Sabe quando você quer jogar algo bom no pc, mas seu computador é praticamente uma batata que não roda nada sem engasgar ? Pois a review de hoje é pensando em você, que quer conhecer um RPG de turnos INCRÍVEL mas sabe que seu pc não tanka muita coisa. Hoje vamos falar de um multiplataforma levinho, bonito, cativante, e o mais importante: muito divertido: Bug Fables
Bug Fables: O broto da eternidade é um jogo desenvolvidos pela Moonsproud games e distribuido por Dangen entertainment. Lançado em 21 de novembro de 2019 . É um RPG em turnos com muita ação e aventura. E está atualmente disponível pc, switch, ps4, xbox series e também está disponível no game pass.
O que é?
Aqui acompanhamos Vi, Kabbu e Leif, que não começam como um time, mas seus laços se fortalecem durante a jornada. Hámuitos anos as baratas sumiram, e com o passar dos anos seus artefatos super tecnologicos também sumiram, e quando a rainha formiga passa a desejar o broto da eternidade, ela decide anunciar para o povo que aquele que conseguir encontrar e levar o broto a ela será o inseto mais rico de que se tem notícia. Se você já jogou algum jogo da série Mario Paper notará grande similaridades aqui, principalmente na arte do game.
O jogo é um RPG de turnos, a cada batalha você ira atacar na ordem de disposição dos personagens, é possível embaralhar para deixar um ou outro atacar primeiro, e também é possível usar seus esforços coletivos para se defender, bloqueando ataques completamente ou diminuindo o dano. No começo da gameplay defender pode ajudar mas não é tão necessário, mas conforme se avança no jogo e as porradas dos adversários ficam mais doloridas, uma boa defesa em momento estratégico pode ser a chave para sobreviver a um inimigo mais chato. A batalha acaba quando se vence o oponente ou quando seus 3 guerreiros são derrotados.
O jogo também conta com ataques especiais, com base no TP, uma espécie de energia, para usá-los é preciso consumir pelo menos 2 TP. Cada personagem tem um estilo de gameplay único, o que é fundamental para sentir que não está jogando com a mesma criatura em uma skin diferente. Todas as habilidades especiais são verdadeiramente úteis para o combate e estratégias. Um acerto do jogo é não deixar essas habilidades muito overpower, elas vão sim te ajudar bastante, em especial quando há uma boa estratégia e ordem de ataque montada para determinado inimigo, mas seu especial sozinho não vai ganhar essa batalha.
Puzzles
E nem só de combate de turnos Bug Fables vive, o jogo sabe que entrar em batalhas de turno sem parar com inimigos semelhantes pode te entediar, por isso conta com vários puzzles no caminho. E este é outro momento em que as individualidades de cada personagem brilham, é comum que você precise das habilidades de um personagem específico para solucionar um puzzle, é uma forma agradável de te convencer a rotacionar os 3, e quebra um pouco as várias batalhas seguidas.O jogo também conta com um sistema de medalhas, afinal, o que é um RPG sem itens para equipar? Elas podem ser adquiridas como recompensas ou até mesmo compradas in game, essas medalhas ajudão a fortalecer um ataque, ou defesa.
O único desagrado que tive durante a gameplay foi notar que os personagens podem render bem mais do que o tutorial inicial nos apresenta. Deixando o texto livre de spoilers, digamos apenas que há algumas partes possíveis de se acessar com golpes específicos, não sei se o jogo quis manter algo secreto como surpresa para o jogador ou se só não avisam sobre uma certa funcionalidade no tutorial.
Realismo não é tudo
Os gráficos são bem cartunescos, parece que você está jogando uma espécie de diorama vivo, com cores vibrantes e personagens de aparências bem distintas e alguns bem criativos. A trilha sonora também não deixa a desejar, cada momento do jogo casa muito bem com sua trilha sonora.
O veredito
Bug Fables é um jogo criativo e adorável, capaz de te prender por horas. Pode parecer um jogo infantil bobinho por sua arte, mas quem o julga pela capa está perdendo um excelente RPG de turnos, com história cativante e personagens que vão desenvolvendo um belo vínculo ao passar das horas. Um jogo que recomendo tanto para fãs do gênero quanto para novatos, e que roda suave mesmo em um pc bem modesto.