Um tipo de produção audiovisual que eu realmente adoro são os Tokusatsus, ou seja, os seriados e filmes japoneses que possuem como destaque o uso de efeitos especiais, e como não adorar? São produções de ação bem criativas, com coreografias de ação bem feitas, e narrativas que, mesmo tendo o foco principal o público infantil, podem ser aproveitadas por todas as idades, e há várias séries e franquias diferentes de Tokusatsu, mas uma que com certeza sempre foi consideradas uma das principais do gênero, são os Super Sentai.
E bem, dá para ver o motivo, a franquia de séries televisivas da Toei, desde 1975, com a estreia do seu primeiro esquadrão, Goranger, não parou de fazer sucesso, possuindo hoje em dia, mais de 45 esquadrões diferentes, com um esquadrão diferente a cada ano.
E bem, se você não conhece esses heróis, ou não conhece Super Sentai, com certeza você conhece uma outra franquia muito ligada a ela, os Power Rangers, que apesar de se utilizarem sim de certo material utilizado do Japão, são bem mais do que a “Versão Americana” de Super Sentai, possuindo histórias diferentes, produções diferentes, brinquedos diferentes, e até mesmo universos diferentes, sendo que cada vez mais o universo das histórias Power Rangers está se expandindo e se tornando cada vez maior, fazendo a alegria dos fãs.
E claro, com tantos anos de sucesso, tanto de Super Sentai, como de Power Rangers, o mundo inteiro já ouviu falar desses heróis coloridos, e claro, muitos foram já foram inspirados por eles, com suas mensagens e aventuras incríveis, e claro, praticamente moldando gerações, já foram feitos várias referências, produtos, e homenagens a eles, seja com inspirações mais sutís, como o As forças especiais Ginyu de Dragon Ball Z, ou até mesmo em outras histórias, como o Mangá e Dorama, Tokusatsu Gagaga, que além de homenagear os Super Sentai, também homenageia outras franquias e seriados Tokusatsu.
E claro, os heróis coloridos também inspiraram várias produções do mundo dos jogos eletrônicos, e hoje, vamos falar de uma dessas que homenageiam os esquadrões, o jogo produzido pela brasileira Behold Studios, Chroma Squad!
Narrativa
Chroma Squad conta a história de 5 dublês de um Tokusatsu, o Super Rangers, que, por mais que adorem os seriados de ação e efeitos especiais, principalmente os Super Sentai e Power Rangers, não aprovam as atitudes e a direção de Dr. Soap, o diretor do programa, logo, um dia durante as gravações, eles resolvem sair do estúdio e começarem o seu próprio, já montando um dentro do porão do tio de um dos integrantes do grupo, e quando chegam lá descobrem que o lugar é bem espaçoso, e também algo bem inusitado, Cérebro, uma réplica de um enorme dispositivo que foi usado em um dos programas de ação, que ao ser ligado em uma tomada, dá suas instruções de como funciona, sendo essa a última peça que faltava para começarem as suas produções, e assim começa a história destes 5 jovens dublês, o seu mais novo estúdio, e a sua nova jornada, sendo cada novo episódio uma aventura diferente!
Jogabilidade
Chroma Squad divide sua jogabilidade em 2 modos, que por mais que sejam bem distintos, é essencial entender e jogar bem neles para se dar bem no jogo.
A primeira delas, é fora dos episódios, no estúdio. Antes de começar os episódios, você deve cuidar dos detalhes do Show de TV, isso envolve o equipamento e uniforme dos integrantes da equipe, o equipamento do estúdio, e muito mais, indo até mesmo as escolhas de publicidade, e isso influencia bastante, já que os resultados de cada episódio, como audiência, dinheiro recebido, e muito mais, dependem disso. Outros detalhes também importantes no estúdio são os E-mails e as características de seu time. Ao realizar os episódios, e conforme o programa vai ganhando mais audiência, você irá receber diversos E-mails com diversos tipos de temas e conteúdos, indo de elogios e Feedbacks positivos, a reclamações e feedbacks negativos, propostas comerciais, e muito mais, sendo importante você não só responder esses E-mails, mas também dar uma boa resposta, já que respostas diferentes podem gerar benefícios diferentes, ou até mesmo algum prejuízo ou falta de bônus. Já as características do seu esquadrão são as suas habilidades, e oque eles podem fazer, seja passiva ou de ataques e habilidades diferentes, que serão essenciais ao realizar os episódios.
E essa é a segunda parte da jogabilidade, os episódios. Ao jogar os episódios, você acompanha a narrativa do seu esquadrão e deve garantir que seja um episódio bem divertido e bem feito, e para isso você deve realizar diversas missões, que devem ser cumpridas durante a partida. Sim, partida, a cada episódio, o jogo passa a ser um jogo de estratégia em turnos, onde você deve saber bem atacar os inimigos, usar as suas habilidades, e principalmente, cooperar e fazer com que seu esquadrão todo trabalhe em equipe, seja dando apoio para saltos longos, fazer ataques combinados, dar assistência e tudo mais, a partir do objetivo de cada fase. Os objetivos são vários, e vão desde cumprir um certo número de ataques combinados, a até outros, como um dos meus favoritos, o fato de que o golpe especial, que deve ser feito ao unir o poder de todos os membros do esquadrão, deve ser o ataque final, e ele deve destruir o inimigo principal do episódio, por fim, durante os episódios, é até possível que no final do episódio você tenha que enfrentar o inimigo com o robô gigante do seu time! Sendo necessário você não só saber qual ação e ataque fazer com ele na hora certa, como também saber quando atacar e se defender.
