Análise | | Ender Lilies – Um Metroidvania Melancólico

Ender Lilies

Introdução

Ender Lilies: Quietus of the Knights é um dos mais recentes metroidvanias lançados esse ano. No jogo, controlamos Lily, uma garotinha frágil que tem a missão de purificar o reino. Para esta análise, Ender Lilies foi jogado e analisado em um notebook gamer de entrada. Confira abaixo o trailer do mais recente jogo da Binary Haze:

A Sacerdotisa Branca

Ender Lilies começa com o despertar de Lily em uma câmara reclusa no interior de uma igreja. Ela mal acorda e é confrontada pelo espírito de um cavaleiro negro, que confia a ela alguns itens e explica que ela deve cumprir com o seu papel de sacerdotisa branca.

Dentro da lore do jogo, a sacerdotisa branca era alguém capaz de purificar a corrupção e salvar os corrompidos, isto enquanto mantém sua sanidade. Quando Lily desperta, ela se depara com um mundo em ruínas e uma chuva incessante. A chuva da corrupção começou a cair no período anterior ao despertar de Lily, e como o nome sugere, é a causadora da ruína do reino.

Os Corrompidos

Todos os habitantes, crianças, adultos e animais, foram todos corrompidos ao ponto de apresentar deformações físicas e perder a sanidade mental. Todos eles integram os infindáveis números de inimigos que Lily deve enfrentar ao longo de Ender Lilies.

Mas como Lily pode enfrentar algum inimigo se ela é apenas uma garotinha frágil? Bom, para isso serve o Cavaleiro Negro. Ele é o primeiro e principal companheiro de Lily em sua jornada. Armado com uma poderosa espada, o Cavaleiro assume o lugar de Lily no combate e derrota os corrompidos.

Além do Cavaleiro Negro, outros espíritos se juntam à jornada da última sacerdotisa branca. Esses outros espíritos são desbloqueados conforme o jogador progride no jogo e derrota chefes opcionais e obrigatórios. Lily pode carregar seis espíritos ao mesmo tempo, repartidos em dois loadouts de fácil acesso ao jogador.

Concept art em que podemos ver Lily rodeada por alguns dos espíritos corrompidos que podem ser libertados ao longo do jogo

O inimigo de ontem, o aliado de hoje

Como mencionei acima, é possível desbloquear novas opções de combate ao derrotar certos inimigos. Esses adversários tratam-se de chefes obrigatórios e opcionais. No quesito combate, Ender Lilies não deixa nada a desejar. Cada chefe é único e desafiador, cada um com sua própria sequência de golpes. Alguns até mesmo possuem duas fases de combate.

Além disso, cada chefe também possui SUA PRÓPRIA HISTÓRIA!

Diferente de Dark Souls ou Hollow Knight, por exemplo, em Ender Lilies cada vez que um chefe é derrotado, o jogador pode vislumbrar um pouco de seu passado através do processo de purificação. Ao purificar esses inimigos, Lily consegue ver os momentos finais de cada um, do que mais se arrependem ou de algum momento marcante em suas vidas.

Cada vez que eu purificava algum desses inimigos, era como uma facada no peito. Nesses momentos era possível sentir a tristeza de cada um desses persongens, seus arrependimentos e também sua dor. A adição dessas histórias como parte da narrativa foram um excelente recurso, despertando empatia no jogador e também ajudando-o a entender mais do mundo de Ender Lillies.

Cortar, Cortar, Matar, Matar…

A jogabilidade do jogo é bem similar a outros metroidvanias. No caso de Ender Lilies, o foco é no hack ´n Slash. O que diferencia Ender Lilies de outros metroidvanias é o fato do combate ser “indireto” (por meio dos espíritos purificados) e pelo loadout de habilidades.

Um pouco do combate de ender Lilies

Além dos aspectos de combate, Lily também desbloqueia novas habilidades associadas à locomoção da personagem. Elementos tradicionais do gênero metroidvania como pulo duplo, dashes, saltos em paredes, etc., também estão presentes em Ender Lilies.

Menu de espíritos equipáveis conforme Lily derrota chefes

Para fechar com chave de ouro, Ender Lilies também conta com a presença de acessórios que Lily pode equipar ao longo do jogo. Alguns deles aumentam a vida ou os pontos de regeneração. Outros podem aumentar o dano de ataque, aumentar o número de usos de certas habilidades, ou até garantir imunidade a certos tipos de ambientes.

Conclusão

Para um jogo metroidvania 2D, o qual o mercado está relativamente saturado de jogos associados ao gênero, Ender Lilies tem um bom destaque. O combate fluido, o bom uso dos cenários e das habilidades debloqueáveis, a lore e a história bem contada, associados a uma arte e uma trilha sonora de clima melacólico, faz de Ender Lilies um excelente Metroidvania. Vale ressaltar que o jogo não apresentou qualquer tipo de problemas associados à performance.

Ender Lilies é um metroidvania com o selo NSV de qualidade! Recomendado para todos os jogadores amantes do gênero. Ender Lilies está disponível para PC, Nintendo Switch, PS4 e PS5.

Notas

História – 5/5

Jogabilidade – 5/5

Arte – 5/5

Trilha Sonora – 5/5

Diversão – 5/5

Total: 5/5