? 😎 pic.twitter.com/w3crx0mbBz
— VALORANT Champions Tour Brazil (@valesports_br) October 4, 2021
Sharks Esports
Matheus “DeNaro” Hipólito
Matheus “fra” Fragozo
Wallacy “prozin” Sales
Gabriel “gaabxx” Carli
Winicius “light” Alves
Havan Liberty
Rodrigo “Myssen”
Gabriel “shion” Vilela
Marcelo “pleets” Leite
Felipe “liazzi” Galiazzi
Gustavo “krain” Melara
FURIA Esports
Alexandre “xand” Zizi
Gabriel “qck” Lima
“Khalil” Schmidt
Agustin “Nozwerr” Ibarra
Matheus “mazin” Araújo
Gamelanders
Leonardo “mwzera” Serrati
Walney “John” Reis
Guilherme “Nyang” Coelho
Fernando “fznnn” Cerqueira
Lucas “BELKY” Belchior
Por fim, o Last Chance Qualifier funcionará em dupla eliminação (perdeu duas, tá fora) e todas as partidas serão em Melhor de 3 (Md3), exceto a final (Md5). Além disso, todas as partidas serão transmitidas no Youtube e Twitch pela Riot Games Brasil e Riot Games LATAM. Confira as primeiras partidas do Last Chance Qualifier e torça pelo Brasil!
Grupo A
11/10, 13h – Sharks x LAZER
11/10, 16h – Australs x FURIA
Grupo B
12/10, 13h – Six Karma x Gamelanders
12/10, 16h – Havan Liberty x Infinity