Olá amigos! Hoje eu gostaria de propor uma discussão sobre os jogos de luta, será que eles continuam tão legais quanto antigamente?
O começo dos jogos de luta pra mim
Eu sempre terei uma memória afetiva com os jogos de luta da minha infância. Lembro que uma das minhas primeiras memórias com vídeo game era de quando meu padrinho resolvia me levar com ele para o Fliperama, me colocava na máquina ao lado da dele, me dava uma Tortuguita, e eu ficava vendo ele gastando fichas na máquina de The King of Fighters. Acredito que herdei dele o gosto por Fighting games e, junto com meu primeiro console, o Playstation 1, vieram os CDs do The King of Fighters 97 e o Street Fighter Alpha 3, esses jogos eram maravilhosos, gastei horas da minha vida os jogando e me lembro de me divertir imensamente.
No Playstation 2, o cenário era o mesmo, The King of Fighters 2002, Dragon Ball Budokai 3 e Naruto Ultimate Ninja 5 eram os meus favoritos, naquela época quando eu tinha meus 9-10 anos, minha diversão era aprender a jogar com todos os personagens, completar os desafios e liberar todos os personagens disponíveis no jogo, incluindo os ocultos.
Lembro que quando ganhei meu Playstation 3, um dos primeiros jogos que comprei foi justamente o Mortal Kombat 9. Eu e meus amigos nos juntávamos para jogar e nos divertir, comer algumas pizzas e tudo que uma reunião de amigos traz, era nosso momento de conforto.
Antigamente, os jogos tinham muitos personagens para selecionar e liberar, e era divertido liberar todos, sabendo que sempre poderia ter alguém no grupo de amigos que gostaria de jogar com tal personagem. Mesmo que você não gostasse, era sua obrigação liberar todos os itens e personagens, para o jogo ficar o mais justo o possível.
Cenário atual
Parando para analisar, hoje não me vejo empolgado por nenhum jogo de luta recente, minhas ultimas empreitadas nesse cenário foram com Street Fighter V e The King of Fighters XIV, ao meu ver o fato de hoje em dia os personagens em maioria das vezes serem conquistados com DLCs, ao invés de ser possível libera-los simplesmente jogando, acaba me afastando do cenário.
Sei que muitas pessoas jogam esses jogos competitivamente, decorando combos infinitos e especiais secretos, mas eu nunca fui um jogador hardcore de jogos de luta, meu estilo de jogo sempre foi voltado para o meu lazer com meus amigos.
Não sei se estou ficando velho e agora começo a sentir o reflexo que as responsabilidades trazem em nossos gostos pessoais, ou se meu ciclo de amigos simplesmente diminuiu pelos mesmos fatores, ou se os jogos de luta realmente perderam aquele apelo de atrair os amigos e te empolgar a jogar.
Não me vejo mais eufórico esperando um novo título do gênero, muito menos comprando um jogo na pré-venda, a tendencia do mercado de lançar uma versão deluxe com mais personagens ao mesmo preço da versão base lançada um pouco antes, só me faz ter vontade de esperar uma promoção da versão deluxe.
Bom por hoje é isso, eu gostaria de saber a visão de vocês sobre o assunto, o que acham? Jogos de luta continuam legais e eu fiquei chato? Ou o mercado realmente se saturou e minha opinião é o reflexo disso? Comentem ai na aba de comentários e vamos fazer essa discussão.