Em suma, a jogabilidade de Chroma Squad é bem feita, e sinceramente, eu considero ótima, já que consegue não só ser uma boa fusão dos gêneros de gerenciamento, com o de estratégia em turnos, se utilizando muito bem do material e das características dos Shows que inspiram esse jogo para criar mecânicas únicas e bem feitas.
Visual
Em relação ao visual, o de Chroma Squad é muito bem feito, e muito bonito!
O estilo visual que o jogo possui é em Pixel Art, ou seja, tanto os personagens, os menus, os inimigos, o cenário, e tudo mais são bem pixelados, dando um charme bem retrô ao jogo.
Um detalhe que eu gosto bastante do visual, é em questão que os personagens, principalmente os personagens do esquadrão, são super bem animados, cheios de vida, expressividade e movimentação, e isso se destaca bastante nos ataques especiais que você pode realizar nas lutas. Já outro destaque que eu dou ao visual é que tudo é muito bem colorido.
Em suma, Chroma Squad possui um visual bem colorido e bem bonito, ainda mais se você gosta de Pixel Art, com certeza vai adorar o trabalho feito aqui.
Trilha Sonora
A trilha sonora também é outro elemento que pega bastante do estilo Retrô, já que boa parte dela também são músicas voltadas para o instrumental, e no estilo de música eletrônica, mas não se engane, a trilha é ótima, dando bastante vida e animação para as cenas, principalmente as mais importantes dos episódios, fazendo realmente parecer que essa trilha faz parte de uma dessas séries de ação, e que faz parte dos episódios, ou seja, ela se encaixa perfeitamente com o estilo de Pixel Art do jogo, como na temática principal dele.
Eu dou destaque aqui principalmente ao tema principal do jogo, que é possível de ouvir logo no começo dele, o tema inteiro é cantado em japonês, como se fosse um tema de Super Sentai, eu realmente adorei isso, e a letra é tão divertida quanto, falando sobre a aventura e também sobre o próprio jogo em si! (Se você tiver curiosidade, a música está presente nos trailers do jogo!)
Positivos VS Negativos
Bom, agora vamos falar do que pode atrapalhar na experiência do jogo como um todo, ou em sua diversão.
Bem, o jogo em si não tem muitos problemas, mas sim alguns detalhes que é legal ter em mente.
Bem, eu acredito que o jogo, por mais que ele seja bem divertido, eu achei a sua jogabilidade um pouco repetitiva, mesmo com a possibilidade de desbloquear várias melhorias, equipamentos novos, novos acordos comerciais, e muito mais, a experiência pode sim ser um pouco cansativa se o jogo for jogado por um longo período.
Já o outro ponto que eu tenho um apontamento são sobre as batalhas de robôs gigantes. Sobre essas batalhas, elas são bem divertidas também, mas acredito que poderiam ser um pouco melhores, já que elas envolvem principalmente em você reconhecer a hora certa de você atacar e defender, não possuindo muita variedade na jogabilidade além desse fator.
Agora, tem um ponto que eu preciso falar, e acredite em mim, dói até um pouco para mim falar sobre isso, já que eu não queria ter que falar dele.
O’Que ocorre é o seguinte, uma das características principais do jogo é o fato de que boa parte dele é customizável, o nome do seu esquadrão, do seu estúdio, da sua transformação, em suma você pode fazer o esquadrão dos seus sonhos, mas isso não é possível em todas as versões do jogo. O problema é que, pela minha experiência com o jogo, e pelo que deu a entender, a versão de PS4 conta com um bug, em que só é possível modificar o nome do seu estúdio e dos nomes dos integrantes de seu esquadrão, e nada mais além disso. Ou seja, diferente das versões para outras plataformas, a de PS4 possui um problema realmente bem deságradável, já que isso realmente faz parte da diversão.
Eu procurei em fóruns, páginas e outros comentários, e pelo que dá a entender, esse problema não só não ocorreu só comigo, já que eu achei relatos de outros jogadores ao redor do mundo que também passaram por esse problema na versão de PS4, como também anos após o lançamento do jogo, ainda não há nenhum indício que esse problema vá a ser resolvido no futuro. Com isso, eu quero que você entenda, eu realmente acho chato fazer uma reclamação, eu não gosto de reclamar, ainda mais com um jogo tão legal como esse, mas nesse caso eu realmente acho que é um pouco necessário, também para informar que, caso você tenha interesse em adquirir a versão de PS4, esse problema existe lá.
Outros Destaques
Como é possível perceber, o jogo possui muitas, mas muitas referências e homenagens a Super Sentai e Power Rangers, sendo algumas até bem diretas, e todas são bem divertidas.
O jogo está disponível em Português Brasileiro, e com ótimos textos e diálogos.
Conclusão
Chroma Squad é realmente um jogo bem único, e acima de tudo, bem divertido!
Se você gosta de jogos de gerenciamento, estratégia, jogos coloridos, com um visual Pixel Art bem feito, eu recomendo o jogo. Mas, se você é um fã de Tokusatsu, principalmente Super Sentai, e/ou dos Power Rangers, eu considero Chroma Squad um jogo até mesmo indispensável, você com certeza vai se divertir muito!
Nota
Geral: 4 / 5