Fate Grand Order é um jogo mobile do estilo Gatcha e estratégia em turnos com personagens. É produzido pela Delightworks e distribuído pela Aniplex e é um dos maiores jogos de seu estilo do mundo.
Foi lançado em 2015 para android e iOS, é um jogo gratuito.
NARRATIVA:
Fate GO tem uma narrativa no estilo visual novel. Ou seja requer bastante leitura, desta forma é preciso ter alguma paciência (ainda mais por que está 100% em inglês no momento de escrita desta review).
A narrativa demora um pouco para ficar realmente boa também, na prática os capítulos começam a ficar bons a partir da quarta singularidade.
A narrativa é dividida em capítulos chamadas de singularidades. Uma singularidade é um evento que ocorreu devido a uma mudança histórica violenta, que, no começo da história, é causada para eliminar a história da humanidade e a humanidade junto.
Você, com a ajuda de seus servos (Espíritos heroicos da história da humanidade que podem ser invocados) deverá corrigir tais singularidades e restaurar as fundações da história e do mundo, assim restaurando a vida ao planeta.
SERVOS:
Não se preocupe com falta de servos a serem invocados, além dos mais famosos da franquia FATE (Como Saber, Cu chulainn e outros) existem inúmeros outros servos que podem ser invocados todos com identidades visuais distintas.
(Não lhe faltarão waifus e husbandos!)
JOGABILIDADE:
O jogo é de base em luta de turnos. Você pode escolher até 6 servos para lutar por você além de um conjunto de 3 skills de suporte que terá com o “mystic code” de seu personagem. Cada servo tem um conjunto de até 3 skills e ataques distintos.
Você enfrentará grupos de até 3 inimigos por vez, usando 3 servos em ordem de escolha de seu grupo, quando um servo é derrotado ele é substituído por outro de seu grupo em ordem.
Existem 3 tipos de ataques possíveis para cada servo, em seu turno deverá escolher cartas de ataque. Cada uma com suas especificidades. Existem 3 tipos básicos de cartas Buster(+ dano) , Arts (+NP) e Quick (+Crítico), cada uma tem suas especificidades e inúmeras combinações para danos diversos, combos e efeitos.
Cada personagem também possui uma habilidade especial, chamada “noble phantasm”, são habilidades baseadas na história de cada personagem. Tais habilidades tem muitas utilidades e variam de personagem para personagem, mas no geral são.
- Suporte
- Ataque de dano a 1 inimigo
- Ataque de dano a todos os inimigos
- Efeito de proteção a todos os aliados
- Efeito negativo a um inimigo
- Efeito negativo a todos os inimigos
Com isso é possível criar seus próprios combos com sua equipe.
Para evoluir seus personagens se usam cartas de evolução.
GATCHA
Como em todo jogo gatcha os personagens vão de 1 estrela a 5 estrelas, e possui um sistema confuso de monetização e valores. Existe uma moeda que é usada para invocar personagens, outra que é usada para melhora-los e outra que é usada na compra de itens para diversas coisas.
Obviamente, personagens 5 estrelas ou SSR são muito difíceis de se conseguir, mas não impossíveis.
Como em todo gatcha existem elementos de exploração inerentes ao mesmo, as partes de “summon” para invocar seus personagens são muito semelhantes a caça-níqueis e a monetização é confusa, além de seus preços serem bem altos.
Para um exemplo custa em torno de 1 dolar por 1 “Saint quartz”. A moeda usada para invocar personagens.
É preciso 3 saint quartz para rolar a roleta 1 vez. E 30 para rolar 10 vezes. Porém é possível que em um roll nenhum personagem venha pois também existem outros tipos de cartas que podem ser obtidas como cartas de XP e cartas de melhoria. (Craft Essences).
Mesmo que não seja exatamente necessário ter personagens 5 estrelas para jogar e concluir a história é, ainda assim, um elemento bem explorativo de gatchas.
CONCLUSÃO
Fate GO é um jogo bem divertido, uma parte bem interessante do maior “nasuverse” e tem uma fandom enorme também. A história tem muitos elementos interessantes além de conceitos filosóficos bem aplicados.
A jogabilidade é divertida e fluida, porém os elementos de Gatcha presentes no jogo o fazem ficar muito repetitivo onde se tem que fazer muito do chamado “grind” para se obter itens de evolução suficientes e outros elementos. Na prática, o gatcha piora um jogo que, em qualquer outro cenário, seria excelente.
PONTUAÇÃO
Diversão: 4/5
Jogabilidade: 2/5
Efeitos sonoros/música: 3/5
Arte/Gráficos: 5/5
Narrativa: 4,5/5
Total: 3,7 / 5