RELEMBRAMOS A TODOS QUE ESTE TEXTO REPRESENTA APENAS A OPINIÃO DO COLUNISTA EM QUESTÃO E NÃO OBRIGATORIAMENTE A OPINIÃO DE UM TODO NO SITE!!!
É uma era incrível no mundo dos jogos, temos jogos mais variados e diversos do que nunca, a indústria Indie cresce e desenvolvedores ganham possibilidades de mercado com Steam, Epic Games, e outras plataformas de compra e venda de games.
Até mesmo a indústria AAA lança alguns dos jogos mais aclamados da história. Porém uma sombra corruptiva paira principalmente pela indústria AAA.
Essa indústria que não aceita diminuir os lucros absurdos que aumentam ano a ano, a indústria de jogos AAA envolve principalmente empresas grandes como EA, Ubisoft, Bethesda, VALVE, Blizzard, entre outras.
Estamos aqui para falar de uma das táticas mais abusivas, cruéis e que, basicamente, são caça-níqueis virtuais onde as recompensas, em vez de dinheiro, são elementos virtuais do jogo. As Lootboxes.
O QUE É UMA LOOTBOX?
Lootbox vem do inglês Loot (Ganho, tesouro, algo que se ganha) + Box (Caixa), logo uma Lootbox é uma Caixa de Tesouro. Porém, como veremos a seguir, o maior problema deste tipo de utilidade é como ela lida com isso.
QUAL O PROBLEMA?
O problema é que o funcionamento dessas ‘caixas de tesouro’ é virtualmente indistinguível de um caça-níqueis. As recompensas são completamente aleatórias e a programação das mesmas presa nas características mais atreladas ao vício do usuário (Principalmente os eventos de retorno positivo e de quase recompensa, para que o usuário continue comprando os itens).
Tais práticas são erradas em vários níveis, principalmente por que a indústria não se responsabiliza por colocar caça níqueis em seus jogos. A quantidade de mentiras, desvios de responsabilidade e merda geral que os representantes destas empresas falam é absurdo em si só.
O QUE ME IMPORTA SE ALGUNS RICOS PAGAM MILHARES DE DÓLARES EM UM JOGUINHO? EU NÃO FARIA ISSO.
As táticas usadas pelas empresas para angariar pessoas em Lootboxes não são novas, são amplamente exploradas por toda a indústria em grande escala. Qualquer um que vá a um mercado de apps mobile verá que táticas predatórias não faltam. Gatchas são particularmente infames por usarem uma economia confusa, e todas as suas mecânicas serem colocadas ao redor de Lootboxes que se compra ou se conquista.
Além disso, as pessoas que são pegas por táticas predatórias como essas não são ricas, na maioria das vezes são pessoas como eu, como você caro leitor, pessoas comuns, que trabalham e só querem algo para se divertir durante o fim de semana e com os amigos. Táticas predatórias dessas empresas afetam negativamente essas pessoas em níveis enormes.
Pessoas com tendências compulsivas são particularmente afetadas mas, a fórmula de predação destas empresas é tão avançada a este ponto que qualquer um pode ser ‘fisgado’ como eles mesmos chamam. (Até desumanização é comum nos termos usados pelas próprias empresas)
MAS SE NÃO AFETA A QUALIDADE DO JOGO O QUE IMPORTA?
A questão é, afeta SIM, a qualidade geral de jogos que usam lootboxes e outras ferramentas de exploração são muito mais lentos, o progresso é muito mais enrijecido, como mais uma forma de forçar a mão do usuário a gastar mais e mais dinheiro.
É comum também empresas reforçarem culturas toxicas que incentivam a compra de mais coisas na loja, Fortnite é infame por ter uma comunidade que ativamente faz bullying virtual com crianças que não possuem as mais novas skins e personagens (Estes que muitas vezes também vem em… lootboxes).
Os jogos perderam a qualidade de PROPÓSITO em nome de uma economia insustentável.
POR QUE É INSUSTENTÁVEL?
Em diversos lugares do mundo, principalmente nos EUA e Europa, legisladores já legislaram contra a presença de lootboxes como ‘incentivo ao jogo de azar’, as defesas das empresas durante as audiências foram tão ridículas que viraram meme. A EA, chamada para defender ou explicar suas posições chegou a falar “não são jogos de azar… São mecânicas de surpresa “ (“It is not gambling, they are surprise mechanics” Original).
Além do que, em um termo puramente econômico as ‘lootboxes’ não se sustentam em longo termo, jogos que as contém precisam de uma contínua manutenção e, quando inevitavelmente a base de jogadores diminuir ou desaparecer. Os jogos podem ser desativados, o que acaba com futuros potenciais de jogadores. Ou até de se instalar novamente um jogo após os servidores serem desativados (O que é terrível para os jogadores que gastaram dinheiro).
EXISTEM PESQUISAS QUE CORROBORAM ISSO?
Existem inúmeras pesquisas que corroboram os potenciais viciantes e danosos de lootboxes e mecânicas semelhantes (Gatchas, microtransações, etc). Tais pesquisas apontam para dano imenso em menores de idade assim como em adultos.
Toda vez que uma noticia saia sobre ‘garoto de 12 anos rouba cartão dos pais e gasta 3 mil dólares em jogo X’ a discussão era sempre em como ‘os pais são idiotas’ ou ‘o garoto é idiota’ quando, na verdade, a discussão deveria ser ‘por que o jogo X permite que uma criança compre sem a autorização dos pais?’
O QUE PODE SER FEITO?
Infelizmente não há muito o que um indivíduo sozinho possa fazer contra tais táticas abusivas e predatórias, porém, se as pessoas se informarem mais, e ativamente lutarem contra tais táticas e mecânicas.
A EA teve que retirar a maior parte destas mecânicas de Star Wars Battlefront II após uma revolta enorme em redes sociais (E curiosamente foi o jogo que levou legisladores Europeus a olharem o que estava acontecendo após toda aquela revolta), internet e até nas ruas contra tais táticas abusivas vistas no jogo em seu maior exponencial até o momento.
Mesmo que sejam em redes sociais é possível que as empresas mais culpadas por isso removam os piores exemplos. Além de, é claro, não consumir Gatchas ou jogos com lootboxes…. Porém o histórico de boicotes em jogos é muito menos bem sucedido do que insatisfação mostrada real.
Outra coisa que pode ser feita é, agir com os legisladores, pedir para que os mesmos regulem ou proíbam as táticas mais abusivas e cruéis que as empresas como a EA, Blizzard e outras aplicam em seus clientes.