Bom, preciso ressaltar que Football Manager 2021 é de longe o melhor simulador de futebol que nós “temos” no mercado. Sim, digo entre aspas já que para nós brasileiros pode ser um pouco complicado conseguir jogar o jogo por aqui, mas, vale a dor de cabeça caso você queira.
Vamos trocar uma ideia rápida sobre esse jogo?
Primeiro, Football Manager 2021 é um jogo da SEGA que tenta trazer a vida como é ser um manager de um time de futebol. Não apenas comandar o time dentro de campo, mas também, contratar jogadores e membros de comissão técnica para formar uma equipe vencedora.
As camadas do jogo são as mais variadas o possível. Você tem como ser um treinador em início de carreira que não tem tanto conhecimento assim, mas que sonha se tornar um técnico renomado no time e liga nacional que você começa seu trabalho.
Ou, você simplesmente pode gerir seus pontos logo no início do save para ter um professor mais “experiente” que poderá conduzir de forma melhor o clube em uma liga mais alta, vai muito de como você quer encarar o desafio no qual você mesmo cria.
Como eu disse anteriormente, é preciso um certo tipo de esquema para você treinar seu clube do coração. Caso você tenha uma conta na Steam por exemplo que não seja a PT-BR, você consegue baixar o jogo normalmente.
O jogo por aqui, quase sofreu algo parecido com o que a EA Sports sofreu anos atrás por conta do licenciamento dos atletas brasileiros. Já que não temos um órgão responsável pela negociação de diretos de imagens, tanto a série da EA, FIFA, como o Football Manager 2021 , da Sports Interactive, não tem os jogadores brasileiros licenciados muito menos os clubes (isso vale mais para o Football Manager), isso faz com que o jogo, na Liga Brasileira venha com o nome e escudos genéricos, mas com os atletas de forma “ok”.
Ainda assim, você consegue se divertir e muito com o jogo. Claro, talvez para você, assim como eu, o máximo do negócio é treinar seu time licenciado do coração e fazer com que ele ganhe uma Libertadores da América, ou seja Campeão Brasileiro. Eu te entendo, mas, prometo, você é capaz de se divertir tranquilamente.
Sobre o jogo e suas funções em si, existe o que eu vou chamar aqui de “O que você vai mais usar” no jogo. “Ah Luiz, mas eu não quero ficar dando entrevista antes e depois dos jogos”, você pode deixar o seu auxiliar técnico responder.
“Luiz, eu quero montar a minha escala de treinos”, você pode! “Eu quero ficar responsável por analisar de perto a minha categoria de base para ver se um novo Messi vai surgir por lá”, você também pode e deve.
Sério, é inacreditável como as funções de um clube estejam disponíveis para você. Claro, você precisa tomar cuidado e gerir bem as finanças dos seus times para que não entre em uma dívida muito das grandes.
Existem clubes, e aqui, falo por experiência pelos times brazucas, que você terá que gerir muitas dívidas altas e tentar abaixar elas ao mesmo tempo que você precisa construir um time minimamente competitivo para estar apto para ir até as competições internacionais e ir diminuindo a sua dívida. Ainda sobre as finanças, é possível você por exemplo pedir para a sua diretoria, caso esteja indo tudo certo, que ela erga um novo estádio para a sua equipe, e você possa realizar algo que seu time na vida real não tem.
É desafiador? E muito. É gostoso, muito!! Durante minhas lives lá na Twitch, estamos fazendo o Modo Carreira com o Cruzeiro por exemplo (e se você tiver algum amigo/a Cruzeirense, não custa divulgar isso para ele/ela), e a sensação de dever cumprido é muito bom.
Você também assumir outros desafios, declarando seu interesse em um determinado cargo e eventualmente ou não, indo para um novo clube ou até mesmo para a seleção do país que você escolheu começar.
Ainda sobre isso, você pode configurar o jogo para ter várias ligas que você possa treinar ao longo do seu save, mas também, você pode apenas focar em uma e simplesmente ir. Vale ressaltar que dependendo da sua escolha, o jogo vai utilizar mais da potência do seu PC para poder gerar quantidades altas de dados, já que a database do jogo é incrivelmente imensa.
Gerenciar seu time é muito importante, você se senta na pele de um treinador de futebol, aquele mesmo que você xinga quando faz uma substituição errada e seu time perde aos 90 minutos? Pois é, você pode e vai montar seu time com as táticas que seu auxiliar aconselha ou ir na cara e coragem mesmo.
Você vai errar, mas faz parte desse jogo incrível, e uma hora você vai conseguir, ou, será demitido e vai buscar um novo lugar para começar a sua luta pelo sucesso.
Para terminar, muitos podem dizer que é um jogo de nicho, mas não é. O jogo é bem democrático, e em breve não só poderemos, mas sim teremos um modo totalmente voltado para o futebol feminino. Sim, a Sports Interactive, produtora do game, já mandou avisar que nas próximas versões do seu jogo, terá como você treinar/gerenciar clubes e seleções femininas.
Não será fácil, como eles mesmo disseram, já que muita coisa do futebol feminino é diferente do masculino, mas isso não impedirá eles que já estão estudando formas de alcançar cada vez mais públicos. Fiquemos de olho.
Esse não foi um texto de review, era mais para te dar um panorama desse jogo maravilhoso que vai te dar horas, anos de brincadeira.
Obrigado e até a semana que vem!