Conheça Clan O’Conall and the Crown of the Stag

Clan O'Conall

Está em busca de uma nova aventura? E se ela for toda desenhada a mão, com uma trilha sonora original? Conheça Clan O’Conall and the Crown of the Stag, game da independente HitGrabInc.

Lançado em abril desse ano após uma campanha de arrecadação apoiada por fãs e influenciadores, Clan O’Conall é um rico título de ação e plataforma. O game é totalmente baseado na tradição e mitologia Celta e é simplesmente uma maravilha audiovisual em 2D. A produção é de fato artesanal, rica em cores, o que traz um toque de animação clássica, como Hércules.

Primeiramente, é preciso entender que o jogo é altamente cultural e precisa ser admirado e respeitado por isso. Ele é baseado inteiramente na cultura e mitologia Celta (fortemente presente nas ancestrais Irlanda, Escócia e País de Gales), uma tradição que precisou lutar para manter seus registros. Alguns dos seres que receberam destaque dos desenvolvedores foram o Sluagh, espíritos inquietos, e Aos Sí: espiritos sobrenaturais como elfos e fadas. A tradição celta também dita muito do visual, combinado a conceitos modernos, e dita a trilha sonora (completamente original!).

Sendo assim, precisamos falar sobre a narrativa. Afinal, é o que guia todos os outros aspectos e define o objetivo final. Você será capaz de trazer paz para uma terra ancestral e salvar sua família?

Clan O’Conall and the Crown of the Stag

Acima de tudo, a história é lida através das imagens, diálogos e símbolos apresentados. É assim que, no começo, entendemos que houve uma longa e sangrenta guerra em Hibérnia entre humanos e os Aos Sí, liderados por um ser mítico de traços humanescos misturados a características de um veado, lembrando um elfo.

Em Clan O'Conall, mostra um campo de batalha forrado em neve, com altas chamas ao fundo. Todo o campo de batalha está cheio de corpos de humanos e veados sangrentos, com flechas e lanças espetadas aos corpos.

Ao perceber a matança infundada e infrutífera, os líderes de ambas as partes optam pela paz. Assim, inicia-se uma nova era de aliança entre as duas nações: o rei do clã oferece sua coroa ao líder dos veados, que por sua vez o presenteia com um par de seus chifres – magicamente fundidos ao ouro da coroa do rei. Portanto, temos aqui o título do game (traduzido literalmente para O Clan O’Conall e a Coroa do Veado).

Começamos com paz? E agora?

Sendo assim, todo o povo celebrou festivamente a união, exceto por uma criatura misteriosa e enfurecida. Longas gerações se passam, reis O’Conall nasceram e morreram até chegarmos a geração dos nossos heróis – os herdeiros do Clan O’Conall. O primeiro que conhecemos é Kilcannon e ele logo percebe que há algo acontecendo em sua terra: alguns de seus guerreiros viraram Sluagh (mortos inquietos e raivosos). E é aí que a aventura começa.

Porém, aqui sempre será um ambiente livre de spoilers (ao menos que eu avise o contrário no início da nossa conversa). Mas fique ciente: a história progride com o jogo, distribuído em fases. Atravessar os níveis é avançar na história e descobrir aos poucos o que está acontecendo e como resolver os problemas do Clan O’Conall.

Kilcannon, do Clan O'Conall, atravessando um vale verde, cheio de árvores e runas, com seu pulo e capa

Salvando o reino: os heróis

Agora, para a ação: a nossa participação na trama é através de três heróis celtas, guerreiros de diferentes classes e filhos do rei. Eles acompanham seu pai, se dedicam a resguardar o monarca e seu reino.

Nossos três personagens são irmãos, filhos do rei.  Eles são únicos em todos os seus aspectos: habilidades, vida, agilidade e possibilidades.

  • Kilcannon: Um clássico guerreiro com direito a espada, lança e capa flutuante;

Kilcannon passa pela paisagem , atravessando uma depressão com suas habilidades e cortando obstáculos com a espada.

  • Clakshot: Uma arqueira atlética e ágil que alcança os espaços mais improváveis;

Clakshot, a arqueira atlética, pula sobre um adversário, uma espécie de guerreiro zumbi, e atira diversas flechas nele

  • Haggish: Um bruto forte e resistente capaz de quebrar superfícies e empurrar grandes objetos.

Haggish quebra um pedaço de uma árvore com seu soco carregado

Uma das propostas do game é dominarmos as habilidades e os poderes de cada um dos heróis, usando todos a cada instante. Para isso, precisamos resolver puzzles, derrotar demônios, atravessar as incríveis paisagens e aprender a trocar constantemente de personagem.

Nesse sentido, a troca é necessária para avançar através dos obstáculos, sejam eles oponentes específicos, abismos, puzzles ou plataformas. Além disso, também é possível melhorar as habilidades dos personagens em determinados pontos do progresso, dando um toque de RPG ao game.

Para finalizar, é preciso ressaltar um feito: Clan O’Conall and the Crown of the Stag se juntou aos finalistas do Nordic Games Discovery Contest! O resultado só sai em novembro, mas essa já é uma grande vitória para o game indie abraçado pela comunidade.

Clan O’Conall and the Crown of the Stag está disponível para PC e Mac.